Futebol

Dorival chama mais 3 jogadores para seleção brasileira na Copa América

A seleção brasileira contará com mais três jogadores além dos do 23 já anunciados em maio para disputarem a Copa América. O técnico Dorival Júnior convocou na noite de domingo (20) o zagueiro Bremer (Juventus/Itália), o volante Éderson (Atalanta/EUA) – estreante com a amarelinha – e o atacante Pepê (Porto/Portugal). A competição continental começa em 20 de janeiro, nos Estados Unidos. O Brasil estreia quatro dias depois, contra a Costa Rica. A seleção está no Grupo D, que tem ainda Colômbia e Paraguai.

A inscrição dos três atletas foi possível após a Conmebol anunciar na última quinta (16) o número máximo de 26 jogadores por seleção. A entidade também estendeu para o dia 15 o prazo para definição da lista definitiva de inscritos no torneio.

“Todos os atletas, independente do momento das convocações, chegam em igualdade de condições para disputar e brigar por uma posição dentro da equipe titular”, afirmou Dorival Jr..

Além da inclusão dos três jogadores, Dorival também chamou o goleiro Rafael (São Paulo), em substituição de  Ederson (Manchester City/Inglaterra), em recuperação de uma lesão no rosto, sofrida durante o Campeonato Inglês., no último dia 16.

A apresentação da equipe começará no próximo dia 30, em Orlando, no estado da Flórida (EUA). Durante a preparação, a equipe disputa dois amistosos: no dia 8 de junho encara o México, no Texas, e quatro dias depois enfrenta os Estados Unidos, em Orlando. (Agência Brasil)

Dorival chama mais 3 jogadores para seleção brasileira na Copa América Read More »

Domingo começa o Campeonato de Futebol Amador Série Ouro C

A temporada 2024 do Campeonato Municipal de Futebol Amador Série Ouro C começa neste domingo, dia 19 de maio, com a realização de 32 partidas. O campeonato promovido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer reúne 1.800 jogadores que representam 64 agremiações da cidade. Todas as partidas serão disputadas em espaços públicos e campos de parceiros, com entrada gratuita, inclusive na grande final, prevista para o dia 7 de julho, na Praça de Esportes Argemiro Roque, no São Bernardo.

Para o diretor de futebol amador da secretaria de Esportes e Lazer, José Ribeiro, o campeonato deste ano tem uma motivação diferente para os participantes: “Priorizamos as equipes com jogadores que não competem em outras séries. É a oportunidade para que novos atletas surjam e ocorra um equilíbrio de forças maior durante todo o campeonato”, explicou.

Sistema de disputa

A primeira fase do campeonato é classificatória e as 64 equipes inscritas estão concentradas em 16 grupos. Cada grupo é formado por quatro equipes que se enfrentam em jogos de ida, sendo que as duas melhores campanhas de cada grupo estarão automaticamente classificadas para a sequência da competição.

Os 32 times classificados serão ranqueados para a composição dos confrontos que serão definidos em partida única. O sistema de disputa colocará o primeiro colocado contra o último, o segundo de melhor campanha diante do penúltimo, e assim, sucessivamente. Dessa fase até às quartas de final, em caso de empate no tempo normal, o time de melhor campanha se classifica para a outra fase.

O regulamento prevê mudança somente nas semifinais e final, porque no caso de igualdade no tempo regulamentar destas partidas, a definição vai ocorrer em cobranças de penalidades máximas. Serão cinco cobranças para cada time e caso haja necessidade, a outra série ocorrerá de forma alternada. As oito equipes mais bem classificadas na pontuação geral, garantirão o acesso à Série Ouro B de 2025.

Rodada de abertura

Todos os jogos da rodada de abertura do Campeonato Municipal de Futebol Amador da Série Ouro C, vão ser disputados neste domingo dia 19 de maio, em 13 campos distribuídos por toda a cidade.

