América Latina

Lançado há 40 anos, o Prêmio foi muito importante para o brasileiro

Projetado pelo estúdio italiano de Giorgetto Giugiaro foi criado em parceria com o time do engenheiro Robson Cotta da Fiat brasileira, em Betim-MG, o sedã Prêmio está completando 40 anos de seu lançamento. Derivado do Uno, modelo foi apresentado em março de 1985, chegou com a missão de dividir mercado com o Volkswagen Voyage, outro sucesso de vendas nos 80 e 90. O modelo foi o sedã da Fiat no Brasil e foi produzido no Brasil de 1985 a 1994 no Polo Automotivo de Betim, em Minas Gerais.

A sua chegada, assim como o Uno, marcou a indústria automotiva brasileira, não só pela modernidade e design, mas o primeiro veículo nacional a oferecer o computador de bordo. O pioneiro equipamento dava ao motorista informações das médias de consumo, velocidade, autonomia e outras informações no espaço que seria do conta-giros. Com bom desempenho para a época, o Prêmio desenvolvia uma potência máxima de 74,1 cavalos e 12,3 kgfm, na sua versão 1.5 litros, mantendo a mesma performance do Uno SX, embora o sedã fosse 134 kg mais pesado. Outro ponto forte do carro era o porta-malas:  muito espaçoso, tinha capacidade para até 530 litros.

Naquela época, o consumidor brasileiro gostava de modelo sedã de duas portas, como era o caso do Chevrolet Monza e o Volkswagen Santana. Esses modelos fizeram, junto com o Prêmio, o consumidor mudar de preferência.

E essa preferência fez o modelo da Fiat chegar ao mercado com duas portas e em duas versões: a S, com motor 1.3 litro, opção de entrada, e a CS, opção mais completa com motor 1.5 litro. Em 1987, dois anos após o lançamento, o Fiat Prêmio passou por mudanças e ganhou quatro portas na versão CLS, além de itens adicionais de conforto como ar-condicionado, vidros e travas elétricas. Em 1989, recebeu um upgrade com novo painel e motor Sevel de 1,6 litro. Já em 1991, atualizou o design frontal e, em 1992, começou a ser equipado com injeção eletrônica na versão com motor 1,5 litro.

Por uma opção de estratégica, a Fiat passou a fabricação do Prêmio para a Argentina e que mudou de nome para Duna. Além de sucesso de vendas no Brasil e na Argentina, o Prêmio/Duna passou a ser vendido em outros países da América Latina e até para a Europa.

Lançado há 40 anos, o Prêmio foi muito importante para o brasileiro Read More »

Maior da AL, Volkswagen comemora 20 anos do seu centro de distribuição de peças

Há 20 anos, no dia 13 de agosto de 2004, a Volkswagen do Brasil inaugurava o seu centro de distribuição de peças em Vinhedo-SP (Sport Motor estava lá). Hoje é o maior centro de distruição de peças automotivas da América Latina. De lá, saem peças e acessórios para todo o Brasil e mais cinco países. Pela importância da operação de logística, o PAC – Parts and Accessories Center receberá parte dos investimentos de R$ 16 bilhões anunciados pela Volkswagen para o Brasil até 2028, sendo que R$ 13 bilhões serão destinados para as operações no Estado de São Paulo. O valor será para as automatizações e transformação digital no PAC de Vinhedo, que opera com a mais alta tecnologia e inovação.

Responsável pelo armazenamento e distribuição de peças e acessórios da Volkswagen do Brasil, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Audi, marcas que integram o Grupo Volkswagen, inclusive modelos clássicos há muitos anos fora de produção, o PAC de Vinhedo conta com uma operação grandiosa que garante a excelência em pós-vendas. Os números impressionam:

  • Área de 132.000 m2 (equivalente a 18 campos de futebol).
  • 25 milhões de peças armazenadas.
  • Média de 1,7 milhão de peças faturadas por mês.
  • 78.000 tipos de peças disponíveis.
  • Aproximadamente 650 fornecedores.
  • 730 colaboradores Volkswagen e prestadores de serviços parceiros trabalhando em dois turnos.
  • Agilidade: 11.000 linhas de pedidos por dia, sendo 3.000 urgentes, com 90% faturados no mesmo dia.
  • 65 caminhões circulam por dia no PAC de Vinhedo.

Estoque de peças

O Centro de Peças e Acessórios de Vinhedo conta com itens originais para todos os veículos Volkswagen com, no mínimo, 10 anos após o fim de sua produção no Brasil, como determina as Leis brasileiras, e 15 anos para o mercado de exportação. O PAC de Vinhedo também inclui estoque de peças para veículos clássicos Volkswagen, que são verdadeiros ícones e movimentam inúmeros fãs da marca no Brasil e no mundo.

“Caso o cliente precise de peças para modelos Volkswagen como Fox, up! ou New Beetle, o PAC de Vinhedo estará pronto a atender. Até mesmo peças de veículos clássicos, como Apolo, Logus, Fusca ou Kombi. Esse é um grande diferencial da Volkswagen frente os concorrentes, especialmente os novos entrantes. Na Volkswagen, o cliente tem a segurança de encontrar tudo aquilo que precisa para o seu carro, com a segurança que somente uma marca com 71 anos de Brasil pode proporcionar”, afirma Ciro Possobom CEO da Volkswagen do Brasil.

