fazenda santa margarida

Campinas Decor 2024 revitaliza o antigo Prédio do Relógio

Tendo como cenário a histórica Oficina de Locomotiva da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro (Prédio do Relógio), a Campinas Decor 2024 abre as portas ao público de 29 de março a 26 de maio unindo passado, presente e futuro em mais uma edição memorável da principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior paulista.

A mostra tem parceria da Prefeitura de Campinas, que investiu R$ 7,74 milhões, por meio de EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança), para a revitalização da Oficina de Locomotiva da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro (Prédio do Relógio). Desse total, R$ 7,5 milhões foram utilizados para a reforma do telhado, parte elétrica e hidráulica. Outros R$ 240 mil foram utilizados para o pagamento da taxa de AVCB ao Corpo de Bombeiros para o prédio.

Após se transformar em vitrine do trabalho de um time formado por 64 renomados profissionais do setor atuantes em Campinas e outros municípios paulistas, que deram vida a 44 ambientes internos e externos, essa joia arquitetônica localizada no coração do pátio ferroviário da cidade será devolvida à sociedade totalmente revitalizada, cumprindo a vocação da Campinas Decor em recuperar imóveis pertencentes ao patrimônio público.

A expectativa da organização é de que 35 mil pessoas visitem a 26ª edição da mostra, cuja preparação envolveu cerca de R$ 25 milhões em investimentos – além de outros R$ 10 milhões aplicados somente na recuperação do imóvel -, cotizados entre a organização, expositores, patrocinadores e fornecedores.

Emoldurados pela arquitetura original e pelo amplo pé direito do prédio, que traz como destaque a presença de vidro nas laterais e em sua cobertura, propiciando muita luz natural, o amplo galpão de 130 metros de comprimento e mais de 6 mil metros quadrados de área abriga ambientes espaçosos, erguidos do zero, nos quais o público poderá conferir o que há de mais moderno em artigos para decoração, revestimentos, mobiliário, luminotécnica, automação residencial e tudo o que envolve esse universo.

As tendências se mesclam a elementos originais e à história do complexo ferroviário que funcionava no local e que foi fonte de inspiração para os arquitetos, designers de interiores, paisagistas e engenheiros soltarem a criatividade e brindarem quem passar por lá com ambientes contemporâneos de beleza ímpar.

São livings, estúdios, ateliês, suítes, banheiros, home theater, cozinha, escritórios e estação gourmet, entre outros, além de ambientes funcionais, como restaurante, loja  e cafeteria. Além de 42 espaços assinados pelos expositores, o evento terá ainda dois espaços comerciais: uma brinquedoteca, onde os pais poderão deixar os filhos enquanto visitam a mostra, e um estande de vendas da construtora Patriani.

Entre as tendências e soluções apresentadas, destaque para o uso de mobiliário e peças de decoração assinados por designers brasileiros, a conscientização cada vez maior com a sustentabilidade, muita arte e a aposta na arquitetura biofílica, buscando a integração cada vez maior entre o homem e a natureza e procurando, além da estética, proporcionar tranquilidade e bem-estar.

“A realização da mostra no Pátio Ferroviário é um dos maiores desafios da trajetória da Campinas Decor e estamos muito felizes em ver esse sonho realizado. Estamos confiantes de que esta edição irá encantar os visitantes com uma fusão de talento, criatividade e inovação, tudo isso em um cenário repleto de história e que ao mesmo tempo está relacionado ao futuro da nossa cidade, pois deixaremos um importante legado ao recuperar o Prédio do Relógio para que ele possa abrigar eventos”, afirma Fernando Penteado Filho, diretor da Campinas Decor.

Outras realizações

A Sanasa também colocou caixas d’água, sistema de bombas e fornecerá a água pluvial durante a 26ª edição da mostra de arquitetura, decoração e paisagismo. A Emdec, por sua vez, fez a remoção dos carros que estavam no local e está preparando todo o estacionamento – que será utilizado pelo público em vários eventos futuros.

A Secretaria de Serviços Públicos fez a limpeza, remoção de entulhos e jardinagem no entorno do prédio. A CPFL Energia emprestou o transformador de energia elétrica.

Desafio e recuperação

Muito aguardada, a 26ª Campinas Decor torna-se realidade após dois anos consecutivos sem edições da mostra. Em 2022 e 2023, o evento não foi realizado devido à complexidade da recuperação do edifício. “Cada etapa dessa revitalização exigiu cuidado extremo para preservar a história do local”, explica o diretor Arthur Penteado.