Praça de Esportes José Pinotti (Jd Mercedes)

8h30  –  Mercedes x Firenze FC

10h30 – Gazeio Atlético Clube x Atlético São José

Praça de Esportes José Xavier de Souza (Campo do Corinthinha)

13h30 – Os Crias x Mac FC

15h30 – Império JSA x Francisco FC

Praça de Esportes Dr. Roberto Angelo Barbosa (31 de março)

8h30  – Club Atlético Lafayette Fumaça FC

10h30 – Família Borto x Moleques da Vila

Praça Barão de Campinas (Carlos Lourenço)

13h30 – Itayu FC x ADF Campinas

15h30 – Israel FC x União Alviverde

Arena Campo Belo

8h30 – Manchester FC x Chapecoense

10h30 – Gueto FC x Escolhido

Arena Nova América

13h30 – Real América x União Campo Belo

15h30 – União Sigrist x Lyon FC

Praça Antônio Claudio (Lixão)

8h30 – Nigéria x Morro Master

10h30 – Parma FC x Unidos do Morro

Praça João Paraná (Vista Alegre)

13h30 – Unidos ST x Família ST FC

15h30 – Sofs FC x Relíquias

Praça Tancredo Neves (Tancredão)

8h30 – 14 Bis FC x Uruguai EC

10h30 – Fortaleza FC x Bar de Munique

13h30 – Função Jardim Telesp x Meninos da Vila Rica B

15h30 – Colorado x Mlk Piranha

Bosque Ferdinando Tilli (Pq Valência)

8h30 – SC Azulão x EC União

10h30 – Verona FC x Sergipinho

13h30 – Real São Bento x Leões FC

15h30 – Estrela do Gueto x Vera Cruz Florence B

Praça Esportiva João do Pulo

8h30 – Borussia Vila Padre Anchieta x Mandela FC

10h30 – Atlético VPA x Ajax Parque Universal

Praça de Esportes Dr. Olímpio Dias Porto

8h30 – Viela Esporte Clube x Amigos 019

10h30 – Atlético Singer x Palmeirinha FC

Complexo Amilton Benedito Ventura (Campo Novo Maracanã)

8h30 – SC Santa Rosa x Real Eulina

10h30 – Marak´sFC x Rossin FC

13h30 – Amizade FC x Redbull Campo Grande

15h30 – Aliados FC x Rosália FC

 

Domingo começa o Campeonato de Futebol Amador Série Ouro C Read More »

Brasil vai sediar Copa do Mundo Feminina de futebol em 2027

Após ser eleito país-sede pela Fifa – Federação Internacional de Futebol, o Brasil vai receber, em 2027, a Copa do Mundo Feminina. A eleição ocorreu nesta sexta-feira (17) durante o 74º Congresso da Fifa, em Bangcoc, na Tailândia.

A candidatura brasileira venceu a disputa com uma candidatura conjunta de Alemanha, Bélgica e Holanda. O Brasil, que já sediou duas edições da Copa do Mundo Masculina de futebol, contabilizou 119 votos, enquanto a candidatura europeia recebeu 78 votos.

Avaliação

A proposta brasileira já havia sido a mais bem avaliada pelos técnicos da Fifa, que realizaram a vistoria em fevereiro e desenvolveram um relatório de quase cem páginas. O Brasil alcançou nota quatro (a máxima era cinco), enquanto a candidatura de alemães, holandeses e belgas atingiu 3,7. O relatório divulgado no começo de maio destacou os estádios escolhidos para o evento e o apoio do Governo Federal ao pleito.

“Essa decisão da Fifa anunciada nesta noite terá um grande impacto positivo no futebol feminino brasileiro e na vida de milhões de mulheres do Brasil. Além de investir na realização da Copa do Mundo, toda a cadeia produtiva do futebol feminino no Brasil e na América do Sul dará um imenso salto de desenvolvimento”, comemorou o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, em depoimento ao site da entidade.

A comitiva brasileira em Bangkok também reuniu as ex-jogadoras Aline Pellegrino (atual gerente de Competições Femininas da CBF) e Formiga (única a disputar sete Copas do Mundo) e a atacante Kerolin (atleta da Seleção e do North Carolina Courage, dos Estados Unidos). Ainda integraram o grupo os consultores Ricardo Trade, Valesca Araújo, Jacqueline Barros e Manuela Biz, além do ministro do Esporte, André Fufuca.