Sustentabilidade

Desde de 2020, o Centro de Peças e Acessórios da Volkswagen foi a primeira unidade da empresa a operar com energia elétrica 100% renovável, desde 2020. Uma iniciativa estendida para todas as fábricas da Volkswagen do Brasil, que conta com o Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC), comprovando o uso de energia elétrica 100% proveniente de fontes renováveis. A iniciativa está diretamente ligada à estratégia global da Volkswagen Way to Zero, que tem a meta de ser neutra em carbono até 2050.

A Volkswagen do Brasil foi a 1ª fabricante de veículos do País a conquistar o Certificado Lixo Zero multisites, em 2023, comprovando que todas as unidades da empresa encaminham seus resíduos de forma ambientalmente correta. Para a conquista do importante certificado, a Volkswagen obteve nota média de 94%, acima da exigida pelo Instituto Lixo Zero Brasil para conceder o certificado (90%). Destaque para o PAC – Centro de Peças e Acessórios da Volkswagen, em Vinhedo, que conquistou nota 99,9%, a mais alta já concedida pelo instituto, além de ser o primeiro centro de distribuição de peças a conquistar a certificação no País. A Certificação Lixo Zero é válida pela ZWIA (Zero Waste International Alliance – Aliança Internacional Lixo Zero).

Outro ponto importante que reforça o compromisso da Volkswagen do Brasil com o meio ambiente é a nova estratégia de desenvolvimento de embalagens sustentáveis e com melhor qualidade. O PAC de Vinhedo tem o máximo reúso de caixas no fluxo produtivo, reduzindo de forma significativa o consumo de papelão e madeira.

Em breve, o PAC de Vinhedo iniciará uma nova estratégia de distribuição por cabotagem marítima para o Nordeste e fluvial para a cidade de Manaus (AM). A navegação pela costa permite economia de combustível e redução anual de emissões de CO2 com ganhos ambientais que equivalem a 19 mil árvores plantadas ou 3.500 m2 de geleira não derretida. Além disso, o PAC de Vinhedo conta com as certificações Ambiental (ISO 14.001) e de Eficiência Energética (ISO 50.001).

Maior da AL, Volkswagen comemora 20 anos do seu centro de distribuição de peças Read More »

“Chaves: A Exposição” chega ao shopping Iguatemi Campinas no dia 26

– Isso, isso, isso! Na próxima quinta-feira, dia 26 de setembro, desembarca no Iguatemi Campinas “Chaves: A Exposição”, uma experiência única para fãs de um dos seriados mais amados de toda a América Latina. A mostra, que é inédita na região, celebra os 40 anos da estreia do programa no Brasil.

O evento leva os visitantes a uma verdadeira viagem ao universo de Chaves e Chapolin, além de relembrar personagens singulares criados e interpretados pelo saudoso Roberto Gómez Bolaños, conhecido como Chespirito. Realizada em um espaço com 500 m², distribuídos em nove ambientes, a exposição recria cenários fiéis como as casas de Seu Madruga e Dona Florinda, a clássica Vila, o segundo “pátio” e, é claro, o barril mais famoso de todos os tempos.

Para matar a saudade da turminha e reviver as memórias de infância, os visitantes podem se divertir nos recintos interativos, reproduzindo as peripécias de Chaves e seus amigos. Além de explorar todos os cantos da vila, o público tem a chance de tirar fotos em diversos pontos característicos da série, tornando a experiência ainda mais imersiva e nostálgica.

Outro destaque da atração, que poderá ser visitada na Praça de Eventos do segundo isso do Iguatemi Campinas, é a sala dedicada à vida e obra de Chespirito. O espaço é ambientado com itens replicados do autor, como a sua escrivaninha, suas paixões e o icônico quadro do Rei Pelé, um de seus ídolos, abraçando o personagem mais famoso de Bolaños.

Referência em lazer e entretenimento, o Iguatemi Campinas é o primeiro shopping center do Brasil a receber a atração, que envolveu mais de 200 colaboradores para sua montagem. “É um prazer receber no Iguatemi Campinas esse projeto incrível do seriado icônico e adorado por todos. Chaves a Exposição promove uma interação nostálgica e emocionante entre diferentes gerações, refletindo o nosso compromisso em trazer atrações exclusivas, inéditas e com uma experiência única aos nossos clientes”, afirma Lívia Moufarrej Abdalla, gerente de marketing do Iguatemi Campinas.

Os ingressos custam R$ 30,00 inteira, R$ 15,00 meia, e podem ser adquiridos antecipadamente no site https://www.expotickets.com.br/expochaves. A classificação da exposição é livre.

Serviço
Chaves: A Exposição
Onde: Praça de Eventos do 2º Piso do  Iguatemi Campinas (Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina, Campinas – SP – 13092-902)
Quando: de 26 de setembro a 10 de novembro
Horário: De terça a sexta, das 12h às 20h. Sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 12h às 20h.
Quanto: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia).
Vendas: https://www.expotickets.com.br/expochaves.

