prevenção

Falta de acesso a mamógrafos limita prevenção do câncer de mama

No mês de conscientização sobre o câncer de mama, um relatório destaca a importância de acesso igualitário ao rastreamento e tratamento da doença. Segundo o Atlas da Radiologia no Brasil, do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), o acesso aos mamógrafos ainda é um desafio.

O país tem 6.826 equipamentos registrados, sendo 96% em funcionamento. Metade deles está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), responsável por atender 75% da população. Isso equivale a 2,13 mamógrafos por 100 mil habitantes dependentes do SUS.

Na saúde suplementar, que cobre 25% da população, o cenário é mais favorável: 6,54 aparelhos por 100 mil beneficiárias, quase o triplo da rede pública. O Acre exemplifica essa disparidade — são 35,38 mamógrafos por 100 mil habitantes na rede privada, contra 0,84 no SUS.

Há disparidades regionais. Roraima tem a menor proporção (1,53 por 100 mil), seguida do Ceará (2,23) e Pará (2,25). A Paraíba lidera o ranking (4,32), à frente do Distrito Federal (4,26) e do Rio de Janeiro (3,93).

Segundo a coordenadora da Comissão Nacional de Mamografia do CBR, Ivie Braga de Paula, todos os estados têm número suficiente de aparelhos para o exame. Mas um conjunto de gargalos dificultam o acesso e geram subutilização.

“Há problemas de informação, de comunicação, de acesso e logística, principalmente na Região Norte. Por exemplo, os mamógrafos ficam nas cidades mais centrais e a população ribeirinha não consegue chegar. Às vezes, tem que andar seis a sete horas de barco para fazer uma mamografia. Até nos grandes centros, as pacientes da periferia não têm informação suficiente e enfrentamdificuldades para marcar e chegar em um local com mamógrafo”, diz Ivie.

O Brasil tem uma cobertura muito baixa de mamografias: 24%. O ideal recomendado pela Organização Mundial da Saúde é de 70%. Mesmo em lugares como o estado de São Paulo, que tem a maior concentração de mamógrafos do país, a taxa gira em torno de 26%.

Em setembro, o Ministério da Saúde ampliou as diretrizes de rastreamento, recomendando que mulheres entre 40 e 49 anos realizem mamografias, mesmo sem sintomas. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Imca), mais de 73 mil mulheres recebem o diagnóstico de câncer de mama anualmente no Brasil.

“O que é efetivo na redução da mortalidade é você descobrir o tumor antes de ter sintoma clínico. Quanto menor o tumor, melhor para a gente descobrir o tratamento e maior a chance de cura. E a gente só consegue fazer isso com exames de imagem”, diz Ivie.

Ela explica que no caso de diagnóstico de um câncer de mama com menos de 1 cm, a chance de cura é de 95% em cinco anos, independentemente se ele é do tipo mais agressivo. “E esses tumores só vão ser detectados na mamografia. Essas pessoas que têm que ir fazer mamografia são mulheres saudáveis. Não são mulheres doentes”, acrescenta.

Falta de acesso a mamógrafos limita prevenção do câncer de mama Read More »

Saúde reforça orientações sobre uso de preservativos durante o carnaval

Para ajudar os foliões a se divirtirem com segurança, a Secretaria de Saúde de Campinas reforça as orientações para a prevenção contra as infecções sexualmente transmissíveis durante o carnaval.

Os 68 centros de saúde do município e o Centro de Referência em IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais vão distribuir camisinhas durante os horários de funcionamento e as equipes estão preparadas para realizar orientações e disponibilizar aos pacientes testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C.

Os métodos de contracepção disponíveis no SUS Municipal são: camisinha, anticoncepcional oral, anticoncepcional injetável mensal e trimestral, DIU de cobre, DIU hormonal Mirenan e implante subdérmico de etonogestrel (implanon).

Saúde reforça orientações sobre uso de preservativos durante o carnaval Read More »

Iguatemi reforça seu apoio ao Outubro Rosa com ações de conscientização

O Iguatemi, mais uma vez, participa da campanha internacional do Outubro Rosa, reafirmando o seu engajamento e compromisso com a tradicional iniciativa de conscientização. Em 2024, o movimento global amplia seu escopo ao incluir, além do câncer de mama, o câncer do colo do útero, destacando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Ao longo do mês, os 14 shoppings e dois outlets da rede promovem ações com o objetivo de engajar a população sobre a  relevância do cuidado integral e da informação sobre a saúde da mulher.

