prefeito

Dário Saadi exonera Wandão da Secretaria de Relações Institucionais

A Prefeitura de Campinas publicou, na edição de hoje (02), do Diário Oficial do Município , a exoneração dos secretários Wanderley de Almeida, de Relações Institucionais, e Luiz Henrique Cirilo, de Habitação, em razão das eleições deste ano.

O afastamento de Wandão atende à legislação eleitoral vigente e tem como objetivo garantir a devida separação entre o exercício de funções administrativas e a atuação político-partidária, considerando sua condição de dirigente partidário.

O afastamento se restringe exclusivamente à função na Secretaria de Relações Institucionais, não havendo qualquer alteração no exercício do mandato de vice-prefeito, para o qual foi eleito.

O prazo, segundo o calendário eleitoral deste ano para quem pretende se candidatar a qualquer cargo eletivo, se encerra no próximo dia 4 de abril.

Dário Saadi exonera Wandão da Secretaria de Relações Institucionais Read More »

Campinas amplia luta contra o analfabetismo no Fevereiro Violeta

A Prefeitura de Campinas lançou na tarde desta segunda-feira, 9 de fevereiro, a 13ª edição da campanha “Fevereiro Violeta” para intensificar a luta contra o analfabetismo. A cerimônia foi realizada na sede da regional sudoeste da Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec), localizada no bairro DIC 4, distrito do Ouro Verde.

Neste ano, o tema da campanha é: “Os exercícios da cidadania e os desafios da superação do analfabetismo de Campinas na Educação de Jovens e Adultos”. A abertura teve peça teatral para retratar a importância da educação no combate à invisibilidade social e apresentação musical.

“A alfabetização significa garantir dignidade, prosperidade e inclusão no trabalho. Muita gente que não teve no passado a oportunidade de aprender a ler e a escrever sente vergonha. Precisou trabalhar, cuidar da casa e isso não pode ser motivo de vergonha. Quem conhece alguém assim precisa conversar e incentivar esta pessoa a procurar pela Fumec para ingressar na educação de jovens e adultos [EJA]”, ressaltou o prefeito Dário Saadi.

Como será a campanha?

A mobilização deste ano terá divulgação nos meios de comunicação tradicionais e nas redes sociais. Além disso, haverá carros de som circulando por todas as regiões do município para incentivar a volta às salas de aula durante 18 ações por semana.

Também estão previstas a distribuição de mais de 2 mil panfletos e a fixação de pelo menos 700 cartazes em ônibus municipais e em estabelecimentos comerciais da cidade.

Cerca de 1,6% da população campineira com mais de 16 anos é analfabeta, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O percentual equivale a 14 mil pessoas e os dados deste levantamento foram coletados em dezembro de 2025.

2022 – IBGE (pesquisa)
Campinas – 22.881 pessoas não alfabetizadas (2,41% da população à época)
2025 – TSE (autodeclaração)
Campinas – 14.015 pessoas não alfabetizadas (1,64% da população total)

A secretária de Educação de Campinas e presidente da Fumec, Patrícia Adolf Lutz, explicou que as medidas reforçam as “buscas ativas” realizadas pela Prefeitura para tentar identificar possíveis candidatos às turmas da educação de jovens e adultos. ​​​​​​

“É muito importante lembrar que os interessados podem se matricular nos anos iniciais da EJA durante o ano todo. É gratuito e são necessários apenas o documento de identidade e o comprovante de residência para realização de cadastro”, afirmou a secretária. Na campanha do ano passado foram mais de 200 abordagens que resultaram em 112 novas matrículas na EJA No período da ação.

Campinas amplia luta contra o analfabetismo no Fevereiro Violeta Read More »

Parque Figueira é o mais novo bairro da cidade de Campinas

A cidade de Campinas ganhou na noite de ontem (06) mais um bairro: o Parque Figueira. O novo bairro fica do lado do Shopping Iguatemi e será um bairro de uso misto, com mais de 1 milhão de metros quadrados, que integra residências, comércios, escritórios, escolas e serviços. O prefeito de Campinas, Dário Saadi, assinou durante o evento de lançamento o decreto de criação.

O novo Parque Figueira, situado dentro do loteamento Casa Figueira, foi idealizado pelo Grupo Iguatemi e contará com áreas verdes, sistemas de lazer e um espaço para equipamento público urbano. O projeto faz parte do conceito de urbanismo sustentável, promovendo a integração entre moradia, comércio, mobilidade e meio ambiente.