“Chaves: A Exposição” chega ao shopping Iguatemi Campinas no dia 26 Read More »

Alunos do ensino municipal vão conhecer o acelerador de partículas brasileiro

Alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino terão a oportunidade de mergulhar no universo científico na próxima sexta-feira (9). Serão mais de dois mil estudantes visitaram o CNPEM – Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, em Campinas.

O espaço abrirá as suas portas para o evento “Ciência Aberta”, que chega em sua 6ª edição. O evento continua no sábado (10), mas desta vez para o público em geral.

Levar os estudantes das escolas municipais ao Centro é oferecer uma vivência de exploração às pesquisas que são realizadas no CNPEM, considerado um dos principais parques tecnológicos da América Latina. Além disso, os estudantes poderão ver de perto o famoso Siríus, o acelerador de partículas brasileiro.

CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v80), quality = 75

“O CNPEM é um lugar onde os alunos serão provocados e despertados a descobrirem a ciência, o desenvolvimento das tecnologias, e como todo esse conhecimento volta em benefícios para a população. Quem sabe por meio dessa visita descobriremos futuros pesquisadores, cientistas”, disse a coordenadora do Planejamento Estratégico da Secretaria Municipal de Educação, Mariana Volpato.

O evento também contará com diversas atividades programadas pelas unidades que integram todo o centro, nas áreas de Biociência, Nanotecnologia, Biorrenováveis e Engenharia e Tecnologia.

Alunos do ensino municipal vão conhecer o acelerador de partículas brasileiro Read More »

Começa amanhã em SP o maior evento voltado para transporte coletivo

A capital paulista recebe de 6 a 8 de agosto, no São Paulo Expo, o maior evento voltado para transporte coletivo e mobilidade da América Latina: a Lat.Bus 2024, que reúne a indústria de ônibus, autopeças, acessórios e provedores de tecnologia.

Na agenda do evento, estão programados lançamentos de veículos e apresentações de produtos que mais se sobressaíram em seus portfólios nos últimos meses, com destaque para a sustentabilidade e a descarbonização do transporte de passageiros, uma das grandes tendências em termos de chassis, carrocerias, peças e componentes. Modelos elétricos e movidos a outras fontes de energia limpa também marcarão presença.


“Teremos um evento grandioso, que será um marco para uma nova fase da mobilidade no Brasil. Esta edição da Lat.Bus se destaca não apenas pela diversidade de expositores e pelo alto nível das discussões do Seminário NTU, mas também pelo esforço das empresas de nosso setor em apresentar novidades e inovações em diferentes níveis”, avalia o diretor da OTM Editora, Marcelo Fontana.

Lançamentos de tecnologia

No segmento de tecnologia, as empresas expositoras reservam novidades em gestão de frotas e meios de pagamento, além das soluções ligadas ao conceito de MaaS (Mobility as a Service). Ferramentas tecnológicas para proporcionar mais segurança para os passageiros e para os veículos, como sistemas de videomonitoramento e de controle de modo de condução, têm chamado a atenção das empresas operadoras e têm destaque no cenário atual.

A gestão das frotas e o planejamento dos sistemas de transporte começam a contar com soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA). Os principais provedores de tecnologia prometem trazer muitas inovações ao evento. Equipamentos para refrigeração, desinfecção, peças e acessórios completam a vitrine do setor.

Conteúdo inédito

Tradicional fórum de debates do setor, a 37ª edição do Seminário da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), realizado nos dias 6 e 7 de agosto, explora os temas mais relevantes para o transporte urbano na atualidade, como tarifas, legislação e eletrificação, além de debater os desafios da indústria, sempre com a presença de convidados especiais e autoridades.

“Vamos fazer um apanhado geral do que está acontecendo com o setor, incluindo marco regulatório, descarbonização, reforma tributária e modelos de negócios. Outro tema importante é o financiamento, as linhas de crédito. E teremos vários cases, inclusive internacionais”, comenta o diretor-executivo da NTU, Francisco Christovam.

O Seminário da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) acontece no dia 8 de agosto. A reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana também será realizada no evento, assim como o Fórum Paulista de Secretários de Transporte.

Outra atração da Lat.Bus 2024 é o Fórum Transporte Sustentável, com painéis e cases voltados para o tema da mobilidade, que será realizado no dia 8 de agosto.

Começa amanhã em SP o maior evento voltado para transporte coletivo Read More »

BMW vai aumentar os pontos de carga pública na América Latina

O grupo alemão BMW decidiu investir 724 mil euros na América Latina (distribuídos na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Panamá e Peru), com o objetivo de fortalecer a rede de carga pública para veículos eletrificados na região.

Através desse investimento, os usuários de automóveis eletrificados da BMW e Mini, assim como motocicletas elétricas da BMW Motorrad, terão acesso a mais pontos de carga em vias públicas.