Assim como nas campanhas anteriores, dentre as ações previstas pelo Iguatemi Campinas estão a iluminação das fachadas dos empreendimentos e o uso da tonalidade rosa no paisagismo. Ainda, será realizada mais uma edição da iniciativa de sucesso “Estacionou, Doou”, em que, na última quarta-feira do mês de outubro, toda a renda líquida dos estacionamentos é revertida para instituições de apoio a pacientes oncológicas.

As redes sociais da Iguatemi também irão se engajar na causa, compartilhando conteúdos informativos para reforçar ainda mais a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce na hora de salvar vidas. “Nosso objetivo é ativar nossos canais de comunicação para promover o Outubro Rosa, destacando a importância dos cuidados preventivos na luta contra o câncer de mama e o câncer de colo do útero”, conta Lívia Moufarrej Abdalla, gerente de marketing do empreendimento.

Em parceria com o Hospital Santa Tereza, o shopping também realiza uma emocionante exposição fotográfica em preto e branco, destacando pacientes que venceram o câncer de mama. A mostra está disponível no segundo piso do shopping até o dia 31 de outubro e faz parte da campanha de conscientização do “Outubro Rosa”, que busca alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

Além da exposição, no dia 17 de outubro, o evento “Quem fala, previne” acontecerá no espaço Jardim Iguatemi, no primeiro piso, promovendo uma roda de conversa com especialistas renomados nas áreas de oncologia e mastologia do Hospital Santa Tereza. Entre os profissionais presentes, estarão a Drª. Christine Alem, Dr. Giuliano Mendes Duarte, Dr. Leonardo Roberto da Silva, Dra. Lívia Conz e o Dr. Vinícius Conceição. Pacientes que já enfrentaram o câncer de mama também participarão, compartilhando suas histórias de superação e oferecendo apoio àquelas que estão em tratamento.

Também fazem parte da campanha os empreendimentos Iguatemi São Paulo, JK Iguatemi, Shopping Pátio Higienópolis, Shopping Market Place, Iguatemi Alphaville, Iguatemi Campinas, Galleria Shopping (Campinas, SP), Iguatemi Esplanada (Sorocaba, SP), Iguatemi São Carlos, Iguatemi Ribeirão Preto, Iguatemi São José do Rio Preto e Praia de Belas Shopping (Porto Alegre, RS); e os outlets I Fashion Outlet Novo Hamburgo e I Fashion Outlet Santa Catarina.

Iguatemi reforça seu apoio ao Outubro Rosa com ações de conscientização Read More »

Galleria reforça seu apoio ao Outubro Rosa com ações de conscientização e impacto social

A Iguatemi, mais uma vez, participa da campanha internacional do Outubro Rosa, reafirmando o seu engajamento e compromisso com a tradicional iniciativa de conscientização. Em 2024, o movimento global amplia seu escopo ao incluir, além do câncer de mama, o câncer do colo do útero, destacando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Ao longo do mês, os 14 shoppings e dois outlets da rede promovem ações com o objetivo de engajar a população sobre a relevância do cuidado integral e da informação sobre a saúde da mulher.

Assim como nas campanhas anteriores, dentre as ações previstas pelo Galleria Shopping, em Campinas, estão a iluminação das fachadas e o uso da tonalidade rosa no paisagismo. Ainda, será realizada mais uma edição da iniciativa de sucesso “Estacionou, Doou”, em que, na última quarta-feira do mês de outubro, toda a renda líquida dos estacionamentos é revertida para instituições de apoio a pacientes oncológicas.

Neste ano, a instituição beneficiada pelo Galleria Shopping será o Instituto Amor e Vida, que tem como principais objetivos oferecer apoio abrangente a pessoas portadoras de câncer e com deficiências físicas, motoras e intelectuais que se encontram em situação de vulnerabilidade, baixa renda e risco pessoal e social.

As redes sociais da Iguatemi também irão se engajar na causa, compartilhando conteúdos informativos para reforçar ainda mais a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce na hora de salvar vidas.

“No Galleria Shopping, buscamos sempre oferecer um ambiente de acolhimento e informação, promovendo ações que incentivem o cuidado com a saúde e o bem-estar de nossos clientes. Juntos, podemos fazer a diferença e lembrar a todos sobre a relevância do diagnóstico precoce”, comenta João Timm, gerente de marketing do empreendimento.

