Felca

Lula inaugura fábrica da chinesa GWM no interior de São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta sexta-feira (15) da inauguração da nova fábrica da montadora chinesa Great Wall Motors (GWM), em Iracemápolis, no interior paulista.

A planta, adquirida da Mercedes-Benz em 2021, já conta com cerca de 400 trabalhadores contratados e está preparada para produzir até 50 mil veículos por ano, com foco em modelos híbridos e sustentáveis. A previsão da montadora é que a fábrica paulista gere, até o fim de 2025, de 800 a mil postos de trabalho.

A produção inicial prevista é de 20 mil a 30 mil veículos por ano e deve ser expandida para 50 mil em três anos. No futuro, a GWM pretende chegar a 100 mil carros feitos por ano no local.

Os investimentos já anunciados pela GWM no Brasil são de R$ 10 bilhões, cerca de R$ 4 bilhões de 2022 a 2025 e R$ 6 bilhões de 2026 a 2032. Na fábrica de Iracemápolis, o primeiro modelo a ser produzido será o SUV Haval H6, que contará com versões híbridas.

Segundo a empresa, a produção local começa com peças importadas, mas dentro das regras do programa federal MoVer, que estimula a mobilidade verde. De acordo com a GWM, no início da produção já haverá conteúdo local nos carros montados no local, o que inclui componentes como pneus, vidros, rodas, bancos e chicotes elétricos, além do processo de pintura dos veículos que deverá ser realizado localmente desde o princípio. O objetivo da empresa é alcançar 60% de nacionalização dentro de três anos.

Lula inaugura fábrica da chinesa GWM no interior de São Paulo Read More »

Padilha chama Trump de inimigo da saúde e afirma que sanção é absurda

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha (foto), classificou como absurda a sanção imposta pelo governo dos Estados Unidos a dois profissionais brasileiros vinculados ao programa Mais Médicos. Hoje (14), durante a inauguração de uma nova etapa da fábrica de hemoderivados da Hemobrás, em Pernambuco, ele se referiu ao presidente norte-americano Donald Trump como “inimigo da saúde”.

“Estamos enfrentando não só o tarifaço. Estamos enfrentando a figura do presidente atual dos EUA, um inimigo da saúde. Antes das tarifas, desde o começo do governo dele, a cada momento, ele faz ataques à saúde do mundo como um todo”, disse, ao citar o corte de recursos feito por Trump para a produção de vacinas em território estadunidense.

Perseguição

O ministro da Saúde avaliou que o mandatário norte-americano incentivou “uma verdadeira perseguição” contra pesquisadores de vacinas nos EUA.

“Tanto é que estamos atraindo aqui para o Brasil, para a Hemobrás e para a Fiocruz, para as empresas nacionais e para as empresas privadas internacionais que investem no Brasil, vários pesquisadores que estão saindo dos EUA porque não aguentam mais a perseguição do negacionismo da extrema direita”, argumentou.

Em seu discurso, o ministro lembrou ainda que Trump também retirou recursos provenientes dos EUA da Organização Mundial da Saúde (OMS) e dos principais fundos de produção de vacinas, além de ter rompido contratos de produção de vacinas nos EUA “porque não quer apostar mais na vacina RNA mensageiro”.

Ataque

“O último ataque que o governo Trump fez à saúde foi a sanção absurda ontem (13) contra dois brasileiros – um deles, inclusive, pernambucano de coração, Mozart Sales – que tiveram, pelo governo dos EUA, seus vistos e o direito retirados, deles e das famílias deles, filhos e esposas, de poder entrar nos EUA porque participaram da criação do programa Mais Médicos,” argumentou Padilha.

E acrescentou: “digo ao querido Mozar Sales, ao Alberto Kleiman e a todos aqueles que participaram do programa Mais Médicos: tenho orgulho do que vocês fizeram. Tenho orgulho da luta de vocês”, assegurou Padilha, ao destacar que, atualmente, o programa contabiliza mais de 28 mil profissionais espalhados pelo país, sendo mais de 95% deles brasileiros.

“No Mais Médicos, lá atrás, a gente não só trouxe médicos para onde faltava. A gente abriu possibilidade para que jovens brasileiros pudessem entrar numa faculdade de medicina, abrindo mais cursos. Hoje, mais jovens brasileiros se formam e, por isso, ocupam as vagas no Mais Médicos”, concluiu o ministro.

Entenda

O Departamento de Estado norte-americano anunciou, nessa quarta-feira (13), a revogação dos vistos de funcionários do governo brasileiro, de ex-funcionários da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e de seus familiares. A justificativa do governo Trump é que eles atuaram na implementação do Mais Médicos enquanto trabalhavam no Ministério da Saúde e que são cúmplices “do trabalho forçado do governo cubano”.