“Para o BMW Group, o futuro é elétrico, digital e circular; é por isso que estamos comprometidos em reforçar e impulsionar essa estratégia na região. Todo modelo BMW e Mini vendido na América Latina é acompanhado de um carregador pessoal ou corporativo, e já somamos mais de 65 mil pontos de carga na casa ou no escritório de nossos clientes. Além dessas ações, buscamos continuar apoiando o investimento em carregadores em vias públicas como líder em mobilidade elétrica no segmento Premium e proporcionar soluções para nossos clientes que escolhem a eletromobilidade”, comentou Reiner Braun, Presidente e CEO do BMW Group América Latina. “Este ano celebramos 10 anos de vendas de carros elétricos na América Latina e continuaremos impulsionando a mobilidade Premium. Hoje, são 9 modelos puramente elétricos disponíveis na América Latina e outras 9 opções híbridas plug-in,” reforça o executivo.

A abertura tecnológica é fundamental no BMW Group, com recorde de vendas em elétricos e híbridos. A marca BMW se mantém como a marca premium preferida na região, com 20.678 veículos entregues de janeiro a junho; enquanto a Mini alcançou 3.344 vendas no mesmo período.

Nesta primeira metade do ano, as vendas de modelos eletrificados da marca BMW chegaram a um total de 4.703 unidades vendidas (+22%). Os modelos puramente elétricos alcançaram a marca de 1.584 unidades (+43%), um recorde. As vendas de modelos híbridos plug-in foram as maiores da história da companhia na América Latina, chegando a um total de 3.119 unidades (+13%). A MINI começou forte com a chegada da nova geração de modelos e fechou esta primeira metade do ano com 720 unidades vendidas de modelos eletrificados, da mesma forma que no ano anterior, sendo 9,2% de modelos puramente elétricos.

A instalação de carregadores em vias públicas será realizada com diferentes parcerias nos diversos mercados.

BMW vai aumentar os pontos de carga pública na América Latina Read More »

Fiat comemora 125 anos de evolução e sucesso em vendas

Uma das marcas mais importantes da indústria automotiva mundial comemora 125 anos. Em 11 de julho de 1899, no Palazzo Bricherasio, em Turim, foi fundada a Società Anonima Fabbrica Italiana di Automobili – Torino, posteriormente simplificada para Fabbrica Italiana Automobili Torino – e conhecida por todos por seu acrônimo: FIAT. Para as marca a Itália ficou pequena e se tornou um sucesso em todo o mundo pela inovação, pioneirismo e carros marcantes.

Do primeiro carro, o 4 HP, passando por ícones como o S61, S76, Topolino, 500, 600, 127, 147, Panda, Uno, Tempra, Tipo, Palio, entre tantos outros, até chegar na gama atual, a Fiat construiu uma trajetória de sucesso baseada na inovação, acessibilidade e design. Cada um desses modelos marcou uma era distinta e contribuiu para a consolidação da marca no mercado global.

Vale ressaltar que a Fiat é uma das marcas automotivas em operação há mais tempo no mundo. Só no Brasil, já produziu mais de 18 milhões de veículos e ao longo dos anos, estabelecendo fortes vínculos no país, construindo o que hoje é umas das maiores redes de concessionários, mais de 500, espalhados por todo território nacional e consolidando-se como líder do mercado há 3 anos consecutivos.

“Ao longo de sua trajetória, a Fiat protagonizou momentos decisivos que moldaram a indústria automotiva. Mais do que desenvolver carros, construiu sonhos e oportunidades. Completar 125 anos é um feito que apenas uma marca com verdadeira tradição pode alcançar “, destaca Alexandre Aquino, vice-presidente da Marca Fiat para a América do Sul.

No ano de sua criação, a marca começou a fabricar o 4 HP, também conhecido como 3,5 CV. No início do século XX, aproveitando a febre da velocidade que se espalhava pelo mundo, surgiu o Fiat S61, um carro de corrida de dois lugares, em um cenário de intensa emoção esportiva, assim como o S76, conhecido como a “Besta de Turim”, com seu incrível motor de 28,5 litros. Nas décadas seguintes, modelos como o Topolino, o Fiat 500 e o Fiat 600 se tornaram ícones de design e democratizaram o acesso ao automóvel na Europa.

Em paralelo, em 1903, a Fiat atravessou as fronteiras do continente europeu e chegou à América, escolhendo a Argentina como primeiro destino de internacionalização. Com a visão de expandir a marca além da Europa, essa decisão estratégica abriu caminho para que a Fiat se tornasse uma referência na indústria automotiva argentina. No início, vendia modelos importados da Itália, e algumas décadas depois, a marca começou a investir na industrialização no país.

Tanto é que a marca construiu uma planta em Caseros dedicada à produção de automóveis, e em abril de 1960, saiu das linhas de montagem o Fiat 600D, o primeiro automóvel da marca fabricado na Argentina. Além de contribuir para o desenvolvimento industrial, a Fiat também foi uma escola de formação e treinamento de profissionais e técnicos, chegando a ser o principal empregador privado do país.

Na década seguinte chegou a vez da marca desembarcar no Brasil. Mais especificamente em 1973 foi celebrado um acordo de interesse entre Fiat SpA e o Governo de Minas Gerais e, em 9 de julho de 1976, era inaugurada a fábrica da Fiat Automóveis, em Betim, para a fabricação do 147.