Além do Galleria Shopping, também fazem parte da campanha os empreendimentos Iguatemi São Paulo, JK Iguatemi, Shopping Pátio Higienópolis, Shopping Market Place, Iguatemi Alphaville, Iguatemi Campinas, Iguatemi Esplanada (Sorocaba, SP), Iguatemi São Carlos, Iguatemi Ribeirão Preto, Iguatemi São José do Rio Preto e Praia de Belas Shopping (Porto Alegre, RS); e os outlets I Fashion Outlet Novo Hamburgo e I Fashion Outlet Santa Catarina.

Galleria reforça seu apoio ao Outubro Rosa com ações de conscientização e impacto social Read More »

Combate à dengue terá mutirão no próximo sábado em Campinas

A Secretaria de Saúde de Campinas faz neste sábado (25), o 17º mutirão municipal de 2024 para prevenção e combate à dengue. A ação começa às 8h e foram definidos quatro bairros que devem ter imóveis visitados por agentes de saúde e voluntários: Centro, Cambuí, Bosque e Ponte Preta.


O mutirão vai reunir cerca de 150 voluntários e agentes da Saúde, incluindo os trabalhadores da empresa terceirizada Impacto Controle de Pragas, que atuam nas visitas aos imóveis para orientação e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença.

Os integrantes vão estar vestidos com camiseta laranja com logo da empresa e calça cinza, enquanto os líderes das equipes usam camiseta verde com as mesmas características. Todos estão identificados com crachá, mas, em caso de dúvidas sobre a ação, os moradores podem pedir informações pelo telefone 199, da Defesa Civil.

Combate à dengue terá mutirão no próximo sábado em Campinas Read More »

Conselho sugere tornozeleira eletrônica como medida protetiva

O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária publicou no  Diário Oficial da União desta quarta-feira (17), uma recomendação de uso de monitoração eletrônica, também chamada tornozeleira eletrônica, nos agressores denunciados por violência doméstica e familiar contra a mulher. A meta é garantir que as medidas protetivas de urgência sejam efetivas.

O conselho define também que, para o uso de tornozeleira eletrônica, a autoridade judiciária deverá, além de fundamentar a medida, estabelecer o perímetro e os horários de circulação e recolhimento do monitorado, além de definir prazos para a reavaliação da decisão, que pode ser modificada ou revogada, em casos de mudança na situação de ameaça.

A orientação foi baseada em dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que apontaram um aumento de 20% no total de medidas protetivas de urgência concedidas após denúncias de violência doméstica e familiar, entre os anos de 2022 e 2023.

Reforço

O documento também sugere o uso da ferramenta para reforçar a aplicação de medidas de proibição de aproximação e contato com a vítima, seus familiares e testemunhas, e determinação de limite mínimo de distância do agressor, já previstos na Lei Maria da Penha (11.340/2006).

Uma análise dos dados, também apresentados pelo CNJ, teria apontado que esses tipos de medidas protetivas de urgência foram as mais aplicadas pela Justiça, cerca de 77% dos registros entre janeiro de 2020 e maio de 2022, em casos de violência contra a mulher.

Já para as vítimas também foi recomendada a disponibilização, sempre que possível, de uma Unidade Portátil de Rastreamento (UPR), dispositivo conhecido como botão do pânico para proteção e prevenção de novas violências, por meio do mapeamento de áreas de exclusão dinâmicas conforme a movimentação da vítima.

Foi recomendado, ainda, que as Centrais de Monitoração Eletrônica priorizem a aplicação dos equipamentos de monitoração eletrônica para os casos de medida protetiva de urgência motivadas por violência contra mulheres. (Agência Brasil)

Conselho sugere tornozeleira eletrônica como medida protetiva Read More »

Campanha de Vacinação contra a gripe vai até hoje nos centros de saúde

Quem tem idade a partir de 6 meses e ainda não recebeu a dose pode procurar qualquer um dos 66 centros de saúde de Campinas até esta segunda-feira, 31 de julho

Crédito: Carlos Bassan / Divulgação Prefeitura Municipal de Campinas
A Campanha de Vacinação contra a Gripe termina nesta segunda-feira, 31 de julho. Quem tem idade a partir de 6 meses e ainda não recebeu a dose pode procurar qualquer um dos 66 centros de saúde de Campinas. Basta apresentar documento com foto e carteira de vacinação (se tiver).   Neste ano, o imunizante protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B/Victoria. A vacina pode ser administrada junto com outras vacinas do Calendário Estadual de Vacinação.
De acordo com a coordenadora da Central de Vacinas da Secretaria Municipal de Campinas, Cíntia Bastos, até o momento não há nenhuma informação sobre prorrogação da campanha.
Veja os horários das salas de vacina nos centros de saúde no https://vacina.campinas.sp.gov.br/vacinas/gripe.
Balanço
De 10 de abril, início da campanha, até a última quinta-feira, dia 27, a Secretaria de Saúde havia aplicado 311.672 doses da vacina contra a gripe em Campinas. O grupo com a menor cobertura é o de crianças, com 35%; seguido pelas gestantes, com 40%. Em relação aos trabalhadores de saúde, 48% estão vacinados.
As maiores coberturas são os idosos, com 79%, e a das puérperas, com 71%. A meta é atingir 90% de cada público.

