Onibus

Mais de 50 mil pessoas devem deixar Campinas no feriado do Trabalho

O feriado do Dia do Trabalho, celebrado em 1º de maio, traz uma nova oportunidade para quem vai aproveitar a data para viajar. Por isso, a procura por passagens registra aumento, bem como o movimento do terminal de Campinas, que também tem um crescimento de passageiros e usuários. Neste ano, são esperados mais de 53.000 passageiros na rodoviária, que irão viajar em cerca de 3.790 ônibus. Por isso, é importante o passageiro se antecipar e garantir a compra da sua passagem.

Neste feriado prolongado, os destinos mais procurados a partir do terminal de Campinas são a Praia Grande (SP), Ubatuba (SP, Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Poços de Caldas (MG), Sorocaba (SP) e Belo Horizonte (MG).

É importante reforçar que as passagens compradas pela internet devem conter o selo de embarque (QR Code). Caso não haja, o passageiro deve passar na bilheteria da empresa para retirar o selo. Por isso, é importante chegar à rodoviária com antecedência de pelo menos 30 minutos em relação ao horário marcado de embarque.

“A partir do terminal de Campinas, os passageiros contam com diversas opções de destinos, tanto no Estado de São Paulo quanto em outras regiões do país”, afirma Clair do Valle Junior, gerente do Terminal Rodoviário de Campinas.

 

Mais de 50 mil pessoas devem deixar Campinas no feriado do Trabalho Read More »

Volkswagen Caminhões está comemorando 45 anos de suas operações

A Volkswagen Caminhões e Ônibus está comemorando 45 anos do início da sua operação. Em fevereiro de 1981, a Volkswagenwerk AG comprou as instalações da Chrysler Motors do Brasil e em 10 de março de 1981, a marca alemã mostrou seus modelos VW 11.130 e 13.130.

Era a primeira operação da Volkswagen, no segmento de veículos pesados, em todo o mundo. A operação da Volksbus começou em 1993. Em 2009 o grupo passou a fazer parte da Man Latin América e posteriormente ao grupo Traton. Com um portfólio diversificado, a Volkswagen Caminhões e Ônibus já produziu mais de 1.250.000 veículos e exportou mais de 196 mil.

CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v80), default quality

Volkswagen Caminhões está comemorando 45 anos de suas operações Read More »

Dário Saadi determina que todos os ônibus vão para as ruas

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, determinou que os operadores garantam 100% da frota operacional do transporte público coletivo circulando na cidade, a partir da próxima segunda-feira, 2 de março. O alinhamento foi realizado após reunião nesta sexta-feira, 27 de fevereiro, envolvendo representantes da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), da Secretaria de Transportes (Setransp) e da empresa VB Transportes e Turismo.

A iniciativa ocorreu após o registro de diversas situações de falta de veículos na operação, que se intensificaram nesta semana, principalmente nas linhas operadas pela empresa VB3.

“É inadmissível que pessoas que dependem do transporte público coletivo não possam ter previsibilidade na hora de utilizar os ônibus para realizar seus deslocamentos diários. Por isso, acionamos a Emdec e determinamos a convocação e o compromisso dos operadores envolvidos”, destacou o prefeito Dário Saadi.

Em paralelo, a Emdec montou e mantém um plano de contingência (Plano de Apoio entre Empresas de Transporte frente às Situações de Emergência) para suprir eventuais falhas na operação. Neste plano emergencial, veículos reservas de cooperativas e de outras empresas da concessão podem ser acionados para atender linhas mais críticas, identificadas a partir do monitoramento remoto dos índices operacionais, da fiscalização in loco e das solicitações da população.

Dário Saadi determina que todos os ônibus vão para as ruas Read More »

Licitação do transporte público de Campinas será na próxima quarta

Depois de várias audiências públicas, o processo de licitação da Concessão do Transporte Público Coletivo de Campinas vai ser realizado na B3 – Bolsa de Valores de São Paulo na próxima quarta-feira (25) com a entrega dos envelopes pelas proponentes, das 10h às 12h e Sessão Pública de abertura dos envelopes com credenciais e garantias das proponentes, às 12h30.