“Gostaria de parabenizar todas as mulheres que trabalham e trabalharam, as Pioneiras [como são conhecidas as primeiras jogadoras a representarem a seleção feminina], as atletas da atualidade, por essa Copa do Mundo em 2027. Essa é uma vitória do futebol feminino. Tenho certeza de que a gente tem o potencial para fazer a maior Copa do Mundo Feminina da história”, disse Aline, que defendeu o Brasil nos Mundiais de 2004 e 2007, ao site da CBF.

“Dedico essa vitória também aos nossos irmãos do Rio Grande do Sul, que certamente será um dos estados-sede da Copa Feminina de 2027. Quero reiterar o compromisso do presidente Lula e do Governo Federal em ajudar a reconstruir o estado. Não mediremos esforços para que o nosso povo se reerga no menor tempo possível e que possamos juntos comemorar outras vitórias do Brasil”, completou Fufuca, na rede social X (antigo Twitter).

Calendário

A Copa Feminina de 2027 será disputada entre 24 de junho e 25 de julho. Dez dos 12 estádios do Mundial masculino de 2014 serão aproveitados. As exceções são a Arena das Dunas, em Natal, e a Ligga Arena (Arena da Baixada), em Curitiba.

O jogo de abertura e a final serão no Maracanã, no Rio de Janeiro. Os demais palcos são a Neo Química Arena, em São Paulo; o Mané Garrincha, em Brasília; o Mineirão, em Belo Horizonte; a Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em Salvador; o Beira-Rio, em Porto Alegre; a Arena da Amazônia, em Manaus; a Arena Pantanal, em Cuiabá; a Arena Castelão, em Fortaleza; e a Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE), na região metropolitana de Recife.

Histórico

A Copa do Mundo Feminina de futebol 2027 será a décima edição do torneio. Antes de chegar à Austrália e à Nova Zelândia, em 2023, a competição já havia sido sediada pela China, Suécia, pelos Estados Unidos, pela Alemanha, pelo Canadá e pela França.

A seleção espanhola é a atual campeã mundial, juntando-se aos Estados Unidos, à Alemanha, ao Japão e à Noruega como as seleções que ergueram o tão cobiçado troféu Fifa. Os Estados Unidos contabilizam o maior número de títulos (4), seguidos pela Alemanha, que foi campeã duas vezes.

Por ser o país-sede, o Brasil já está garantido no Mundial, sendo um dos únicos a estarem presentes em todas as Copas Femininas da história, ao lado de Alemanha, Japão, Nigéria, Noruega, Suécia e Estados Unidos. A seleção canarinho busca um título inédito, tendo batido na trave em 2007, na China, quando ficou com o vice-campeonato, superada pelas alemãs na decisão.

Apesar de nunca ter levantado a taça feminina, o Brasil tem a maior goleadora da história das Copas – entre homens e mulheres. Presente em seis edições, Marta anotou 17 gols, um a mais que o alemão Miroslav Klose. O recorde foi alcançado em 2019, na França, com o gol diante da Itália, na vitória brasileira por 1 a 0, na fase de grupos. Na campanha do vice mundial em 2007, a camisa 10 foi a artilheira da competição, com sete gols.

Na Copa de 2023, realizada na Austrália e na Nova Zelândia, o Brasil caiu na primeira fase. Após estrear goleando o Panamá por 4 a 0, a equipe comandada pela sueca Pia Sundhage perdeu da França por 2 a 1 e empatou sem gols com a Jamaica. A Espanha ficou com o título inédito. A campanha ruim resultou na saída da treinadora, que deu lugar a Arthur Elias.