Campanha de Vacinação contra a gripe vai até hoje nos centros de saúde Read More »

Simulação de atropelamento alerta para prevenção a acidentes no trânsito

Ação educativa na Avenida John Boyd Dunlop envolveu 30 profissionais, como parte da campanha Maio Amarelo

Crédito da foto: Eduardo Lopes / PMC

Excesso de velocidade, imprudência do pedestre e direção após o consumo de álcool. A combinação desses elementos foi o pano de fundo para a simulação de um acidente com 15 vítimas, sendo uma delas fatal, realizada na tarde desta terça-feira, dia 30 de maio, em Campinas. Para conscientizar os observadores, a cena teve elementos de dramatização – sangue fictício, gritos de socorro, sirenes e resgate aéreo.

A cena chamou a atenção de quem passou pela Avenida John Boyd Dunlop, próximo ao Shopping Parque das Bandeiras. A ação simulou o atropelamento de pedestre por motociclista em alta velocidade, envolvendo outros dois veículos, sendo que um dos condutores estava alcoolizado. Os pedestres atravessam fora da faixa de travessia.

O simulado de atendimento a vítimas de acidente de trânsito foi organizado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e pela Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), no contexto do Movimento Maio Amarelo.

“Nosso objetivo foi chamar a atenção da sociedade para os altos índices de mortos e feridos no trânsito. A simulação demonstra que a imprudência no trânsito, o desrespeito às normas e à sinalização podem custar vidas”, destacou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

Cerca de 30 profissionais simularam o atendimento, que incluiu os primeiros socorros, a estabilização das vítimas e o encaminhamento para as unidades hospitalares. Foram 10 viaturas envolvidas, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Campinas e de Sumaré; do Corpo de Bombeiros; do Grau Técnico Campinas: Administração, Enfermagem e Radiologia; e das concessionárias CCR Autoban e AB Colinas. O resgate também contou com um helicóptero Águia da Polícia Militar. Agentes da Emdec realizaram a operacionalização do trânsito.

A representante do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), da Secretaria Municipal de Saúde Ana Paula Crivelaro Ferreira destacou o sucesso da ação. “Cumprimos o objetivo de demonstrar toda a mobilização das equipes de atendimento e esforços necessários para o atendimento de um sinistro. O intuito maior é alcançar a mudança de comportamento e salvar vidas no trânsito.”

As vítimas e as pessoas envolvidas no acionamento do resgate foram representadas por estudantes das Ligas do Trauma da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC). Mais de cem estudantes das duas universidades também assistiram à simulação.

Luiza Otero Almeida, que cursa enfermagem na Unicamp foi uma delas. “Achei bem impactante e uma forma de conscientizar a população, não só sobre a nossa responsabilidade no trânsito, mas também para demonstrar a importância de capacitar os profissionais envolvidos para agir nessas situações”, disse.

O capitão comandante do 1º Subgrupamento de Bombeiros de Campinas, Luiz Fernando Marucci Baccin, ressaltou que “nesse tipo de ação, buscamos chamar a atenção sobre as consequências dos sinistros de trânsito e demonstrar o trabalho integrado das equipes de atendimento”.

Para viabilizar a ação, houve bloqueio total da pista expressa da Avenida JBD, no sentido Centro-Bairro, ao longo da extensão do Shopping das Bandeiras. A via foi liberada por volta de 16h. O simulado também envolveu as secretarias municipais de Transportes (Setransp) e de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública; a Guarda Municipal; e a Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar.

Fatores de risco  

Em 2022, os motociclistas representaram 47% (71) dos 151 óbitos no trânsito registrados em vias urbanas e rodovias. Os pedestres representaram 31,8% (48) dos óbitos, um pedestre morto a cada sete dias – um aumento de 17% em relação ao ano anterior.

Os fatores de risco excesso de velocidade e direção após o consumo de bebida alcoólica estiveram presentes em 60% dos óbitos registrados no trânsito de Campinas em 2022.

Simulação de atropelamento alerta para prevenção a acidentes no trânsito Read More »

Rolar para cima