Paraná

Principe Albert e Ricardo Simon correm a 2.ª etapa do Paranaense de Rally

A experiente dupla curitibana Albert “Principe” de Oliveira/Ricardo Simon (Megaself/Lufer) retornam às disputas nesse fim de semana (15 a 17/05), na 2.ª etapa do Campeonato Paranaense de Rally de Velocidade 2026, na categoria Rally 5, que será realizada na cidade de Jardim Alegre, no Centro Oeste do Paraná. A temporada 2026 do Paranaense de Rally de Velocidade e Regularidade será disputada em cinco etapas, que serão realizadas em: Rally das Praias – Guaratuba (20 a 22/02), Rally Centro Oeste – Jardim Alegre (15 a 17/05), Rally da Graciosa – Quatro Barras (17 a 19/07), Rally Vales do Iguaçu – Pato Branco (06 a 08/11), e Rally Sprint – Balsa Nova (04 e 06/12).

O piloto Albert “Principe” de Oliveira (Megaself/Lufer), não participa mais de um campeonato de Rally há mais de 20 anos, mas tem em seu currículo quatro títulos do Campeonato Paranaense de Rally de Velocidade (1993, 1997, 1998 e 2001), e um título do Brasileiro de Rally de Velocidade FISA, em 1994. A partir de 2002, passou a participar mais administrativamente do Rally, no Rally & Pista Motor Clube (RPMC), atuando como Diretor de Prova e Comissário Desportivo nos mais importantes campeonatos da modalidade do Brasil. Depois disso, participou de algumas provas esporadicamente com seu filho Albert.

Já o navegador Ricardo Simon (Megaself/Lufer), possui histórico vitorioso tanto no Rally de Regularidade quanto no Rally de Velocidade. Foi Campeão Paranaense de Regularidade em 1993, Campeão Brasileiro de Velocidade N3 em 1995 e Vice-campeão Paranaense de Regularidade em 1995 e 1997. Depois de 25 anos de pausa, retornou as competições em 2024, em dupla com o Albert, participando das duas últimas etapas do Campeonato Paranaense, onde chegaram a liderar as provas, mostrando que a sintonia da dupla e a precisão técnica continuam impecáveis.

“Agora é oficial pessoal. Eu e o Ricardo Simon estamos de volta às disputas de uma temporada inteira do Paranaense de Rally de Velocidade. Mas como queremos participar para vencer corridas, montamos um VW Up TSi, com o pessoal da Pro Macchina, do nosso amigo Maurício Neves, o que já é meio caminho andado. A apresentação na última quarta-feira foi sucesso entre os amigos do Rally Paranaense e seguimos para Jardim Alegre como dois meninos querendo estrear o novo brinquedo. Brincadeiras à parte, vamos em busca da nossa primeira vitória, numa prova que promete ser debaixo de chuva no Centro Oeste”, declarou Albert “Principe” de Oliveira (Megaself/Lufer).

Principe Albert e Ricardo Simon correm a 2.ª etapa do Paranaense de Rally Read More »

Mulher é presa após arremessar gata do 12º andar de prédio em Curitiba

Uma mulher foi presa em flagrante ontem (5), após jogar uma gata do 12º andar de um prédio no centro de Curitiba, no Paraná. Segundo informações do delegado Guilherme Dias, moradores do prédio ouviram os miados da gata e, quando olharam pelas janelas de seus apartamentos, viram o animal sendo jogado para fora.

O delegado informou que, segundo o neto da mulher, ela “não gosta de gatos e agressões contra o animal eram frequentes”. As testemunhas chamaram a polícia, que prenderam a suspeita em flagrante.

A gatinha conseguiu sobreviver, mas sofreu traumatismo crânio encefálico, contusão pulmonar e hemorragia severa na região da bexiga. O animal está recebendo atendimento veterinário na Organização Não Governamental Força Animal.

Maus-tratos

No dia 27 de janeiro, o cão comunitário Abacate foi morto por um tiro de arma de fogo na cidade de Toledo, também no Paraná. A polícia ainda procura o suspeito.

Em Santa Catarina, a polícia registrou o caso do cachorro Orelha, agredido por adolescentes na Praia Brava no dia 4 de janeiro. Ele morreu no dia seguinte.

A investigação levou a polícia a pedir a internação de um dos jovens envolvidos e também houve o indiciamento de três parentes dos suspeitos. (Agência Brasil)

Mulher é presa após arremessar gata do 12º andar de prédio em Curitiba Read More »

Presidente Lula visita a fábrica da Renault e desfila num Kardian conversível

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou nesta quinta-feira (15), a fábrica da Renault do Brasil, no Paraná. O presidente foi recebido por Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil. Lula estava acompanhado do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do presidente da Anfavea, Marcio de Lima Leite.

