leitos

Hospital da PUC Campinas ganha UTI Pediátrica Cardiológica

Na última sexta-feira (6) o Hospital da PUC inaugurou a UTI Pediátrica Cardiológica. O hospital que está comemorando 45 anos de atividades, a partir de agora contará com 10 leitos de terapia intensiva, exclusivos para as crianças que realizam cirurgias cardíacas. A iniciativa é pioneira na região e atenderá pacientes até três anos de idade. Quatro leitos serão para pacientes do SUS – Sistema Único de Saúde e seis para convênios privados e atendimento particular. Além do prefeito Dário Saadi, o arcebispo João Inácio Muller, grão-chanceler da PUC-Campinas abençoou a nova estrutura.

“A unidade é fundamental para ampliar o número de cirurgias cardíacas. É impossível fazer uma cirurgia pediátrica, mesmo com toda a estrutura do centro cirúrgico, se não tiver UTI para o pós-operatório”, afirmou Dário Saadi. O prefeito também ressaltou o compromisso do Hospital PUC-Campinas com a cidade e citou os problemas recentes no atendimento materno-infantil, com a crise da Maternidade de Campinas.

O superintendente e diretor técnico do hospital, Aguinaldo Pereira Catanoce, informou que a unidade tem como objetivo garantir a recuperação e o bem-estar das crianças em estado crítico, em um ambiente acolhedor e preparado para oferecer o melhor cuidado possível, o que aumenta as chances de recuperação dos pequenos.

UTI

Com a nova unidade, o hospital da PUC-Campinas passou a contar com duas áreas de terapia intensiva pediátrica que somam 20 leitos, sendo 10 deles para as internações gerais e 10 exclusivos para o pós-operatório de cirurgia cardíaca pediátrica.

Hospital da PUC Campinas ganha UTI Pediátrica Cardiológica Read More »

Tablet permite que crianças internadas na UTI do Mário Gattinho assistam filmes

Para aliviar o sofrimento, as crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, da unidade pediátrica Mário Gattinho, estão assistindo desenhos animados em tablets infantis fixados nos leitos. São quatro equipamentos disponibilizados às crianças, que proporcionam diversão durante a internação e ajudam a humanizar o atendimento hospitalar.

O uso de tablets, segundo a enfermeira coordenadora da UTI pediátrica, Mariana Brusco Silva, tem demonstrado impacto positivo na recuperação das crianças. “Essa tecnologia contribui para a criação de um ambiente mais leve e agradável, permitindo que as crianças se entretenham em um espaço que, por sua natureza, é marcado por ruídos constantes e movimentação intensa. Essa abordagem também promove um efeito calmante para os acompanhantes”, afirma.

Os conteúdos, como desenhos e músicas, foram gravados por Leonardo Manfrinatti da Silva, marido de Mariana, e levaram em conta a faixa etária de cada criança. De acordo com a coordenadora, os filmes são transmitidos continuamente, com o objetivo de tornar o ambiente da UTI mais lúdico. “Essa iniciativa visa proporcionar uma experiência de recuperação menos traumática tanto para as crianças quanto para suas famílias”, diz.

Pais

A novidade está sendo aprovada pelos pais. Robert César de Oliveira, pai do menino Hugo César Rodrigues de Oliveira, de um ano e sete meses, que está internado na UTI há 20 dias, disse que sente que o filho fica mais calmo quando está vendo um desenho animado. “Muito bom, porque acalma as crianças, que costumam ficar agitadas quando não estão bem. E os pais também”, afirmou.

A mãe de Cauã Marques Lima, de dois anos, Franciele Estevam, sentiu que o filho fica mais tranquilo assistindo os desenhos animados no tablet. “Muito bacana o hospital disponibilizar os equipamentos, porque as crianças ficam mais calmas. Meu filho até dorme quando está vendo os desenhos”, disse. Os quatro tablets foram doados ao Mário Gattinho por uma concessionária automotiva de Campinas.

Tablet permite que crianças internadas na UTI do Mário Gattinho assistam filmes Read More »

Rolar para cima