Sucesso no Brasil 

“Mezzo brasileira e mezzo italiana”, conceito utilizado no rebranding da marca, traduz bem a relação que a Fiat possui com o país. Afinal, o Brasil desempenha um papel fundamental na história da Fiat.

A marca foi percussora na produção nacional em alguns segmentos como de picapes e furgões leves. Além disso, entre as conquistas, destacam-se o lançamento do primeiro carro brasileiro com computador de bordo (Prêmio), o pioneiro com motor turbo de fábrica no país (Uno Turbo) e o primeiro equipado com airbags no Brasil (Tipo). Também foi a primeira empresa a possibilitar a compra de um automóvel pela internet (Brava).

O primeiro modelo a sair da linha de montagem foi o Fiat 147, um carro moderno e inovador para a época dentro do mercado nacional. Em 1979, o carro ganhava sua versão movida a etanol, tornando-se o primeiro carro produzido em série no mundo movido com este combustível.

Além disso, a família do 147 também ganhou outras variações como sedãs, peruas, furgões e picapes, inaugurando segmentos que antes não existiam. Já em 1984, 40 anos atrás, foi a vez do Uno fazer história com o conceito “pequeno por fora e grande por dentro”. O modelo, lançado apenas um ano antes na Europa, associava um desenho aerodinâmico e novidades internas – todos os principais comandos sem a necessidade de tirar as mãos do volante – somado a atributos já consagrados do 147, como amplo espaço interno, baixo custo de operação e economia de combustível. Nos quatro anos seguintes, a Fiat apresentou versões de três volumes (Prêmio), perua (Elba) picape e furgão (Fiorino) derivados do Uno.

Na década de 1990, a Fiat continuou a consolidar a presença no mercado brasileiro com importantes lançamentos que marcaram a década. Em 1990, a marca apresentou o Uno Mille, uma versão mais acessível e econômica do Uno, que se tornou um verdadeiro fenômeno de vendas e um dos carros mais populares do Brasil, graças ao baixo custo de manutenção e consumo eficiente de combustível. Na mesma década, o Uno também foi responsável por mais um capítulo importante dentro do cenário nacional dos esportivos. Em fevereiro de 1994, a Fiat lançava pela primeira vez no Brasil, um carro de passeio que saía de fábrica com turbocompressor.

Outro destaque foi o lançamento do Fiat Tempra, um sedã médio lançado em 1991, que trouxe sofisticação e tecnologia avançada para a época, sendo o primeiro sedã de luxo da marca. Também foi o primeiro a trazer a tecnologia de motores de quatro válvulas por cilindro em um carro nacional, em 1994. No ano seguinte, chegava o Tipo, primeiro carro médio importado pela marca.

Em 1996, a Fiat revolucionou o segmento de compactos com o lançamento do Fiat Palio, um modelo global desenvolvido para atender às necessidades dos mercados emergentes. O Palio rapidamente se tornou um sucesso de vendas e gerou uma família de veículos, incluindo a perua Palio Weekend, Siena e mais tarde a picape Strada, que logo se tornou líder de categoria e referenciou a Fiat dentro do segmento de picapes, mais do que isso, nos últimos 3 anos, a Strada é o carro mais vendido do Brasil e é uma das principais responsáveis, juntamente com Ducato, Scudo e Toro, pela liderança em LVC’s.

Os dois últimos anos da década de 1990, foram marcados por muitas tecnologias e lançamentos inovadores. Em 1998 foi lançado o Fiat Marea, o primeiro carro brasileiro com motor 5 cilindros e faróis elípticos, o Siena 6 marchas e a Strada. No ano seguinte, chegava a Strada Cabine Estendida, o Palio Adventure, inaugurando o que se tornaria uma das versões mais reconhecidas da marca, o Palio Citymatic, com sua inovadora embreagem automatizada, além da chegada do Brava, primeiro carro vendido pela internet.

A Fiat não parou de evoluir, a partir dos anos 2000, a família Fiat cresceu, tornou-se mais relevantes dentro do mercado e a marca trouxe modelos completamente novos, como o Doblò, Ducato, Stilo, Idea, Punto e Linea, além de iniciar a importação do icônico Fiat 500. Na mesma década, a marca lançou no mercado o Adventure Locker, sistema de bloqueio do diferencial, também foi a vez de trazer outras novidades, o câmbio automatizado Dualogic, o Siena Tetrafuel e a Strada Cabine Dupla.

A década de 2010 foi marcada por uma explosão de novidades para a Fiat, principalmente no que tange o design e a criatividade brasileira. Logo no início, a marca apresentou a nova geração do Uno, um ícone repaginado para atender às novas demandas do mercado. Também lançou o Freemont, seu primeiro SUV e o primeiro modelo resultante da associação da marca italiana com o grupo Chrysler aqui no Brasil.

Em 2016, A Fiat lança mais um enorme sucesso: a Toro, o primeiro SUP (Sport Utility Pick-up) do mercado. O conceito exclusivamente pensado para o mercado nacional era um sonho antigo dos engenheiros brasileiros, que combina robustez e versatilidade. No mesmo ano, o Mobi chegou para revolucionar o segmento de compactos, com um design moderno, tampa do porta-malas totalmente em vidro e preço competitivo para o mercado da época.