“É isso o que queremos ao trabalhar por um país de progresso e credibilidade: trazer investimentos que transformam vidas, que impactam uma comunidade, como a Renault tem transformado São José dos Pinhais”, destacou o presidente Lula.

Para a visita à linha de montagem do Complexo Ayrton Senna, foi preparada uma versão especial do Kardian conversível. O veículo foi assinado pelas autoridades e passa a fazer parte do acervo da marca. “A Renault confia e acredita no Brasil. Por isso estamos investindo R$ 5,1 bilhões de reais de 2021 a 2025. O nosso maior patrimônio são as nossas pessoas, geramos mais de cinco mil empregos diretos e outros 25 mil empregos indiretos no Estado do Paraná”, afirmou Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

Presidente Lula visita a fábrica da Renault e desfila num Kardian conversível Read More »

Unesco declara Parque dos Lençóis Maranhenses Patrimônio da Humanidade

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) declarou o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (foto) como Patrimônio Natural da Humanidade. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (26) na 46ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, realizado até o fim do mês em Nova Délhi, na Índia.

O parque, localizado a cerca de 250 quilômetros de  São Luís, capital do Maranhão, foi criado há mais de 40 anos. Ele é o maior campo de dunas da América do Sul, com 155 mil hectares.

Ou seja, maior que a cidade de São Paulo, sendo famoso pelas lagoas cristalinas que se formam entre as dunas brancas no período de chuvas. Atualmente, a gestão é feita pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Conquista

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, comemorou a notícia. Na rede social, Brandão disse que a decisão da Unesco foi uma grande conquista para o estado.

“Sem dúvida, este reconhecimento fortalecerá o turismo e a preservação deste tesouro natural maranhense. Agradeço aos membros do Comitê do Patrimônio pela aprovação”, disse Brandão.

Entre os requisitos atendidos pelo parque para obter o título figuram a beleza natural, os geológicos significativos e os habitats para a conservação da biodiversidade, incluindo espécies ameaçadas. O dossiê de candidatura dos Lençóis Maranhenses foi encaminhado em 2018.

O Brasil já possui sete sítios declarados Patrimônio Natural Mundial: o Parque Nacional de Iguaçu, em Foz do Iguaçu; as reservas de Mata Atlântica, em São Paulo e Paraná; a Costa do Descobrimento, na Bahia e Espírito Santo; as áreas Protegidas da Amazônia Central e do Pantanal; a Chapada dos Veadeiros e o Parque Nacional das Emas, em Goiás; além do arquipélago de Fernando de Noronha e o Atol das Rocas. O título conferido ao Parque dos Lençóis Maranhenses é o oitavo da lista. (Agência Brasil)

Unesco declara Parque dos Lençóis Maranhenses Patrimônio da Humanidade Read More »

Sul do país deve ter frio intenso e geada no fim de semana

A partir desta sexta-feira (28) e no próximo domingo (30), a região Sul do país deve receber uma nova massa de ar polar que derruba as temperaturas e deve provocar geada forte no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e na região sul do Paraná.

Deve contribuir para o frio ainda a intensidade dos ventos. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As temperaturas devem ficar entre 0º e 5º Celsius já na madrugada deste sábado (29). O frio deverá se repetir até a madrugada de segunda-feira (1º).

Há possibilidade de temperaturas negativas entre 0°C e -5°C em áreas da campanha e, principalmente, serras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná, informa o instituto.

Apesar da massa de ar ser fria e seca, sua passagem pode causar chuvas no norte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina, que ainda acumulam bastante umidade. Ventos soprando no litoral gaúcho, na direção oeste a sul, também devem contribuir para represar o lago Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre, segundo o Inmet.

Geada

A geada na região Sul deve ser ampla, com intensidade de moderada a muito forte, informou a Meteorologia. No domingo (30), o fenômeno será de intensidade forte a muito forte entre as serras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, extremo sul do Paraná e na Região Campanha, no oeste gaúcho.

O fenômeno deverá ocorrer nas próximas três madrugadas, sendo que o Inmet não descarta que a geada possa se repetir na terça-feira (2) e quarta-feira (3).

