copa

Volkswagen Tera com motor 1,0 e câmbio manual é muito bom de andar

Lançado há exatamente um ano, o Volkswagen Tera é um sucesso de vendas e responsável, entre outros detalhes, por uma novidade no mercado automotivo. Normalmente, nos modelos de entrada, a versão mais vendida é a “básica”. Não é o caso do SUV da marca alemã, que tem a versão mais luxuosa, Highline, como responsável por quase 50% das vendas, seguida da Comfort e somente na terceira posição, a MPI manual. E é justamente essa a versão avaliada pelo De Fato Motor.

Com motor aspirado de um litro MPI e câmbio manual, mesmo conjunto utilizado no Polo Track, o Tera surpreende e é muito agradável de ser dirigido. Além de muito econômico. Teoricamente, é uma versão destinada a frotistas e locadoras, mas o consumidor que o adquirir não vai se arrepender.

Confiável

Apesar do motor ser de um litro aspirado, três cilindros em linha, o propulsor desenvolve 77 cavalos e 9,6 kgfm de torque quando abastecido com gasolina e 84 cavalos e 10,3 kgfm com etanol. Lógico que não é uma motorização para andar disputando “corridas”, mas é suficiente para enfrentar com méritos o dia a dia. Se o objetivo é tirar o máximo do motor, vale lembrar que o torque máximo surge em torno dos 3.000 rpm e potência máxima em 6.450 rpm. Mas nesse caso, o consumo sobe muito e não é o objetivo de quem o adquire.

Se comparado com a concorrência, o Tera tem melhores números. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 15,4 segundos e atinge a velocidade máxima de 162 quilômetros por hora. Tem muito carro elétrico que custa cinco vezes mais que não chega nem perto.

Uma das grandes vantagens dessa versão do SUV de entrada da Volkswagen é o consumo: 12,9 km/l na cidade e 16,7 km/l na estrada com gasolina. Já com etanol, o consumo é de 9,8 km/l e 11,2 km/l, respectivamente. São números excelentes.
É impressionante o acerto que a marca alemã consegue no conjunto motor/transmissão. O câmbio manual de cinco marchas do Tera é preciso e muito divertido de usar. Sem dúvida, o melhor conjunto do mercado nacional no segmento.

Outro ponto positivo do motor, muito bem avaliado há anos, é o acionamento por correia dentada, sem as problemáticas correias banhadas a óleo. O simples bem feito.

Presença

Além do design moderno e muito harmonioso, o Tera cai como uma luva para o consumidor que quer um SUV e não quer, ou não pode, gastar muito. E não vai ficar decepcionado com a compra. Não pode ser deixado de lado que é um modelo de entrada, mas longe de ser um modelo simples. E uma bela sacada da Volkswagen é que, com poucos detalhes, todos os Teras são muito similares no seu exterior.

Mesmo não tendo rodas de liga leve, por exemplo, as rodas de aço de 15 polegadas contam com calotas bem bonitas. Ou seja, não empobrece o conjunto.
Bem acabado, o interior é muito agradável e os bancos bem confortáveis. Mesmo utilizando muitos plásticos nos acabamentos, os materiais não desabonam o modelo. E tem até alças no teto, que hoje viraram raridade. Cabem cinco passageiros, mas para um bom nível de conforto, o ideal são quatro.

Em termos de equipamentos, o Tera MPI tem mais que muitos modelos de valor maior. O SUV conta de série com seis airbags, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, frenagem pós-colisão e detector de fadiga, central multimídia VW Play de 10,1”, direção com assistência elétrica, ar-condicionado manual, banco do motorista com ajuste de altura, volante com ajuste de altura e profundidade, espelhos com ajustes elétricos, vidros elétricos nas quatro portas, faróis de LED, painel de instrumentos digital com tela de 8″, controle de cruzeiro, sensor de estacionamento traseiro e computador de bordo.

Conclusão

O Volkswagen Tera MPI, levando em conta o segmento no qual disputa, tem bom desempenho, interior muito bom, design moderno e é bem econômico. Ou seja, quem o comprar não vai ficar decepcionado.

Preço
VW Tera MPI – R$ 110.200,00 (valor do modelo avaliado)

 

Volkswagen Tera com motor 1,0 e câmbio manual é muito bom de andar Read More »

Iguatemi lança Espaço do Torcedor com experiências para os fãs de futebol

O Iguatemi Campinas inaugura o Espaço do Torcedor, uma área dedicada aos apaixonados por futebol que reúne entretenimento, interação e momentos de conexão durante o período da Copa do Mundo. Com patrocínio da Panini, referência mundial em álbuns e figurinhas, a iniciativa integra a programação do shopping e segue até o dia 19 de julho.

Instalado no 2º piso, próximo ao Bullguer, o espaço foi pensado para proporcionar uma experiência completa, com atrações que vão desde a tradicional troca de figurinhas até atividades interativas e conteúdos exclusivos ligados ao universo do futebol.