No último dia 6 de fevereiro a administração municipal adiou, em 15 dias, a data de entrega dos envelopes para evitar maiores atrasos no processo, depois que o Tribunal de Contas do Estado alertou a Setransp sobre uma inconsistência de cálculo no Fator de Utilização. O Fator de Utilização (FU) é um coeficiente técnico que indica quantos profissionais, em média, são necessários por veículo para manter a operação, considerando folgas, férias, afastamentos e turnos.

Foi identificado um erro na premissa do FU, que não refletia adequadamente a dinâmica operacional, podendo resultar em distorções do custo de pessoal. Também houve inconsistência no valor dos benefícios trabalhistas considerado na planilha, por não contemplar integralmente os encargos aplicáveis. Os ajustes foram feitos e a errata foi publicada no Diário Oficial do Município.

Entrada

Em função de obras de requalificação dos calçadões do Centro Histórico de São Paulo, houve uma alteração no acesso para o prédio da B3, em São Paulo, que normalmente é pela rua XV de Novembro, 275. Para quem for participar, a entrada será pela rua Álvares Penteado, 218, via paralela.

Licitação do transporte público de Campinas será na próxima quarta Read More »

Metrô de São Paulo começam a funcionar 24 horas aos sábados

A partir de amanhã (6), quatro linhas operadas pelo Metrô de São Paulo passam a funcionar 24 horas. Ao longo da madrugada, os passageiros podem embarcar e desembarcar em todas as estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata.

A medida será adotada inicialmente em regime experimental, sempre na passagem do sábado para domingo, em todos os fins de semana até fevereiro de 2026.O objetivo é analisar a viabilidade da operação, para atender antiga demanda de passageiros e turistas que procuram melhores formas de locomoção para curtir a vida noturna.

Nos trechos da Linha 2-Verde, entre as estações Vila Madalena e Clínicas e entre Sacomã e Vila Prudente, os trens operam em única via. No restante do trajeto e nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, a operação é realizada normalmente. Não será possível fazer a baldeação para as demais linhas de metrô e trem durante a madrugada.

Na Linha 15-Prata, neste primeiro fim de semana, o atendimento de madrugada será feito por ônibus gratuito do sistema Paese, devido aos testes com o trem da nova frota. Após o teste, a oferta será avaliada para atender à demanda do horário nos fins de semanas seguintes.

Nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, a entrada pode ser feita por meio de pagamento por aproximação, com cartões físicos de crédito e débito. Ao longo de dezembro essa opção será válida também nas linhas 2-Verde e 15-Prata.

Metrô de São Paulo começam a funcionar 24 horas aos sábados Read More »

Paralisação de motoristas de ônibus em Campinas prejudica a população

Para evitar que novas paralisações prejudiquem os usuários do transporte público coletivo, a Emdec – Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas formalizou, na manhã desta quinta-feira, 23 de outubro, pedido de liminar junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região.

A Emdec solicita manutenção de 100% da frota do transporte e aplicação de multa de R$ 50 mil por dia ao Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Campinas e Região em caso de descumprimento. Na hipótese de indeferimento, solicita a operação de ao menos 70% da frota nos horários de pico (5h às 8h / 16h às 19h) e 50% nos demais horários. A empresa aguarda despacho do desembargador designado.

Paralisação

A paralisação dos motoristas do transporte público aconteceu na madrugada de hoje (23) e a Emdec adotou a Operação Paese (Plano de Apoio entre Empresas de Transporte frente às Situações de Emergência), com 28 ônibus.

A paralisação, justificada por atrasos no pagamento de salários e benefícios, teve início por volta de 4h e foi encerrada 6h. Aderiram ao movimento motoristas das empresas concessionárias VB1, VB3, Campibus e Onicamp. Cerca de 70% dos ônibus do sistema convencional não circularam.

Paralisação de motoristas de ônibus em Campinas prejudica a população Read More »

Objetos perdidos na rodoviária vão de dentadura até máquina de lavar roupa

A rotina do setor de Achados e Perdidos da Rodoviária de Campinas poderia render boas histórias. Entre os itens que já foram deixados para trás pelos passageiros estão objetos curiosos: prancha de surfe, dentadura, bicicleta, esteira de academia e até um tanquinho de lavar roupas. Tudo o que é encontrado nas dependências do terminal e entregue à administração é cuidadosamente catalogado e guardado em uma sala exclusiva para esse fim.