Sul do país deve ter frio intenso e geada no fim de semana Read More »

Brasil se torna livre de febre aftosa sem vacinação, informa governo

O governo federal informou nesta quinta-feira (2) que o Brasil se tornou um país livre de febre aftosa sem vacinação animal. O anúncio foi feito pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin. A autodeclaração ocorre após o fim da última campanha nacional de imunização contra a febre aftosa em 12 unidades da Federação e em parte do Amazonas.

“O Brasil sobe para o degrau de cima da sanidade animal, tão almejada. Os mercados mais exigentes e mais remuneradores vão estar abertos para o Brasil”, celebrou Fávaro.

Segundo ele, a medida abre caminho para que o Brasil possa exportar carne bovina para países como Japão e Coreia do Sul, por exemplo, que só compram de mercados livres da doença sem vacinação.

“Hoje é um dia histórico, porque sempre o Brasil sonhou em ser um país livre de febre aftosa sem vacinação, ou seja, um estágio bem avançado de sanidade animal e boa defesa agropecuária”, afirmou o vice-presidente Geraldo Alckmin.

A próxima etapa consiste na apresentação de documentação para Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), que é quem tem poder para reconhecer o novo status sanitário do país.

Para conceder a declaração de país livre da febre aftosa sem vacinação, a OMSA exige a suspensão da vacinação contra a febre aftosa e a proibição de ingresso de animais vacinados nos estados por, pelo menos, 12 meses. O Brasil deve apresentar o pleito em agosto deste ano. Já o resultado, se aprovado, será apresentado em maio de 2025, durante assembleia geral da entidade.

Atualmente, no Brasil, somente os estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e partes do Amazonas e do Mato Grosso têm o reconhecimento internacional de zona livre de febre aftosa sem vacinação pela OMSA.

Ao todo, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, mais de 244 milhões de bovinos e bubalinos em cerca de 3,2 milhões de propriedades deixarão de ser vacinados contra a doença, trazendo uma redução de custo direta, com a aplicação da vacina, de mais de R$ 500 milhões.

O ciclo de vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa no Brasil começou há mais de 50 anos e o último registro da doença ocorreu em 2006. O fim da vacinação exigirá protocolos mais rígidos de controle sanitário por parte dos estados, enfatizou o ministro Carlos Fávaro.

A carne é o quarto principal item da pauta de exportações brasileira, atrás apenas da soja, petróleo bruto e minério de ferro. (Agência Brasil)

Brasil se torna livre de febre aftosa sem vacinação, informa governo Read More »

Brasil já tem mais de 3 milhões de casos de dengue em 2024

O Brasil já registrou, desde o início do ano, 3.062.181 casos prováveis de dengue. O número já é quase o dobro de todo o ano passado, quando foram detectados 1,6 milhão de casos.

Desde o início do ano, foram registradas 1.256 mortes por dengue em todo o país. Outros 1.857 óbitos estão em investigação. Os números foram divulgados nesta quarta-feira (10) pelo Ministério da Saúde, por meio do Painel de Monitoramento das Arboviroses.

Estados 

Segundo o Ministério da Saúde, nove unidades federativas estão com tendência de queda consolidada no número de casos de dengue: Acre, Roraima, Amazonas, Tocantins, Goiás, Piauí, Minas Gerais, Espírito Santo e Distrito Federal.

Outros 13 estados apresentam com tendência de estabilidade: Rondônia, Pará, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e São Paulo.

Alagoas, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Sergipe permanecem com tendência de aumento no número de casos. Os números foram divulgados nesta terça-feira (9) pelo Ministério da Saúde.

Brasil já tem mais de 3 milhões de casos de dengue em 2024 Read More »

Peugeot aproveita evento e mostra sua linha de utilitários elétricos

A Peugeot aproveitou o Smart City Expo Curitiba, para mostrar sua linha de veículos 100% elétricos: Partner Rapid, e-Expert, Boxer. A marca francesa hoje é a 4ª marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro e detém quase 20% do de vans elétricas.

A marca aproveitou para destacar o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada MyPeugeot PRO (powered by MyUconnectFleet Stellantis). E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, que possui um módulo de telemetria embarcado, o que lhe garante conectividade de série. O outro destaque foi a Partner Retrofit, uma unidade do modelo Partner resultado do projeto em parceria com o Senai, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica.