“O Brasil, além da enorme paixão do seu povo pelo futebol, tem a maior jogadora de todos os tempos, um vice-campeonato mundial, tradição internacional no futebol feminino e vem nos últimos anos realizando uma série de investimentos na modalidade por parte da CBF, federações e clubes. Esse é um momento único. Vamos todos juntos trabalhar com muita dedicação nesses próximos três anos para o nosso grande objetivo que é vencer a Copa dentro do nosso país. E assim inspirar e realizar um sonho de tantas crianças, mulheres, apoiadores e torcedores da nossa Seleção”, projetou Arthur, ao site da CBF. (Agência Brasil)

 

Brasil vai sediar Copa do Mundo Feminina de futebol em 2027 Read More »

Sílvio Luiz, ícone da narração esportiva, morre aos 89 anos

Referência do jornalismo esportivo, o locutor Sílvio Luiz morreu na manhã desta quinta-feira (16), aos 89 anos, em São Paulo. Segundo nota do Hospital Oswaldo Cruz, ele estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o último dia 8 e faleceu hoje por falência múltiplas dos órgãos.

Há pouco mais de um mês, Sílvio Luiz estava em plena atividade na TV Record. Ele comandava a transmissão da final do Campeonato Paulista no dia 7 de abril, para canais digitais, ao lado dos humoristas Carioca e Bola, quando passou mal e foi levado às pressas para o hospital.


Autor de grandes bordões durante a narração de partidas de futebol – entre eles “Olho no lance” e “Pelas barbas do profeta” -, Silvio Luiz Peres Machado de Souza nasceu na capital paulista em 14 de julho de 1934. A trajetória do jornalista começou aos 18 anos, na Rádio São Paulo, e logo no ano seguinte foi contratado pelo TV Record. Foi na emissora que ele se tornou o primeiro repórter em campo da tevê brasileira.

Antes mesmo de abraçar a carreira de locutor esportivo, Sílvio Luiz esteve em campo, atuando como árbitro de futebol na década de 1960 e 1970. Mas foi como locutor esportivo que ele conquistou milhares de fãs de esporte por todo o país. Narrou várias Copas do Mundos e ficou conhecido como “legendador de imagens”, por seu estilo único de enxergar a partida. Optou por não narrar “gol” no momento mágico da bola balançando a rede, para fugir da mesmice. Quando o futebol em campo era sofrível de se ver, Silvio Luiz aproveitava da irreverência para dar receitas durante a transmissão. Ao longo da carreira trabalhou na Rádio Bandeirantes, SBT, TV Excelsior e TV Paulista, entre outros veículos.

Bordões que se tornaram clássicos
“Está valendo”
“Acerta o seu daí que eu arredondo o meu daqui”
“Pelas barbas do profeta”
“Olho no lance”
“Pelo amor dos meus filhinhos”
“O que eu vou dizer lá em casa?”
“Confira comigo no replay”
“Balançou o capim no fundo do gol”
“Foi, foi, foi, foi ele… o craque da camisa número…”

Sílvio Luiz, ícone da narração esportiva, morre aos 89 anos Read More »

Flamengo decide futuro na Copa Libertadores diante do Bolívar

O Flamengo encara o Bolívar (Bolívia), a partir das 21h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (15) no estádio do Maracanã, pela 5ª rodada do Grupo E da Copa Libertadores da América. Este é um confronto decisivo, pois o time boliviano lidera a chave com 10 pontos, enquanto o Rubro-Negro soma apenas quatro pontos.

Para o jogo desta quarta o técnico Tite deve contar com um importante retorno, do meia uruguaio Arrascaeta, porém o volante Erick Pulgar e o atacante Bruno Henrique estão fora por causa de problemas no tornozelo esquerdo. Já o artilheiro Pedro, que sentiu um incômodo muscular na vitória de 2 a 0 sobre o Corinthians, está confirmado.

Assim, a equipe da Gávea deve entrar em campo com: Rossi; Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Allan, De la Cruz e Lorran; Gerson, Everton Cebolinha e Pedro.

Jogando em casa, no último sábado (11), a equipe vem de atuação convincente e boa vitória sobre o Timão pelo Campeonato Brasileiro. Segundo o atacante Everton Cebolinha, o Rubro-Negro precisa repetir a intensidade e a concentração apresentadas diante da equipe paulista.