Entre os destaques está a Panini Experience, com venda oficial de álbuns e figurinhas, espaço dedicado à troca entre colecionadores e uma exposição especial com itens que celebram a história das Copas. Complementando a programação, o público também poderá aproveitar uma área de jogos digitais, além de ativações como chute a gol, touch ball e cenários instagramáveis.

O espaço conta ainda com uma exposição fotográfica com imagens do fotógrafo Rodrigo Vilalba, da assessoria oficial de cobertura da Copa do Mundo, além de uma TV com exibição de fotos em tempo real, acompanhando os jogos ao longo do evento.

“Criamos o Espaço do Torcedor como um ponto de encontro para quem vive o futebol de forma intensa. A proposta é trazer o clima da Copa do Mundo para dentro do shopping, incentivando a interação entre os visitantes e criando uma experiência leve, divertida e cheia de memória afetiva”, afirma Lívia Moufarrej Abdalla, gerente de marketing do empreendimento.

Serviço
Espaço do Torcedor – Iguatemi Campinas
Data: até 19 de julho
Local: 2º piso, na entrada em frente ao Bullguer
Panini Experience
Segunda a sábado: 10h às 22h
Domingos e feriados: 12h às 20h
Demais atividades
Todos os dias: 12h às 20h

Iguatemi lança Espaço do Torcedor com experiências para os fãs de futebol Read More »

Dorival chama mais 3 jogadores para seleção brasileira na Copa América

A seleção brasileira contará com mais três jogadores além dos do 23 já anunciados em maio para disputarem a Copa América. O técnico Dorival Júnior convocou na noite de domingo (20) o zagueiro Bremer (Juventus/Itália), o volante Éderson (Atalanta/EUA) – estreante com a amarelinha – e o atacante Pepê (Porto/Portugal). A competição continental começa em 20 de janeiro, nos Estados Unidos. O Brasil estreia quatro dias depois, contra a Costa Rica. A seleção está no Grupo D, que tem ainda Colômbia e Paraguai.

A inscrição dos três atletas foi possível após a Conmebol anunciar na última quinta (16) o número máximo de 26 jogadores por seleção. A entidade também estendeu para o dia 15 o prazo para definição da lista definitiva de inscritos no torneio.

“Todos os atletas, independente do momento das convocações, chegam em igualdade de condições para disputar e brigar por uma posição dentro da equipe titular”, afirmou Dorival Jr..

Além da inclusão dos três jogadores, Dorival também chamou o goleiro Rafael (São Paulo), em substituição de  Ederson (Manchester City/Inglaterra), em recuperação de uma lesão no rosto, sofrida durante o Campeonato Inglês., no último dia 16.

A apresentação da equipe começará no próximo dia 30, em Orlando, no estado da Flórida (EUA). Durante a preparação, a equipe disputa dois amistosos: no dia 8 de junho encara o México, no Texas, e quatro dias depois enfrenta os Estados Unidos, em Orlando. (Agência Brasil)

Dorival chama mais 3 jogadores para seleção brasileira na Copa América Read More »

Campeonato de Futebol Base teve 24 jogos no final de semana

A 2 ª rodada do Campeonato Municipal de Futebol de Base teve, no último final de semana, a realização da disputa de 24 jogos nas três categorias que participam da competição. Com entrada gratuita, além dos familiares e amigos, o campeonato tem despertando interesse entre as pessoas que gostam de apreciar a nova geração do esporte.

As partidas classificatórias para a fase eliminatória estão sendo disputadas nas praças de esportes da Prefeitura Municipal de Campinas e em espaços públicos de clubes parceiros da Secretaria de Esportes e Lazer, promotora do evento que reúne mais de 1,2 mil crianças e adolescentes com idade entre 9 anos e 15 anos, de todos os gêneros.


A rodada teve um total de 91 gols marcadas, sendo que a maior goleada foi registrada na categoria sub 11, na vitória da Associação Esportiva Itajaí sobre o Shalk 09, pelo placar de 8 a 0. Na categoria sub 13, o resultado mais expressivo foram os 6 a 0 da Cecojam sobre o Boca Juniors Campinas. Já na sub 15, o destaque foi o placar de 5 a 2 do Revela Soccer sobre o Clube Bonfim.