As inovações continuaram em 2017, quando a Fiat apresentou o Argo, um hatch com visual contemporâneo que refletia o novo momento da marca. Já em 2018, foi lançado o Cronos, sedã importado da Argentina que rapidamente se destacou pela elegância e eficiência.

Nesta década, a Fiat passou por um rebrading, inovou o portifólio, entrou em novos segmentos, retomando liderança do mercado brasileiro. Em 2020, a marca lançou mais uma geração da Strada, uma nova geração da icônica picape que trouxe avanços em design, segurança e que rapidamente se tornou um sucesso. No ano seguinte, a Fiat deu início à eletrificação no Brasil com o lançamento do Fiat 500e, seu primeiro veículo totalmente elétrico. Também apresentou seu primeiro SUV nacional, o Fiat Pulse, que conquistou os consumidores com estilo arrojado e muita tecnologia.

Em 2022, a Fiat continuou a expansão no mercado de veículos comerciais com o lançamento do Scudo, com uma versão elétrica, o e-Scudo. Também ampliou a família com o Fiat Fastback, com um novo conceito de SUV Coupé. Em 2023, a marca trouxe o Novo Ducato, oferecendo mais versatilidade e eficiência, e inovou com a Stradav equipada com motor turbo, tornando-se a primeira picape do segmento a contar com esse tipo de motorização em todo o mundo.

Já neste ano, a marca entrou para o segmento de D-picapes, com a Titano, modelo com maior volume de caçamba e preço mais competitivo da categoria, além de muita tecnologia e robustez. Atualmente, a Fiat ostenta o título de líder de vendas há 42 meses consecutivos, o que equivale a três anos e meio sendo a número um no mercado nacional.

Uma história latino-americana 

Com mais de 100 anos de história na América Latina, a Fiat desembarcou seu primeiro veículo na Argentina em 1903. Já na década de 1920, a empresa instalou seu primeiro salão de exibições em Buenos Aires e criou a primeira assistência técnica para os veículos importados da Itália.

Com o sucesso dos modelos italianos, a empresa inaugurou sua primeira fábrica em 1960, em Caseros, província de Buenos Aires. Naquele mesmo ano, a marca iniciava a produção do Fiat 600D, considerado um dos primeiros automóveis de fabricação em larga escala na Argentina, que foi fabricado até 1982. Milhares de argentinos habitantes no país, aprenderam a dirigir em um “Fitito”, como ficou conhecido.

A evolução foi rápida. Já em 1963 nascia a segunda fábrica da marca em solo argentino, em Ferreyra, Córdoba, para produzir conjuntos mecânicos. Enquanto em Palomar, também província de Buenos Aires, era erguida uma unidade de carrocerias e montagem. No ano seguinte, foi inaugurado o Edifício Mirafiori para ser a sede central. Ainda na década de 1960, o mercado argentino teve carros como o 1100, 1500, 1600 Multicarga e o 125 Sport.

Durante a década de 1970, a expansão da Fiat prosseguiu com a exportação de componentes de montagem de carros no Uruguai, iniciada em 1972. Entre 1971 e 1986, o Fiat 128 marcou época na Argentina, sendo o primeiro carro com tração dianteira fabricado no país. O Veículo apresentava, ainda, motor transversal e foi produzido nas versões básica, L, Familiar, Europa e IAVA.

Do início dos anos 1980 até 1995, a Sevel produziu e vendeu sob licença os automóveis e comerciais da Fiat, mantendo a liderança do mercado argentino. Carros como o Spazio, o Uno e o sedã Regatta tiveram grande aceitação do público.
Em 1995, a Fiat Auto decidiu investir US$ 600 milhões na Argentina para a fabricação de carros da família Palio.  Uma nova fábrica foi construída em Córdoba, incorporando a unidade de motores e caixas de câmbio já existente. Sendo que o controle da marca, por meio da Fiat Auto Argentina S.A., foi retomado oficialmente no dia 1º de julho de 1996. Em dezembro do mesmo ano, iniciava a fabricação dos novos Palio e Siena.

Após os anos 2000, a história da Fiat ficou marcada pelo relançamento do complexo industrial de Ferreyra em 2008; o investimento na planta e preparação para produção do novo Palio em 2012; e a modernização da fábrica de Córdoba com investimento de US$ 500 milhões para produzir um carro de qualidade mundial: o Fiat Cronos.

Lançado em 2017, o Fiat Cronos chegou para revolucionar o mercado de sedãs, fazendo parte da ampla renovação da gama da marca. Recentemente, o modelo alcançou a marca de 400 mil unidades produzidas na planta argentina. Além de estar presente na Argentina e no Brasil, o modelo também é exportado para outros oito países na América Latina.

Fiat comemora 125 anos de evolução e sucesso em vendas Read More »

Governo lança iniciativa de R$ 1 bilhão para laboratório científico

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta quinta-feira (4), em Campinas, do lançamento da pedra fundamental do Projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos, como vírus, bactérias e parasitas que causam doenças, que será o mais avançado da América Latina e um dos mais importantes do mundo.