“Tratamos esse jogo como uma final. Depois de nossa última vitória, disse que esse é um jogo que temos que pensar em ganhar ou ganhar. Não há outra hipótese. Vamos bem preparados e tenho certeza de que vamos chegar lá e fazer outro excelente jogo”, afirmou o jogador.

Jogando no Estádio Jornalista Mário Filho, o Flamengo apresenta ótimo retrospecto na Copa Libertadores. São 14 vitórias consecutivas e uma invencibilidade de 25 jogos. A última vez na qual o Rubro-Negro perdeu no Maracanã pela competição continental foi em 2019, para o Peñarol (Uruguai), quando ainda era treinado por Abel Braga.

Além do Bolívar, a chave do Flamengo conta ainda com o Palestino (Chile) e o Millonarios (Colômbia). Apenas duas equipes avançam às oitavas de final da competição continental. (Agência Brasil)

Flamengo decide futuro na Copa Libertadores diante do Bolívar Read More »

São Paulo supera Fluminense em jogo movimentado no Morumbi

Em uma partida muito movimentada, disputada no estádio do Morumbi, o São Paulo derrotou o Fluminense de virada por 2 a 1, na noite desta segunda-feira (13), em partida válida pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com o triunfo, a equipe comandada pelo argentino Luis Zubeldía chegou aos 10 pontos, assumindo a 5ª posição da classificação da competição. Já o time de Fernando Diniz permanece com cinco pontos após o revés, na 17ª colocação, dentro da zona de rebaixamento.

O público presente no estádio do Morumbi acompanhou uma partida aberta, com oportunidades de lado a lado. E o Fluminense foi o primeiro a mostrar eficiência, aos 28 minutos do primeiro tempo, quando Kauã Elias puxou contra-ataque e tocou em profundidade para Keno, que chutou. O goleiro Rafael defendeu parcialmente, mas Igor Vinícius acabou desviando para o fundo da equipe de sua própria equipe.

Porém, a comemoração do Fluminense durou apenas três minutos. Aos 31 minutos a bola foi recuada para o goleiro Fábio, que errou o domínio e Juan ganhou a posse de bola. O atacante tocou então para Bobadilla, que limpou para chutar colocado e empatar o marcador.

A partida continuou aberta, mas com o São Paulo ficando mais perto do gol da vitória, como aos 24 minutos do segundo tempo, quando Galoppo aproveitou outra falha da defesa do Fluminense para tocar para Luciano, que marcou. Porém, o juiz, com auxílio do VAR (árbitro de vídeo), acabou anulando o lance por falta no início da jogada.

Assim, a equipe do Morumbi só conseguiu garantir a vitória aos 38 minutos, com gol do zagueiro Arboleda após cobrança de escanteio de Erick.

Edição: Fábio Lisboa

São Paulo supera Fluminense em jogo movimentado no Morumbi Read More »

Athletico-PR faz 2 a 0 no Palmeiras e retoma liderança do Brasileirão

Em uma demonstração de força, o Athletico Paranaense foi até Barueri e derrotou o Palmeiras por 2 a 0, neste domingo (12), em um duelo movimentado. Com o resultado, alcançado com gols de Pablo e Gustavo Gómez (contra), o Furacão retomou a ponta da tabela, que havia perdido de forma provisória para o Flamengo na véspera e agora soma 13 pontos. O Bahia ainda pode igualar a pontuação do time do Paraná caso vença o Bragantino. O Palmeiras estaciona nos oito pontos, momentaneamente na oitava posição.

As principais emoções do duelo começaram no fim da primeira etapa. Aos 49 minutos, o Verdão teve pênalti marcado a seu favor. Na cobrança, Raphael Veiga parou no goleiro Bento. Pouco depois, aos 53, Pablo cobrou falta pela esquerda, a bola desviou na barreira – justamente em Veiga – e traiu o goleiro Weverton, que não conseguiu evitar o gol do Athletico.