Resultados da 2ª rodada
Campo dos Servidores Públicos Municipais de Campinas
AGS Campinas 3 x 0 ASPMC – sub 11
AGC Campinas 1 x 5 ASPMC – sub 13
AGC Campinas 2 x 3 ASPMC – sub 15

Praça de Esportes Orestes Quércia
Projeto Bugrinho Estádio 0 x 1 Eurobarcelona Jd Eulina – sub 11
Projeto Bugrinho Estádio 3 x 0 Eurobarcelona Jd Eulina – sub 13
Projeto Bugrinho Estádio 3 x 1 Eurobarcelona Jd Eulina – sub 15

Praça de Esportes Olímpio Dias Porto
Cecojam 1 x 2 Boca Juniors – sub 11
Cecojam 6 x 0 Boca Juniors – sub 13
Cecojam 2 x 0 Boca Juniors – sub 15

Campo da Sociedade Hípica de Campinas
LM Soccer 2 x 0 Hípica – sub 11
LM Soccer 1 x 1 Hípica – sub 13
LM Soccer 2 x 1 Hípica –  sub 15

Campo do Corinthinha
R9 Academy 1 x 2 Projeto Bugrinho Ouro Verde – sub 11
R9 Academy 1 x 3 Projeto Bugrinho Ouro Verde – sub 13
R9 Academy 1 x 2 Projeto Bugrinho Ouro Verde – sub 15

Campo do Bosque Ferdinando Tilli
Itajaí 8 x 0 Shalk 09 – sub 11
Itajaí 4 x 0 Shalk 09 – sub 13
Itajaí 2 x 4 Shalk 09 – sub 15

Campo do Clube Bonfim
Revela Soccer 1 x 1 Clube Bonfim – sub 11
Revela Soccer 4 x 1 Clube Bonfim – sub 13
Revela Soccer 5 x 2 Clube Bonfim – sub 15

Praça de Esportes Argemiro Roque (São Bernardo)
Projeto Bugrinho Aurélia 2 x 3 Flamenguinho – sub 11
Projeto Bugrinho Aurélia 4 x 1 Flamenguinho – sub 13
Projeto Bugrinho Aurélia 0 x 1 Flamenguinho – sub 15

Sábado, dia 11 de maio, vai ser disputada a 3ª rodada do Campeonato Municipal de Futebol de Base 2024.

Campeonato de Futebol Base teve 24 jogos no final de semana Read More »

Botafogo garante presença na fase de grupos da Libertadores

O Botafogo garantiu a presença na fase de grupos da Copa Libertadores da América após segurar um empate de 1 a 1 com o Bragantino, na noite desta quarta-feira (13) no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, pela volta da terceira fase prévia da competição.

O Glorioso garantiu a classificação porque na última semana bateu o Massa Bruta por 2 a 1 em partida disputada no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

Agora, a equipe de General Severiano se junta a Fluminense, Palmeiras, São Paulo, Grêmio, Atlético-MG e Flamengo para disputar a fase de grupos do torneio de clubes mais importante da América do Sul.

Júnior Santos decisivo

Em um confronto no qual o primeiro tempo foi mais marcado pelas disputas de bola do que pelos lances de perigo, as emoções se concentraram na etapa final. Logo aos 5 minutos do segundo tempo o Botafogo ficou em desvantagem numérica, pois o lateral uruguaio Damián Suárez acabou expulso após fazer falta em Juninho Capixaba, em lance claro de gol.

Porém, mesmo com 10 homens em campo o Glorioso conseguiu abrir o marcador. Aos 30 minutos Hugo recebeu lançamento e superou Lucas Cunha em disputa de bola antes de cruzar rasteiro para o meio da área, onde Júnior Santos apareceu livre para marcar o seu 8º gol na Libertadores.

Tendo a vantagem numérica e precisando marcar gols, o Bragantino se lançou ao ataque. E, de tanto tentar, a equipe da casa conseguiu igualar o marcador aos 40 minutos, quando Talisson, que havia acabado de entrar no gramado, se livrou de Lucas Halter antes de bater com violência para superar o goleiro Cleiton.

A partir daí o Massa Bruta aumentou ainda mais a pressão, mas o Botafogo conseguiu se segurar até o apito final para ficar com a vaga.

Botafogo garante presença na fase de grupos da Libertadores Read More »

São Paulo e Flamengo decidem em casa as semifinais da Copa do Brasil

CBF sorteou hoje (17), no Rio de Janeiro, os mandos de campo das semifinais da Copa do Brasil. O Corinthians recebe o São Paulo, e o Grêmio encara o Flamengo nos jogos de ida no dia 26 de julho (uma quarta-feira).  Os confrontos da volta estão previstos para 16 de agosto, com São Paulo e Flamengo decidindo a vaga no Morumbi e no Maracanã, respectivamente.

Quem avançar garante no mínimo a premiação R$ 30 milhões, valor a ser concedido pela CBF ao vice-campeão da Copa do Brasil. Já o clube que conquistar o título de 2023, além do troféu, será contemplado com R$ 70 milhões.

O Timão assegurou -presença na semi ao superar o América-MG nos pênaltis. Já o rival São Paulo se classificou ao eliminar o Palmeiras nas quartas. Na outra chave, o atual campeão Flamengo derrotou o Athletico-PR na Arena da Baixada e o Grêmio bateu o Bahia nos pênaltis, após dois  empates consecutivos. (Agência Brasil)

São Paulo e Flamengo decidem em casa as semifinais da Copa do Brasil Read More »

Rolar para cima