“Campinas deu mais um passo importante no desenvolvimento urbano com responsabilidade ambiental. O primeiro decreto oficializou o nome do novo empreendimento imobiliário ao lado do Shopping Iguatemi como Parque da Figueira. Com implantação prevista ao longo de 20 anos, o Parque da Figueira vai gerar empregos, movimentar a economia local e consolidar Campinas como referência em urbanismo aliado à preservação da natureza”, afirmou o prefeito.

“O projeto Casa Figueira é um exemplo de urbanismo de qualidade pro Brasil. Após 45 anos em Campinas, com o Iguatemi, desenvolvemos um belíssimo projeto de urbanismo, inspirado no conceito da ‘cidade de 15 minutos’, reunindo tudo em um único lugar. É um sonho que vai surpreender Campinas — uma cidade que merece esse avanço”, afirmou Carlos Jereissati Filho, presidente do Conselho de Administração da Iguatemi S.A.

Parque Figueira é o mais novo bairro da cidade de Campinas Read More »

Prefeito Dário Saadi socorre vitima de atropelamento na Unicamp

Um estudante de engenharia agrícola da Unicamp foi atropelado e recebeu os primeiros socorros do prefeito de Campinas, Dário Saadi. O atropelamento foi hoje (28) na avenida Erico Veríssimo, dentro do campus da universidade. O prefeito estava indo para a cerimônia de posse do novo reitor da instituição.

O prefeito, que é médico, prestou os primeiros-socorros até a chegada de uma ambulância da própria Unicamp. O aluno esteve o tempo todo consciente e teve somente ferimentos leves. Após ficar em observação na ambulância, recusou o socorro e assinou o termo de responsabilidade para ser liberado.

Não é a primeira vez que o prefeito faz esse tipo de atendimento. Em setembro de 2021, ele socorreu uma mulher que caiu de moto na Vila Industrial. Em maio de 2023, ele atendeu um motociclista atingido por um carro na avenida Heitor Penteado. Um mês depois, em junho de 2023, ele auxiliou nos primeiros atendimentos a outro motociclista, que ficou ferido após colidir com um ônibus na avenida Moraes Sales.

Prefeito Dário Saadi socorre vitima de atropelamento na Unicamp Read More »

Justiça Eleitoral torna Pablo Marçal inelegível pela segunda vez

O influenciador digital Pablo Marçal foi condenado, pela segunda vez na Justiça Eleitoral de São Paulo. Candidato a prefeito nas eleições passadas, Marçal foi acusado de uso indevido das redes sociais, abuso de poder midiático, captação ilícita de recursos e abuso de poder econômico.

A decisão torna Marçal inelegível por oito anos pela segunda vez, uma vez que ele já havia sido condenado por outra ação semelhante em fevereiro. A Justiça Eleitoral também determinou que o ex-candidato pague uma multa de R$ 420 mil.

O juiz da 1ª Zona Eleitoral, Antonio Maria Patino Zorz, julgou parcialmente procedente uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral, apresentada pelo PSB – Partido Socialista Brasileiro.

A punição ao então candidato foi motivada pelo uso de cortes editados de vídeo, divulgados nas redes sociais durante a campanha eleitoral. Tais cortes eram pagos pela equipe de Marçal para terceiros (influenciadores, internautas etc), que viralizavam as postagens.

Ainda na mesma ação, o juiz julgou improcedente o pedido de condenação ao réu por captação ilícita de sufrágio (compra de votos). Decisão ainda cabe recurso à decisão.

“Essa decisão é temporária. Cumprimos todos os requisitos legais durante a campanha. Confio na Justiça e estou certo de que vamos reverter”, declarou Pablo Marçal por meio de sua assessoria de imprensa. (Agência Brasil)

Justiça Eleitoral torna Pablo Marçal inelegível pela segunda vez Read More »

Morre em Belo Horizonte o prefeito reeleito Fuad Noman

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, faleceu na manhã de hoje (26), informou a assessoria da prefeitura. Noman sofreu uma parada cardiorespiratória na noite de ontem (25). Segundo Boletim médico divulgado pelo Hospital Mater Dei, Noman foi reanimado, mas o quadro era “bastante grave”.

O prefeito estava internado no hospital desde o dia 03 de janeiro para tratar de uma pneumonia. Após a reanimação, o quadro de Noman evoluiu com choque cardiogênico necessitando de doses elevadas de drogas vasoativas e inotrópicas.

Em nota, a prefeitura destacou que Fuad Noman era conhecido por seu trato gentil, sua capacidade de escuta e seu amor por Belo Horizonte.