O evento ocorreu no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), que sedia Projeto Sirius, um acelerador de partículas de 68 mil metros quadrados, considerado a maior infraestrutura de pesquisa já construída no Brasil. A estrutura do Sirius ficará atrelada ao Oriun, uma novidade nesse tipo de pesquisa científica com patógenos, já que o acelerador de partículas consegue revelar detalhes de estruturas de átomos.

“Quero deixar para os meus netos e bisnetas um mundo infinitamente melhor, mais humanista, mais saudável e mais democrático do que aquele que eu recebi dos meus pais. Acho que é isso que deve prevalecer na nossa cabeça: que mundo que a gente quer? E é isso que me faz ficar orgulhoso de vir aqui participar de um lançamento de pedra fundamental de um centro de pesquisa extraordinário como esse e um laboratório que não tem similar no mundo”, afirmou o presidente.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, afirmou que o complexo de laboratórios do Projeto Órion colocará o Brasil como destaque na pesquisa científica internacional. “O Orion vai possibilitar que o nosso país monitore, isole e pesquise agentes biológicos para desenvolver métodos de diagnósticos, vacinas e tratamento para doenças”, explicou.

Com instalações previstas de alta tecnologia e biossegurança máxima, classificada como NB4, inéditas na América Latina, o Projeto Órion vai permitir experimentos inéditos em áreas como vigilância sanitária, identificação de patógenos de alto risco, pesquisa por vacinas, métodos de diagnóstico, tratamento de doenças e estratégias epidemiológicas.

O Orion integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e é financiado com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e apoiado pelo Ministério da Saúde. Até junho de 2024, segundo informações oficiais, foram repassados R$ 240 milhões ao projeto. Estão previstos mais R$ 760 milhões até 2026, totalizando mais de R$ 1 bilhão em investimentos.

“Todos os países vão precisar se preparar para novas pandemias e o Orion está no eixo do PAC de preparação para novas emergências em saúde”, observou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, que também participou do evento.

Campinas (SP) 04.07.2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Orion, projeto do Novo PAC e financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT/MCTI). Foto: Ricardo Stuckert/PR

Governo lança iniciativa de R$ 1 bilhão para laboratório científico Read More »

Coluna Histórias & Estórias – Por Chico Lelis

Lanchas elétricas á vista!

São 17 lanchas, que hoje usam motor diesel. Com potência entre, sendo cinco delas movidas a propulsor eletrônico,  variando entre 405 cv e 250 cv e que geram economia de 10% em relação aos normais. São usadas pela Praticagem de São Paulo, para guiar os navios nas entradas e saídas dos portos de Santos, o maior da América Latina e do de São Sebastião, no litoral norte do estado.

Para melhorar ainda mais o ganho de economia, a Praticagem está desenvolvendo com a empresa WEG, uma nova lancha com motor elétrico, que deverá estar pronta no primeiro semestre de 2025. O projeto prevê que ela tenha 90 minutos de autonomia para o mesmo tempo de recarga (plug in), que acontecerá na sede da Praticagem, onde hoje já usa energia solar, para captação de água.

Nelas, além  do piloto e marinheiro, seguem dois práticos e um deles, após a aventura de subir a bordo do navio (assista ao vídeo no https://www.youtube.com/shorts/S8-hPdlcVNk?feature=share e vai entender o uso do “aventura”), passa as instruções para o timoneiro para que tudo corra bem, quer seja na entrada ou saída do porto, que no de Santos tem um canal do 24,6 km de extensão, com 220 metros de largura e 15 metros de profundidade. Em São Sebastião existem duas medidas na largura dos 22,8 km de extensão, 550 m e 300 metros, a uma profundidade de 25 metros.

Como começou

A Praticagem começou no Brasil em 1808 quando Don João VI assinou a criação do Regimento de Práticos da Barra do Rio de Janeiro. Mas no mundo a profissão existe há mais de 4 mil anos, tendo um código internacional, o Hamurabi, regendo a conduta deste profissional. Em Santos, a Praticagem completou 90 anos de existência. O porto tem 132 anos.

Uma história interessante, ocorrida em 1985, conta sobre a importância do prático na segurança do porto, das cargas (98% do comércio interno e internacional no Brasil é transportado por navios) conta que o prático Nelcy Campos arriscou sua vida, em Pernambuco, quando guiou um  petroleiro em chamas, desde o Parque de Tancagem,  até o alto mar, evitando assim que fosse destruído o por de Recife e de boa tarde da cidade.

O navio maior que quatro Maracanãs

Foi no dia 1 º de fevereiro que a Praticagem recebeu o maior dos navios que até então haviam atracado no porto de Santos. Foi o Natasha XIII, da MSC, com seus 366 metros de comprimento e 48 de largura (equivalente a 4 quarteirões), transportando 14,4 mil TEU’S (contêiner padrão de 20 pés) com peso total de 141.649 toneladas. Para tanto, os estudos foram iniciados em 2016 visando capacidade de calado do canal, do terminal da Alemoa (bairro de Santos)  e outros detalhes, envolvendo Marinha do Brasil, USP, Praticagem e muitos outros participantes para a operação que interrompeu a travessia de balsa entre Santos e Guarujá, por cerca de 2 horas.