Na segunda etapa, aos 13 minutos, Gustavo Gómez acabou desviando para o próprio gol e marcando contra após boa jogada de Cuello. 2 a 0 para o Furacão. Pouco depois, o Athletico ficou com dez homens em campo, já que Esquivel foi expulso pelo segundo cartão amarelo.

Na sequência, o VAR anulou dois lances importantes: primeiro o que seria o terceiro gol dos visitantes, marcado por Canobbio e depois a expulsão de Raphael Veiga, em jogada que o cartão vermelho inicial foi substituído pelo amarelo.

Em superioridade numérica em campo, o Palmeiras ainda fez pressão para tentar entrar no jogo novamente, mas sem sucesso.

Ambas as equipes têm compromissos por competições sul-americanas na quarta-feira (15). Pela Libertadores, o Palmeiras recebe o Independiente del Valle, do Equador, enquanto o Athletico joga pela Copa Sul-Americana, também em casa, diante do Danubio, do Uruguai.

Cruzeiro derrota o Atlético-GO 

Outra equipe a conseguir um bom resultado fora de casa foi o Cruzeiro. A equipe visitou o Atlético-GO, no estádio Antônio Accioly, e voltou com a vitória por 1 a 0. O gol do triunfo foi marcado por Matheus Pereira, aos 35 minutos do segundo tempo. Ele recebeu próximo à entrada da área, pelo lado direito, ajeitou com a perna esquerda e chutou com estilo para bater o goleiro Ronaldo. A Raposa agora soma 10 pontos em cinco partidas – tem uma menos porque o compromisso com o Internacional, pela 5ª rodada, foi adiado. No momento, o time mineiro é o quinto colocado na classificação. Já o Dragão tem apenas um ponto, na 19ª posição.

No outro jogo da tarde de domingo pelo Brasileirão, Fortaleza e Botafogo ficaram no empate por 1 a 1, no Castelão, em Fortaleza. Ambos os gols foram marcados na primeira etapa. Aos 9, Pochettino recebeu pela direita e fuzilou o goleiro John, abrindo o placar para a equipe da casa. Aos 40, após cobrança de escanteio pela direita, Danilo Barbosa subiu mais alto e completou de cabeça para igualar para o Botafogo. O ponto somado no Ceará levou o Alvinegro provisoriamente à terceira posição, com 11 pontos, enquanto o Tricolor cearense soma sete, momentaneamente em 11º lugar.

Athletico-PR faz 2 a 0 no Palmeiras e retoma liderança do Brasileirão Read More »

Taça das Favelas começa neste sábado com 49 times

A 4ª edição da Taça das Favelas começa amanhã (11) a partir 8h na Praça de Esportes Argemiro Roque, no  São Bernardo.  O campeonato é uma iniciativa da CUFA – Central Única das Favelas, com  apoio da Prefeitura de Campinas, da Secretaria de Esportes e Lazer e da EPTV.

Neste ano,  3.117 atletas se inscreveram para participar dos jogos. Serão 16  equipes femininas e 33 equipes masculinas. A primeira rodada ocorre logo após a abertura do campeonato com disputa entre seis equipes masculinas.

Segundo o secretário municipal de Esportes e Lazer, Fernando Vanin, o torneio representa a inclusão esportiva de Campinas. “É uma oportunidade única para as comunidades mostrarem a sua força no futebol e disputar uma vaga na etapa estadual do campeonato”, comenta.

Os jogos serão disputados sempre aos finais de semana, na Praça Argemiro Roque, que fica na avenida João Batista Morato do Canto, 390, no São Bernardo. No domingo, dia 19, estão previstas partidas de duas equipes femininas e quatro masculinas. A tabela pode ser conferida no Instagram @tacadasfavelascampinas.

A data de encerramento do campeonato será no dia 23 de junho, no Estádio Brinco de Ouro, com as finais do feminino, às 8h, e na sequência a decisão do masculino.

Como nas edições anteriores, a Taça das Favelas de Campinas é disputada no sistema eliminatório e em caso de empate no tempo normal, a vaga é definida nas cobranças de penalidades máximas.