“Um homem público íntegro, cuja história se confunde com o desenvolvimento da nossa cidade. Neste momento de dor, nos solidarizamos com os familiares, amigos e todos os cidadãos belo-horizontinos que perdem não apenas um líder, mas um exemplo de ser humano. A cidade se despede com gratidão e reverência” diz a nota.

Trajetória

Economista por formação, Fuad Noman tinha 77 anos e teve uma sólida trajetória na administração pública, como servidor público de carreira do Banco Central, ocupando ainda cargos importantes no governo federal, governo de Minas Gerais e na Prefeitura de Belo Horizonte.

Em 2022, assumiu o cargo de prefeito da capital mineira, após a renúncia de Alexandre Kalil, que concorreu ao governo de Minas Gerais, tendo sido reeleito com com 53,76% dos votos válidos, na disputa pela prefeitura no ano passado.

O vice-prefeito Álvaro Daminão assume definitivamente a prefeituira de BH.

O presidente do PSD e amigo pessoal do prefeito, Gilberto Kassab disse em nota que “Fuad Noman dedicou a vida à causa pública, ao bem estar da sociedade. Fez muito pelos brasileiros, mineiros e belorizontinos. Tinha ainda muitos planos e projetos para melhorar a vida das pessoas, especialmente daquelas mais necessitadas. Nos deixa cedo demais. Meu profundo pesar à família, aos amigos e a todos os companheiros que estavam ao seu lado nesta nobre e difícil missão de fazer de Belo Horizonte uma cidade melhor para as pessoas”.

Morre em Belo Horizonte o prefeito reeleito Fuad Noman Read More »

Operação investiga fraude em tentativa de homicídio contra prefeito

O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de São Paulo, juntamente com a Polícia Civil de Taboão da Serra deflagraram na manhã desta segunda-feira (17) a Operação Fato Oculto.

Com dez mandados de busca e apreensão e dois de prisão temporária, a operação investiga suposta fraude na tentativa de homicídio contra o ex-prefeito de Taboão da Serra José Aprígio, em 18 de outubro de 2024.

A suspeita dos órgãos de investigação é que a tentativa de homicídio contra Aprígio tenha sido forjada para beneficiá-lo nas eleições municipais passadas. Aprígio (Podemos) tentava a reeleição, mas foi derrotado no segundo turno por Daniel Bugalho (União Brasil).

A Secretaria de Segurança Pública do Estado informou que um homem foi preso, houve apreensão de celulares, computadores, dinheiro e armas.

Aprígio foi baleado no ombro quando estava em seu carro, mas há suspeitas que o suposto atentado tenha sido organizado por secretários da administração municipal. Gilmar de Jesus Santos, suspeito de ser o atirador, foi preso ainda no ano passado. Um outro atirador e um comparsa estão foragidos. (Agência Brasil- Fotos reprodução)

Operação investiga fraude em tentativa de homicídio contra prefeito Read More »

Prefeito de Campinas assume presidência do Consórcio Conectar

Com o objetivo de reduzir os custos em saúde dos municípios pertencentes á FNP – Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), o prefeito de Campinas, Dário Saadi, assumiu nesta hoje (28), a presidência do Consórcio Conectar para um mandato que vai de 2025 a 2027.

A posse de Dário foi realizada durante uma assembleia extraordinária on-line em que também foram apresentados os novos vice-presidentes e conselheiros fiscais do Conectar. Trata-se do maior consórcio público do País em saúde, com 1.750 municípios participantes.

“Esse consórcio tem o objetivo de ser um formulador de compras públicas na área de saúde em larga escala. Há um papel fundamental para reduzir custos nos municípios. Estou muito honrado com essa oportunidade e vamos trabalhar nesse sentido”, afirmou o prefeito.

Dário sucede o ex-prefeito de Araraquara Edinho Silva na presidência, um dos presentes na cerimônia realizada nesta manhã. Ele foi acompanhado na posse pelo secretário de Saúde de Campinas, Lair Zambon, e pela secretária adjunta de Administração, Clair de Oliveira.

Prefeito de Campinas assume presidência do Consórcio Conectar Read More »

Vereadores de São Paulo reajustam os próprios salários em 37%

Em votação única e simbólica, na qual não houve voto nominal, mas sete votos contrários e uma abstenção, a Câmara dos Vereadores de São Paulo aprovou nessa terça-feira (12) o reajuste de 37% dos salários dos parlamentares municipais. Com o aumento, os vencimentos dos vereadores passam de R$ 18.991,68 para R$ 24.754,79 a partir da próxima legislatura, a ser iniciada em fevereiro do 2025.