Foram revogados os vistos do secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, e do ex-assessor de Relações Internacionais do Ministério da Saúde e atual coordenador-geral para a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas COP30, Alberto Kleiman.

Logo após a sanção, Padilha defendeu o programa que, segundo ele, “sobreviverá aos ataques injustificáveis de quem quer que seja”.

“O programa salva vidas e é aprovado por quem mais importa: a população brasileira. Não nos curvaremos a quem persegue as vacinas, os pesquisadores, a ciência e, agora, duas das pessoas fundamentais para o Mais Médicos na minha primeira gestão como ministro da Saúde, Mozart Sales e Alberto Kleiman”, disse em postagem nas redes sociais.

Após ter o visto revogado, Mozart Sales também defendeu o programa, citando impactos positivos e melhoria expressiva na saúde da população.

Manifestação

Em seu perfil no Instagram, o médico classificou o programa como “iniciativa primordial” para garantir atendimento a milhões de brasileiros e lembrou que, no momento da criação do Mais Médicos, o governo brasileiro recorreu à possibilidade de cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), levando à contratação de profissionais cubanos.

“Médicos cubanos já prestavam esse atendimento em outros 58 países de diferentes orientações político-ideológicas, por meio de mecanismos de cooperação internacional. Graças a essa iniciativa, a presença de profissionais brasileiros, cubanos e de outras nacionalidades ofereceu atenção básica de saúde e mãos fraternas a quem mais precisava. Diminuiu dores, sofrimentos e mortes”, escreveu Mozart. (Agência Brasil)

Padilha chama Trump de inimigo da saúde e afirma que sanção é absurda Read More »

Ford Mustang mais potente já está á venda no Brasil por R$ 650 mil

A Ford já está vendendo o Mustang Dark Horse no mercado nacional. A versão de rua mais potente já produzida, é quase um modelo de competição, já que foi baseada no GT3 que disputa várias competições mundiais. O esportivo dá sequência à linhagem de grandes clássicos da linha, como Shelby GT350, Boss 302, SVT Cobra R e Mach 1, que marcaram época dentro e fora das pistas.


Com um motor Coyote de 5,0 litros, V8 aspirado, produz 507 cavalos a 7.250 rpm e 57,8 kgfm a 4.900 rpm. O Dark Horse acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e a velocidade máxima é limitada em de 250 km/h.

A transmissão é automática de dez velocidades e a suspensão adaptativa MagneRide também trazem calibração específica para alto desempenho. A direção é 25% mais responsiva e o diferencial traseiro Torsen conta com um sistema de arrefecimento dedicado. Os freios são da marca italiana Brembo, e possuem alta performance.

Preço
Ford Mustang Dark Horse R$ 649.000,00

Ford Mustang mais potente já está á venda no Brasil por R$ 650 mil Read More »

Ram anuncia a volta da picape Dakota ao mercado brasileiro em 2026

A Stellantis, proprietária das marcas Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën, Ram e Abarth, anunciou ontem oficialmente, a volta em 2026 da picape média Dakota. A picape vai entrar num segmento de veículos utilitários de luxo e concorrer, principalmente, com a Ford Ranger. E, curiosamente, com a agora renovada Fiat Titano.

Como ainda Dodge Dakota,a picape chegou a ser produzida no Brasil entre 1998 e 2002. Apesar da “fábrica” ter sido construída para produzir 40 mil unidades/ano, juntando todos os anos em que esteve em fabricação, foram vendidas apenas 12 mil. Na oportunidade, a picape americana chegou a ter várias versões, com cabine simples e dupla, e motores a gasolina e a diesel. E tinha até uma versão “esportiva”, com motor V8.

Em 2010, a marca norte-americana, que é um sucesso de vendas no Brasil entre as picapes mais sofisticadas do mercado, abandonou a marca Dodge, passando a ser somente Ram.

Design espetacular

A nova Dakota será fabricada na Argentina e atenderá toda a América Latina. Logo na dianteira se destaca a grade do radiador, com o nome Ram vazado e grafado na parte central, emoldurado por uma linha de led que cruza a dianteira da picape entre as laterais e indo até os faróis, também de leds.

O capô bem esportivo, conta com uma entrada de ar superior iluminada por três pontos de luz laranja, uma referência e homenagem à algumas das picapes mais famosas da história da marca. No para-choque, gancho de reboque frontal, guincho elétrico e protetor inferior reforçam a capacidade e robustez presente em todas as picapes da marca, adornados por elementos pintados em um exclusivo tom bronze.