“Além da troca de todos os vidros e de partes do madeiramento do telhado que estavam comprometidas, o processo de revitalização, que envolveu o trabalho de mais de 400 pessoas, direta ou indiretamente, incluiu refazer as estruturas elétrica e hidráulica, restaurar todo o sistema de águas pluviais e lixar e repintar todas as estruturas metálicas, respeitando os cuidados inerentes a um prédio tombado pelo patrimônio histórico”, relembra.

A realização da mostra no Pátio Ferroviário, que faz parte de uma área cedida pela União à Prefeitura de Campinas, tornou-se possível graças a um convênio de permissão de uso firmado entre a organização do evento e a administração municipal.

Após o término do evento, segundo a prefeitura, o prédio deve ser usado para ações culturais e de lazer da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e também para feiras e eventos corporativos. A região do entorno também deverá ser revitalizada e os demais prédios próximos poderão ser recuperados para abrigar um polo de tecnologia, com instalação de startups e empresas do setor de inovação e um possível espaço de gastronomia.

Futuramente, toda essa área que envolve o projeto de revitalização, no qual a Oficina de Locomotiva da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro (Prédio do Relógio) está  incluída, também deve ter interligação com a Estação Cultura, outro prédio recuperado pela Campinas Decor, e que, pela previsão inicial, será utilizada no projeto do Trem Intercidades, que ligará Campinas a São Paulo.

Compromisso 

Além de sua missão de destacar o talento dos profissionais e as novidades do mercado, de arquitetura e decoração, a Campinas Decor tem um compromisso com a comunidade, buscando revitalizar espaços significativos da cidade, como acontecerá desta vez no Prédio do Relógio, que será o 10º imóvel do patrimônio público a ser recuperado pela mostra.

Desde 2003, a organização do evento tem renovado prédios públicos como o Lago do Café, a Estação Guanabara, as edificações do Instituto Agronômico de Campinas, a Estação Cultura, a Fazenda Argentina, o casarão do antigo Colégio Ateneu e o prédio do Cotuca (Colégio Técnico da Unicamp). O processo de revitalização também foi realizado em imóveis de propriedade privada de valor representativo na cidade, como a Fazenda Santa Margarida, agora um importante local de eventos.
Fotos: Nathan Caramaschi

Serviço
Campinas Decor 2024
Onde: Oficina de Locomotiva da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro (Prédio do Relógio)
Endereço: Rua Dr. Sales de Oliveira, 1380, Vila Industrial, Campinas – SP
Data: de 29 de março a 26 de maio de 2024
Horários de visitação: de terça a sexta-feira, das 14h às 22h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h30 às 22h; a bilheteria fecha sempre às 20h30
Ingressos: R$ 60,00 (inteira), R$ 30,00 (meia), R$ 100,00 (passaporte Campinas Decor com visitas ilimitadas, exceto para eventos fechados); crianças até 12 anos não pagam
Serviço: estacionamento com manobrista, brinquedoteca com recreadores, restaurante e cafeteria.
Telefone para informações: (19) 99378-7008
Site: www.campinasdecor.com.br
Instagram: @campinasdecor

Campinas Decor 2024 revitaliza o antigo Prédio do Relógio Read More »

Saúde confirma segundo caso de febre maculosa em Joaquim Egídio

Além das mortes de empresário e dentista, mais uma notificação suspeita é investigada, sendo que as três pessoas foram ao mesmo evento em fazenda de Campinas; situação configura surto da doença

A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou nesta terça-feira, 13 de junho, a morte por febre maculosa contraída no município de um empresário de 42 anos, morador de Jundiaí. O homem esteve em Campinas em 27 de maio, em evento na Fazenda Santa Margarida, em Joaquim Egídio, local provável de infecção. Trata-se do segundo óbito confirmado relacionado ao mesmo evento.

Ontem, segunda-feira, 12 de junho, a Secretaria de Saúde já havia confirmado a morte por febre maculosa contraída no município de uma dentista de 36 anos, moradora de São Paulo. A mulher, que era namorada do empresário, também esteve em Campinas em 27 de maio, no evento na Fazenda Santa Margarida. Com isso, o caso configura-se como um surto de febre maculosa. O distrito de Joaquim Egídio é mapeado como área de risco para a doença.