A assessoria da Câmara divulgou nota sobre o aumento salarial. “O último reajuste aprovado em plenário aos vereadores de São Paulo aconteceu em dezembro de 2016. De lá para cá não houve nenhuma correção salarial. O reajuste aprovado nessa terça-feira (12) ficou bem abaixo da inflação acumulada de janeiro de 2017 a outubro de 2024, que é de 47,34%. Além disso, respeita o teto previsto na Constituição, que é de 75% do subsídio dos deputados estaduais”, explica a nota.

Sem sanção

O projeto do aumento salarial não depende de  (União), tendo recebido pareceres favoráveis das comissões de Constituição e Justiça, de Administração Pública e de Finanças e Orçamento.

A maioria dos vereadores que votou contra a proposta foi da bancada do PSOL (Celso Giannazi, Elaine do Quillombo Periférico, Luana Alvez, Professor Toninho Vespoli e Silvia da Bancada Feminista, além de Fernando Holiday (PL) e Jussara Basso (PSB). (Agência Brasil)

Vereadores de São Paulo reajustam os próprios salários em 37% Read More »

Paulistas reelegem cinco prefeitos no 2º turno das eleições municipais

Os eleitores do estado de São Paulo aprovaram nas urnas, neste domingo (27), a reeleição de cinco prefeitos no segundo turno das eleições municipais. Ao todo, no estado, sete municípios tiveram disputas envolvendo candidatos à reeleição: São Paulo, Santos, Taboão da Serra, Mauá, São José dos Campos, Franca, e Diadema. Nesses municípios, só não foram reeleitos os prefeitos de Diadema e Taboão da Serra.

Na capital paulista, Ricardo Nunes (MDB) foi reeleito com 59,3% dos votos válidos, ante 40,6% de Guilherme Boulos (PSOL). Em Santos, o atual prefeito, Rogério Santos (Republicanos), venceu com 53,3% dos votos e sua adversária Rosane Valle (PL) recebeu 46,6% dos votos válidos. Em Mauá, foi reeleito Marcelo Oliveira (PT), com 54,1% dos votos, e seu adversário Atila Cesar Monteiro (União) recebeu 45,8% dos votos.

Em São José dos Campos, Anderson Farias Ferreira (PSD) foi reeleito com 58,2%, seu adversário Eduardo Cury (PL) obteve 41,7% dos votos. O atual prefeito de Franca, Alexandre Ferreira (MDB) venceu com 58,6% dos votos, ante 41,3% de João Rocha (PF).

Em Guarulhos, Lucas Sanches (PL) venceu com 58,5% dos votos válidos, contra 41,4% de Elói Pietá (Solidariedade); em Barueri, Beto Piteri (Republicanos) ganhou com 56,6%, ante 43,3% de Gil Arantes (União). Em São Bernardo do Campo, Marcelo Lima (PODE) foi eleito com 55,7% dos votos, Alex Manente (Cidadania) recebeu 44,2%.

Em Taboão da Serra, Engenheiro Daniel (União) foi eleito com 66,2%, ante 33,7% de Aprigio (PODE). Em Ribeirão Preto, Ricardo Silva (PSD) ganhou, com 50,1%, de Marco Aurélio (NOVO), que recebeu 49,8%. Em São José do Rio Preto, Coronel Fábio Candido venceu com 59,9% dos votos, ante 40,03% de Itamar (MDB).

Em Piracicaba, Helinho Zanatta (PSD) venceu com 53,6% dos votos, contra 46,3% de Barjas Negri (PSDB). Em Jundiaí, foi eleito Gustavo Martinelli, com 58,9% dos votos, ante 41,1% de Parimoschi (PL). Em Taubaté, venceu Sergio Victor (Novo), com 61,9% dos votos; contra 38,02% de Ortiz Junior (Republicanos).

Em Limeira, foi eleito Murilo Félix (PODE), com 51,8% dos votos, ante 48,1% de Betinho Neves (MDB). Em Sumaré, venceu Henrique do Paraíso (Republicanos), com 58,2% dos votos, contra Willian Souza (PT), que recebeu 41,7%. Em Diadema, Taka Yamauchi (MDB) ganhou com 52,5% dos votos, ante 47,4% de Filippi (PT). Em Guarujá, Farid Madi (PODE) foi eleito com 55,3% dos votos, contra 44,6% de Raphael Vitiello (PP). (Agência Brasil)

Paulistas reelegem cinco prefeitos no 2º turno das eleições municipais Read More »

Rolar para cima