Na entrada (assista ao vídeo no https://www.youtube.com/watch?v=h1NhWXWY53o#:~:text=O%20navio%20porta%2Dcontainer%3A%20MSC,Santos%20(superando%20o%20CMA%20CGM) e na saída.

 

 

 

Coluna Histórias & Estórias – Por Chico Lelis Read More »

Campos do Jordão deve receber 1,5 milhão de turistas neste inverno

O início da temporada de inverno em Campos do Jordão marca o aumento da chegada dos turistas que buscam aproveitar as temperaturas baixas da cidade localizada no lado paulista da Serra da Mantiqueira. Com o clima frio aliado às várias atividades culturais programadas, o destino espera receber 1,5 milhão de visitantes ao longo da temporada de inverno, segundo a Associação Comercial Empresarial (ACE) da cidade. O início da operação da rota aérea Salvador -São José dos Campos deve impulsionar os resultados, uma vez que facilitará a vinda de moradores da região Nordeste para a região.

Um dos destaques do período é o Festival de Inverno de Campos do Jordão, que chega à sua 54ª edição. Reconhecido como o maior e mais tradicional evento de música clássica da América Latina, o festival ocorrerá de 29 de junho a 28 de julho, com programação artística e pedagógica distribuída entre Campos do Jordão e São Paulo. O evento é promovido pela Fundação Osesp, pela Prefeitura de Campos do Jordão e pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Rafael Marcandali, diretor do Consórcio Aproveite Campos do Jordão, afirmou que o sucesso do último feriado prolongado de Corpus Christi, quando a cidade recebeu 130 mil turistas, serviu como um termômetro para a temporada de inverno e ressaltou o que os visitantes podem esperar de Campos de Jordão nos próximos meses. “Aqui sempre faz frio, pelo menos à noite. De qualquer forma, no inverno são esperadas temperaturas baixas, convidativas para provar uma fondue, tomar bons vinhos, relaxar em volta da lareira e apreciar as belas paisagens da região”, diz.

Ele destaca ainda que eventos tradicionais como o 54º Festival de Inverno de Campos do Jordão e a 53ª Festa da Cerejeira em Flor, além de diversos shows, vão garantir uma excelente programação de lazer na cidade. “Estamos confiantes de que Campos do Jordão terá uma temporada de inverno bem positiva para os setores de hotelaria, turismo, gastronomia e lazer, com foco em oferecer o melhor aos turistas de todas as idades. Estamos prontos para recebê-los e otimistas quanto à consolidação do título de um dos principais e melhores destinos turísticos de inverno no Brasil”, completa.

Segurança

Com tanta gente chegando à região, a Polícia Militar vai intensificar o policiamento para garantir a segurança dos turistas e residentes, com a Operação Inverno 2024, que ocorrerá de 26 de junho a 30 de julho, abrangendo cinco finais de semana.

O comandante da 3ª CIA do 1º Batalhão da Polícia Militar do Interior (1- BPM-I), capitão Antognone Prado, explica que haverá um reforço de aproximadamente 110 policiais. “Esses policiais ficarão diretamente vinculados à terceira companhia para o desenvolvimento das atividades de rádio e patrulhamento, ronda de apoio, força tática, ROCAM e base comunitária”.

Além disso, a Academia de Polícia Militar do Barro Branco enviará 68 membros, incluindo 4 oficiais e 64 alunos oficiais, para apoiar nas atividades diárias de policiamento, além do policiamento ambiental e rodoviário, que reforçará as ações nas rodovias da região.

O grupamento aéreo Águia participará das operações de policiamento ostensivo e resgate, enquanto o Corpo de Bombeiros reforçará suas equipes com motolâncias e equipes especializadas em resgate e salvamento em mata e incêndio.

O delegado titular, Luiz Geraldo, também adiantou que haverá um reforço no efetivo, tanto no atendimento à população quanto nos trabalhos de polícia judiciária. “Vamos ampliar o atendimento no registro das ocorrências na unidade policial e intensificar as capturas de procurados e o monitoramento de criminosos que possam vir de outros municípios para praticar delitos em Campos do Jordão”, afirma.

Além disso, ações prévias de combate ao narcotráfico serão realizadas tanto antes quanto durante a temporada. “Estaremos focados no combate ao narcotráfico, realizando operações preventivas e repressivas”, destaca Dr. Luiz Geraldo. A Polícia Civil também realizará patrulhamento ostensivo com rondas especializadas na repressão aos crimes patrimoniais.

Temperaturas baixas

O frio também será outra grande motivação para a visita dos turistas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os menores índices de temperatura estão previstos para o fim de junho e começo de julho, já durante o inverno, que se inicia no próximo dia 20.

A projeção do Inmet indica que o inverno de 2024 será um pouco mais gelado na região em comparação com os últimos anos. Desde 2015, a média de temperatura para junho em Campos do Jordão é de 11,9°C, enquanto em julho é de 11,5°C. No ano passado, a mínima registrada foi de 0,5°C, no dia 18 de junho.

Campos do Jordão deve receber 1,5 milhão de turistas neste inverno Read More »

Rolar para cima