Taça das Favelas começa neste sábado com 49 times Read More »

Brasil sai na frente para sediar mundial feminino de futebol

No dia 17 de maio, a Federação Internacional de Futebol (Fifa) vai divulgar a sede da próxima Copa do Mundo Feminina de Futebol em 2027. E a candidatura brasileira está otimista quanto ao resultado. “Nosso objetivo é sair de lá provando para o mundo que o Brasil é uma escolha natural”, disse Manuela Ventura Silvério Biz, consultora de comunicação da candidatura brasileira. O único concorrente do Brasil para sediar o evento é a candidatura conjunta apresentada pela Bélgica, Holanda e Alemanha.

“A Copa do Mundo feminina da Fifa, se vier ao Brasil, não será algo isolado. Ela será resultado de conquistas do passado. Se estamos na posição hoje de pedir à Fifa que traga uma Copa do Mundo para o Brasil, é porque lá atrás teve uma história que foi construída. As conquistas dessas mulheres, no passado,Fnos trouxeram até esse lugar”, disse Manuela.

seleção feminina de futebol - amistoso com Japão 2023

“Queremos celebrar todas essas conquistas, mas não podemos parar por aqui. Ainda não estamos onde devemos estar. Então queremos também que ele [o torneio] seja também uma plataforma ou oportunidade de continuar construindo e que façamos um futuro ainda melhor para o futebol feminino”, acrescentou.

Para Valesca Araújo, executiva responsável pela candidatura brasileira, o evento pode comprovar a grandeza do futebol feminino no país. “O diferencial dessa candidatura é que ela não é um torneio esportivo. Ela é a confirmação da grandeza do futebol feminino”, disse ela, durante entrevista à imprensa online concedida na noite dessa quarta-feira (8).

A Copa do Mundo de 2027 deve reunir 32 seleções, que se enfrentarão entre os meses de junho e julho.

Para receber os jogos, a candidatura brasileira apresentou e indicou estádios de dez capitais: Belo Horizonte (no estádio do Mineirão), Brasília (Mané Garrincha), Cuiabá (Arena Pantanal), Fortaleza (Arena Castelão), Manaus (Arena da Amazônia), Porto Alegre (Beira-Rio), Recife (Arena de Pernambuco), Rio de Janeiro (Maracanã), Salvador (Arena Fonte Nova) e São Paulo (Arena Corinthians). Esses estádios já receberam a Copa do Mundo masculina, realizada em 2014.

Já para os centros de treinamento, a candidatura brasileira apresentou 36 cidades para receber as delegações. Além disso, indicou o estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, para os jogos de abertura e de encerramento.

Segundo a candidatura brasileira, as arenas que deverão receber as partidas não necessitarão de grandes obras porque já foram utilizados na Copa do Mundo masculina de 2014 e continuam em funcionamento, sendo usados para as competições realizadas no país.

Relatório de avaliação

Na terça-feira (7), um relatório de avaliação divulgado pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) apontou que a candidatura do Brasil para sediar a Copa do Mundo de futebol feminino 2027 obteve uma pontuação mais alta do que a candidatura conjunta apresentada pela Bélgica, Holanda e Alemanha A África do Sul e a candidatura conjunta entre México e Estados Unidos desistiram da disputa.

A proposta do Brasil recebeu a maior pontuação média geral, 4,0 pontos, de um total de 5 pontos, seguida pela proposta conjunta de Bélgica, Holanda e Alemanha, com 3,7 pontos. No relatório de quase 100 páginas, os integrantes da Fifa que inspecionaram o Brasil elogiaram os estádios escolhidos pelo Brasil para sediar o evento e destacaram o potencial comercial do país.

“A candidatura do Brasil oferece bons estádios, construídos especificamente e geralmente configurados para os maiores eventos internacionais, tendo recebido a Copa do Mundo de 2014. Apresenta também uma forte posição comercial, com uma combinação de potencial de arrecadação e de eficiência nos custos”, informaram os executivos da Fifa no documento.