Controle no celular

O MyPeugeot PRO, de graça por 12 meses, é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz diversas funcionalidades e benefícios. De fácil acesso e simples utilização, a plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

Partner Retrofit

No evento a Peugeot também mostrou a Partner Retrofit. Juntamente com o Senai, a marca desenvolveu um  projeto que prevê a conversão de veículos comerciais leves, novos e usados, com motor a combustão em modelo 100%. A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do powertrain a combustão, a instalação do kit de conversão e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura), e a realização de testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Senai, a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.  (Thomaz Fraga)

Peugeot aproveita evento e mostra sua linha de utilitários elétricos Read More »

Novo Renault Kardian já está á venda pela internet

O produto mais importante dos últimos anos da Renault do Brasil, o SUV Kardian, começou a ser produzido ontem no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais – PR. A planta fabril é a primeira do mundo a produzir o modelo do segmento B, que inaugura uma nova plataforma, um novo motor 1,0 litro turbo flex e uma nova caixa de câmbio automático de dupla embreagem.

A Renault também iniciou nesta semana a pré-venda do Kardian. Os pedidos podem ser feitos no site prevenda.kardian.renault.com.br/r-pass comprando o R Pass no valor de R$ 1.000. Com isso, o cliente reservava os primeiros exemplares do SUV e a entrega prioritária, além de um preço menor. O carro será entregue a partir do final de março.

Na pré-venda estão disponíveis as três versões de acabamento: evolution, techno e première-edition, com preços a partir de R$ 112.790.

 

Novo Renault Kardian já está á venda pela internet Read More »

Colheita de grãos da safra 23/24 será menor do que o estimado

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a colheita de grãos na safra 2023/2024 será 6% inferior ao volume colhido no período anterior. A previsão consta do 5º Levantamento da Safra de Grãos que a estatal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar divulgou nesta quinta-feira (8).

Segundo os técnicos da companhia, na safra atual, os produtores rurais devem colher em torno de 299,8 milhões de toneladas de grãos. Na safra 2022/2023, foram alcançadas 319,8 milhões de toneladas.

A atual projeção representa uma redução de 17,7 milhões de toneladas em relação à estimativa inicial da companhia, divulgada em outubro do ano passado. Em seu primeiro levantamento sobre a atual safra, a Conab indicou a possibilidade da produção alcançar 317,5 milhões de toneladas – volume que, mesmo que atingido, representaria um ligeiro decréscimo em comparação ao resultado efetivo anterior.De acordo com a companhia, as variações climáticas afetaram negativamente as lavouras nas principais regiões produtoras, como no Centro-Oeste, Sudeste e na área conhecida como Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), principalmente as de soja e milho.

A estimativa é que a produção de soja atinja 149,4 milhões de toneladas – resultado que, se confirmado, será 3,4% inferior ao volume obtido no ciclo 2022/23 e 7,8% menor que as 162 milhões de toneladas que a Conab estimava no início da atual safra. As exportações da oleaginosa também devem ser reduzidas em 4,29 milhões de toneladas, saindo de 98,45 milhões de toneladas para 94,16 milhões de toneladas.

A estatal também atualizou a expectativa quanto à colheita de milho, que não deve ultrapassar 113,7 milhões de toneladas. As vendas de milho ao mercado internacional também foram ajustadas em 3 milhões de toneladas. Com isso, os embarques do cereal devem chegar a 32 milhões de toneladas, enquanto a demanda doméstica está estimada em 84,1 milhões de toneladas

Adversidades climáticas, como ondas de calor e a má distribuição das chuvas, também devem prejudicar a produção de feijão, que deve resultar em uma produção de 2,97 milhões de toneladas de feijão no país.

Embora tenham chegado a afetar a lavoura do arroz, os reflexos do El Niño não gerou perdas até o momento nesta safra. A produção está estimada em 10,8 milhões de toneladas, 7,6% acima da produção da safra anterior. Alta também para o algodão. A estimativa é que o país estabeleça um novo recorde para a produção da pluma, chegando a 3,3 milhões de toneladas. O preço da commodity e as perspectivas de comercialização refletiram no aumento de área de plantio, que apresenta crescimento de 12,8% sobre a safra 2022/23.

As primeiras estimativas para as culturas de inverno apontam para uma recuperação na safra de trigo, estimada em 10,2 milhões de toneladas. O plantio do cereal tem início a partir de fevereiro no Centro-Oeste, e ganhará força em meados de abril, no Paraná, e em maio, no Rio Grande do Sul, estados que representam 82,7% da produção tritícola do país.

No caso do algodão, o estoque final do produto teve um reajuste para 2,28 milhões de toneladas, uma vez que o consumo interno se manteve em 730 mil toneladas e as exportações estão estimadas em aproximadamente 2,5 milhões de toneladas. (Agência Brasil)

Colheita de grãos da safra 23/24 será menor do que o estimado Read More »

Rolar para cima