A carroceria recebeu uma série de vincos e linhas retilíneos, transmitido solidez e força. Esses atributos continuam na suspensão elevada, nos exclusivos pneus todo-terreno de 33 polegadas e nas rodas de liga-leve de 18” com beadlock, recurso essencial para garantir bom desempenho nos percursos off-road. O visual é complementado pelos estribos laterais e molduras pretas dos para-lamas, mesma cor aplicada nos para-choques e retrovisores.

Na traseira, onde se destaca o estepe aparente, também adota luzes de led de longo alcance, outro diferencial para os mais diferentes desafios no campo e fora de estrada. Outros destaques da traseira são as lanternas também de led e o emblema Ram na tampa traseira, além do para-choque traseiro com ganchos de reboque. A marca não divulgou detalhes do interior e nem as motorizações.

Veja Vídeo
https://www.media.stellantis.com/br-pt/ram/media-library/press-videos/630582?campaign_id=689d2436ec28b&mail_id=689d24baecc1d&utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=ram-dakota-nightfall-concept-antecipa-nova-picape-media-que-ira-surpreender-o-brasil-em-2026

 

Ram anuncia a volta da picape Dakota ao mercado brasileiro em 2026 Read More »

Para comemorar os 70 anos da Festa do Peão, VW lança série especial

Para comemorar os 70 anos da Festa do Peão de Barretos, a Volkswagen lançou uma série especial da sua picape média. A Amarok Barretos 70 Anos é limitada em 200 unidades.

O modelo especial da Amarok será o carro oficial da Festa, que ocorre entre os dias 21 e 31 de agosto de 2025, no Parque do Peão, em Barretos-SP. O evento organizado há 70 anos pelos Os Independentes, deve receber quase um milhão de visitantes, terá mais de 130 shows e reunirá dezenas de atrações, além de contar com uma programação intensa de cultura, tradição e entretenimento.

A picape comemorativa, que conta com motor V6, diesel, de 252 cavalos, é baseada no modelo Extreme. O modelo conta com itens e detalhes únicos no interior e exterior. Ela chega com capota marítima, amortecedor na tampa da caçamba, adesivo lateral alusivo a Barretos e adesivos laterais e traseiro com o tradicional logo da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. A única cor disponível é a cinza Moonstone, antes presente apenas nos modelos Nivus e Saveiro.

Para comemorar os 70 anos da Festa do Peão, VW lança série especial Read More »

Cross Urbano Caixa/Corrida da Ponte aquece o domingo do Dia dos Pais

O domingo do Dia dos Pais amanheceu ensolarado e frio em Campinas-SP. Com os termômetros indicando 10 graus às 7h, 2 mil atletas alinharam para a largada do Cross Urbano Caixa/Corrida da Ponte. A partir daí, a temperatura subiu. Esquentou com o calor provocado pelas passadas durante o percurso de 5k e 10k. Também pela paixão pelo clube, que comemora 125 anos de fundação nesta segunda-feira (11), e pelo amor de muitos pais e filhos, que correram lado a lado nas ruas da cidade do interior paulista.

A cereja do bolo para os corredores foi a volta olímpica ao final da prova, passando por dentro do tradicional estádio Moisés Lucarelli antes da linha de chegada. Foi esse tipo de emoção que tornou a corrida ainda mais especial para atletas como Marina Malachias, campeã dos 10k, com o tempo de 41min19seg. “Adorei a prova. Sou de Jaguariúna e torcedora da Ponte. O percurso é técnico e desafiador e chegar dando a volta olímpica é maravilhoso. Não tem como não lembrar dos jogos”, comentou.

Jorge Luís Siqueira e Thaís Reinaldi Siqueira compartilharam os mesmos sentimentos. Pontepretanos, pai e filha correram juntos os 5k. “Cruzei a linha de chegada chorando, muito agradecida por estar ao lado do meu pai, que me ensinou a paixão pelo clube. Eu entrava em campo junto com o time quando tinha seis anos de idade e hoje trago o meu filho. Amor não se explica”, disse Thaís.

Jorge, que começou a correr em 2023, incentivado pela filha, ainda ganhou um presente extra neste domingo. Bateu seu recorde pessoal. “Adorei a prova e correr com a minha filha é sempre especial, ainda mais no Dia dos Pais. Eu estava fazendo os 5k para 45 minutos e esperava correr para 42 hoje. No final, baixamos e completamos em 40 minutos”, contou.

O pai de Thaís chegou cerca de 3 minutos atrás do campeão dos 10k. Sebastião Donizete Vida cruzou a linha de chegada do Cross Urbano Caixa/Corrida da Ponte após 37min34seg de prova. E foi uma chegada acirrada, decidida nos últimos metros. O segundo colocado, Walter Ricardo Nicolucci, veio na cola do líder, um segundo atrás, com o tempo de 37min35seg.