“Ficamos muito felizes com o resultado do relatório da Fifa. O documento mostra que o Brasil cumpriu com excelência as rígidas exigências do processo de candidatura”, afirmou o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues.

A decisão final da escolha da sede do evento só será divulgada no dia 17 de maio, na Tailândia. A votação será aberta e feita por 211 presidentes de federações associadas à Fifa. (Agência Brasil)

Brasil sai na frente para sediar mundial feminino de futebol Read More »

Campeonato de Futebol Base teve 24 jogos no final de semana

A 2 ª rodada do Campeonato Municipal de Futebol de Base teve, no último final de semana, a realização da disputa de 24 jogos nas três categorias que participam da competição. Com entrada gratuita, além dos familiares e amigos, o campeonato tem despertando interesse entre as pessoas que gostam de apreciar a nova geração do esporte.

As partidas classificatórias para a fase eliminatória estão sendo disputadas nas praças de esportes da Prefeitura Municipal de Campinas e em espaços públicos de clubes parceiros da Secretaria de Esportes e Lazer, promotora do evento que reúne mais de 1,2 mil crianças e adolescentes com idade entre 9 anos e 15 anos, de todos os gêneros.


A rodada teve um total de 91 gols marcadas, sendo que a maior goleada foi registrada na categoria sub 11, na vitória da Associação Esportiva Itajaí sobre o Shalk 09, pelo placar de 8 a 0. Na categoria sub 13, o resultado mais expressivo foram os 6 a 0 da Cecojam sobre o Boca Juniors Campinas. Já na sub 15, o destaque foi o placar de 5 a 2 do Revela Soccer sobre o Clube Bonfim.

Resultados da 2ª rodada
Campo dos Servidores Públicos Municipais de Campinas
AGS Campinas 3 x 0 ASPMC – sub 11
AGC Campinas 1 x 5 ASPMC – sub 13
AGC Campinas 2 x 3 ASPMC – sub 15

Praça de Esportes Orestes Quércia
Projeto Bugrinho Estádio 0 x 1 Eurobarcelona Jd Eulina – sub 11
Projeto Bugrinho Estádio 3 x 0 Eurobarcelona Jd Eulina – sub 13
Projeto Bugrinho Estádio 3 x 1 Eurobarcelona Jd Eulina – sub 15

Praça de Esportes Olímpio Dias Porto
Cecojam 1 x 2 Boca Juniors – sub 11
Cecojam 6 x 0 Boca Juniors – sub 13
Cecojam 2 x 0 Boca Juniors – sub 15

Campo da Sociedade Hípica de Campinas
LM Soccer 2 x 0 Hípica – sub 11
LM Soccer 1 x 1 Hípica – sub 13
LM Soccer 2 x 1 Hípica –  sub 15

Campo do Corinthinha
R9 Academy 1 x 2 Projeto Bugrinho Ouro Verde – sub 11
R9 Academy 1 x 3 Projeto Bugrinho Ouro Verde – sub 13
R9 Academy 1 x 2 Projeto Bugrinho Ouro Verde – sub 15

Campo do Bosque Ferdinando Tilli
Itajaí 8 x 0 Shalk 09 – sub 11
Itajaí 4 x 0 Shalk 09 – sub 13
Itajaí 2 x 4 Shalk 09 – sub 15

Campo do Clube Bonfim
Revela Soccer 1 x 1 Clube Bonfim – sub 11
Revela Soccer 4 x 1 Clube Bonfim – sub 13
Revela Soccer 5 x 2 Clube Bonfim – sub 15

Praça de Esportes Argemiro Roque (São Bernardo)
Projeto Bugrinho Aurélia 2 x 3 Flamenguinho – sub 11
Projeto Bugrinho Aurélia 4 x 1 Flamenguinho – sub 13
Projeto Bugrinho Aurélia 0 x 1 Flamenguinho – sub 15

Sábado, dia 11 de maio, vai ser disputada a 3ª rodada do Campeonato Municipal de Futebol de Base 2024.

Campeonato de Futebol Base teve 24 jogos no final de semana Read More »

Rolar para cima