Mas, além das histórias inusitadas, há também os campeões de esquecimento — e esses não surpreendem: celulares, carteiras e documentos pessoais lideram o ranking dos itens mais perdidos pelos passageiros.

Os objetos ficam guardados por 60 dias, período durante o qual o dono pode recuperá-los diretamente na Administração do terminal, em dias úteis e em horário comercial. Caso não sejam retirados dentro desse prazo, os itens são doados a uma instituição devidamente autorizada.

“Muita gente não imagina a variedade de coisas que encontramos aqui. Temos desde itens de alto valor sentimental até objetos completamente inesperados. Nosso papel é garantir que tudo seja registrado e guardado com cuidado, na esperança de que o dono volte para buscar”, destaca Clair do Valle Junior, gerente do Terminal Rodoviário de Campinas.


O terminal, que recebe diariamente milhares de pessoas em trânsito, mantém o setor de Achados e Perdidos como parte de sua operação de atendimento ao público, reforçando a importância da organização e da responsabilidade com os pertences dos passageiros.

“É sempre uma surpresa entrar na sala, verificar as prateleiras e encontrar os itens deixados. Cada um deles conta uma história — e alguns realmente nos deixam imaginando como vieram parar aqui”, completa Clair.

Objetos perdidos na rodoviária vão de dentadura até máquina de lavar roupa Read More »

Ônibus pega fogo no Cambuí, assusta moradores e passageiros

Um ônibus municipal da permissionária Cotalcamp, linha 362, pegou fogo hoje (24) por volta das 13h na Rua Major Sólon, no Cambuí. O incêndio destruiu totalmente o coletivo e um Ford Fiesta que estava parado nas proximidades.

Sem ferimentos, os passageiros foram transferidos para outro veículo e os bombeiros controlaram as chamas.

Ônibus pega fogo no Cambuí, assusta moradores e passageiros Read More »

Funcionário morre atropelado por ônibus no Aeroporto de Congonhas

Um funcionário do Aeroporto de Congonhas, administrado pela concessionária Aena, morreu nesta quinta-feira (6) ao ser atropelado por um ônibus enquanto o veículo realizava uma manobra de ré dentro do terminal. 

O veículo estava sem passageiros no momento do acidente e se aproximava da plataforma de ônibus do aeroporto. De acordo com a concessionária, o funcionário trabalhava para a empresa Security Sata, terceirizada que faz a gestão dos ônibus no terminal.

“As equipes de emergência foram imediatamente acionadas para os primeiros socorros. A vítima foi encaminhada ao hospital, mas, infelizmente, não resistiu e veio a óbito. A Aena presta as mais sinceras condolências à família e está totalmente à disposição das autoridades para auxiliar nas investigações do caso”, disse a concessionária, em nota. A identidade da vítima ainda não foi informada. (Agência Brasil)

Funcionário morre atropelado por ônibus no Aeroporto de Congonhas Read More »

Ônibus cai em ribanceira e deixa 26 feridos e um morto em São Paulo

Um ônibus que transportava 45 pessoas caiu em uma ribanceira, deixando 26 feridos na madrugada desta quinta-feira (6). O acidente aconteceu por volta das 3h20, no Km 98 da Rodovia Presidente Dutra (BR 116), sentido São Paulo, antes do trevo de Pindamonhangaba.

O ônibus saiu do Rio de Janeiro às 22h com destino a São Paulo. As vítimas foram removidas para hospitais da região. Um adolescente de 13 anos não resistiu e faleceu no hospital.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a apuração indicou que o ônibus fez uma manobra no acostamento, subiu no meio fio e caiu na ribanceira. A Viação 1001, responsável pelo transporte de passageiros, informou que investiga detalhes do acidente. (Agência Brasil/Fotos reprodução)

Ônibus cai em ribanceira e deixa 26 feridos e um morto em São Paulo Read More »

Rolar para cima