Freddy Carvalho, idealizador do Cross Urbano, destacou o recorde de 2 mil participantes e a presença das famílias. “A parceria com a Ponte rendeu bons frutos para o nosso evento, que tem patrocínio da CAIXA e do Governo Federal, e também para o clube, que comemora 125 anos. Tivemos um resultado fantástico em Campinas. E com o Dia dos Pais, reunimos ainda mais pessoas. Vieram não só os corredores, mas seus familiares, tanto que contabilizamos cerca de 4 mil pessoas, incluindo adultos e também crianças. E não podemos esquecer dos pets, pois tivemos muitos cachorros com seus tutores também”, comentou.

Diego Almeida,  gerente de marketing e novos negócios da Ponte Preta, também comemorou o resultado. “Este ano foi desafiador por conta dos 125 anos do clube. E a chegada do Cross Urbano Caixa representou um reforço importante para o nosso evento. E conseguimos entregar um grande evento, com recorde de participantes. Vimos muitas mulheres, muitas crianças, muitas famílias. Filhos correndo com os pais. E pelos pais que deixaram um legado ao ensinar a paixão pela Ponte. Queremos trazer esse público para perto do estádio, para o dia a dia do clube. Queremos abraçar cada vez mais a comunidade de Campinas”, completou.

Resultados
10k – Masculino
Sebastião Donizete Vida (37min34seg)
Walter Ricardo Nicolucci (37min35seg)
Fernando Anastácio de Moura (37min52seg)
Billy Joe da Silva Queiroz (38min12seg)
Rodrigo Regis Romão (38min27seg)

10k – Feminino
Marina Malachias (41min19seg)
Julia Alves de Oliveira (45min07seg)
Luana Cunha de Andrade (45min34seg)
Tamara Brígida Padula (48min12seg)
Verônica Santos (47min40seg)

5k – Masculino
Douglas Miguel (17min12seg)
Wevertton da Silva Santos (17min42seg)
Rafael Cabral (17min53seg)
Erivaldo Domingues Mendes (17min57seg)
Pedro Diego Zoli (18min07seg)

5k – Feminino
Letícia Soares (19min56seg)
Yane Lima Pereira(20min06seg)
Pâmela Jorge Paiva (21min14seg)
Natália Monteiro de Souza (22min23seg)
Regina Célia Teixeira Boretti (22min41seg)

Conhecido como Corrida dos Estádios, o Cross Urbano Caixa 2025 já passou por Brasília (DF), em prova diurna, e Belém (PA) e Teresina (PI), noturnas. Depois de Campinas, chegará também a Fortaleza (CE), Maceió (AL) e Rio de Janeiro (RJ), todas à noite, totalizando sete etapas na temporada. Lançado em 2014, ano da Copa do Mundo no País, veio para fomentar o multiuso das arenas. A ideia do evento é não usar as vias públicas, em um circuito de corridas conceito.

O Cross Urbano Caixa/Corrida da Ponte foi organizado pela Bravus, com patrocínio da Caixa, Governo Federal e Associação Atlética Ponte Preta.

Próximas etapas 2025
06/09 – Arena Castelão – Fortaleza (CE) – noturna
04/10 – Estádio Rei Pelé –  Maceió (AL) – noturna
01/11 – Parque Olímpico da Barra – Rio de Janeiro (RJ) – noturna

Cross Urbano Caixa/Corrida da Ponte aquece o domingo do Dia dos Pais Read More »

Campinas supera a marca de um milhão de veículos emplacados

Um veículo vendido a cada 14 minutos. Com esse desempenho nas vendas, Campinas supera a marca de um milhão de veículos em sua frota circulante. Só no mês de julho foram emplacados 1850 automóveis, 703 motocicletas, 487 caminhões leves/pesados e 17 ônibus.

Segundo dados da Fenabrave –  Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, no mês de julho, o bom volume de emplacamentos de automóveis, em todo o Brasil, se deus ao maior número de dias úteis e o programa Carro Sustentável. O programa do Governo Federal, que reeditou o carro popular, reduziu a carga tributária de modelos populares.

“O mês de julho teve três dias úteis a mais do que junho, o que ajuda a explicar parte da alta mensal. A nova política de IPI para automóveis impactou os preços dos veículos de entrada, o que estimulou a demanda já no mês da sua implementação e deve refletir nos emplacamentos do restante do ano, fazendo com que o setor mantenha o crescimento estimado pela Fenabrave, de 5%” afirmou o presidente da entidade, Arcélio Junior.

Só nos primeiros 7 meses do ano, a cidade de Campinas emplacou quase 18 mil  veículos zero quilometro.

Campinas supera a marca de um milhão de veículos emplacados Read More »

Rolar para cima