Uma terceira pessoa, uma mulher de 28 anos, de Hortolândia, frequentou o mesmo evento e também morreu com os sinais da doença. Os exames dela seguem em análise pelo laboratório do Instituto Adolfo Lutz. O caso é suspeito de febre maculosa, dengue ou leptospirose. As três pessoas morreram no dia 8 de junho.

Também na tarde desta terça-feira, a Secretaria de Saúde identificou mais um caso suspeito de febre maculosa relacionado ao evento de 27 de maio na Fazenda Santa Margarida. É o quarto caso relacionado ao surto. Trata-se de uma adolescente de 16 anos, moradora de Campinas, que foi hospitalizada no dia 9 de junho em um serviço de saúde privado do município. Ela segue internada.

O caso da adolescente já havia sido notificado à Vigilância em Saúde como suspeita de febre maculosa, dengue, leptospirose ou meningite. No entanto, a família só referiu o evento da Fazenda Santa Margarida nesta terça-feira, 13 de junho, ao ver a repercussão na imprensa. O material coletado está em análise no Instituto Adolfo Lutz. Por isso, a causa da doença ainda não foi confirmada.

Ações

A Secretaria informou que imediatamente após ser notificado dos casos, na segunda-feira, 12 de junho, o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) desencadeou uma série de ações de prevenção, informação e mobilização contra a febre maculosa na Fazenda Santa Margarida.

A fazenda só poderá fazer novos eventos quando apresentar um plano de contingência ambiental e de comunicação. Os responsáveis pelo local foram notificados sobre a importância da sinalização quanto ao risco da febre maculosa.

Essa informação é imprescindível para que a pessoa adote comportamentos seguros ao frequentar estes espaços e também para que, após frequentar, se apresentar sinais e sintomas, informe o médico e facilite o diagnóstico. Nos próximos dias, técnicos do Devisa farão uma pesquisa para verificar como está a infestação de carrapatos (pesquisa acarológica) no espaço.

Alertas

A Rede do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) desencadeou alerta para as redes Cievs nacional e estadual para que todas as vigilâncias sejam alertadas, já que muita gente de outras cidades esteve no evento.

Na semana passada, a Prefeitura reforçou as ações de comunicação, informação e mobilização contra a febre maculosa nos parques de Campinas.

A febre maculosa tem cura, mas o tratamento precisa ser iniciado precocemente com antibióticos adequados.

A diretora do Devisa, Andrea von Zuben, informa que o principal sintoma da doença é a febre alta que pode ser confundida com outras enfermidades. “Por isso é importante que o médico sempre pergunte ou que o paciente relate que esteve em área de vegetação com presença de carrapato ou capivara. Com esse histórico, o tratamento deve ser iniciado imediatamente”, reforça.

Situação epidemiológica

Campinas e região são área endêmica para a febre maculosa. Este ano, no município, com o caso da dentista e do empresário, são quatro casos confirmados, sendo que os quatro morreram. Dois eram de moradores da cidade, um o da dentista de São Paulo e o quarto o do empresário de Jundiaí. Há uma quinta morte suspeita que aguarda resultado de exame, da mulher de Hortolândia. A sexta notificação suspeita que aguarda resultado de exames é a de adolescente de 16 anos, que segue internada.

Posicionamento da Fazenda Santa Margarida

Por meio de um comunicado à imprensa divulgado no final da tarde desta terça-feira, a direção da Fazenda Santa Margarida lamentou o ocorrido e destacou que a responsabilidade pelo controle e prevenção da febre maculosa é atribuída ao município, conforme estabelecido pela legislação pertinente. A nota menciona trechos de entrevista concedida à imprensa pela diretora do Devisa “isentando” a fazenda de culpa pelos casos. Segue abaixo a nota na íntegra:

“A respeito das recentes informações veiculadas pela mídia sobre o trágico falecimento da dentista Mariana Giordano e os sintomas apresentados pelo seu namorado, o empresário e piloto de Fórmula C300, Douglas Costa, a Fazenda Santa Margarida lamenta o ocorrido e, por meio desta, vem esclarecer os fatos relacionados à ocorrência da febre maculosa.

A febre maculosa é uma doença infecciosa febril aguda, causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, transmitida aos seres humanos principalmente pelo carrapato-estrela (Amblyomma sculptum) e outros carrapatos do gênero Amblyomma.

Essa enfermidade é considerada uma zoonose, ou seja, uma doença que pode ser transmitida entre animais e seres humanos. Cabe ressaltar que a responsabilidade pelo controle e prevenção da febre maculosa é atribuída ao município, conforme estabelecido pela legislação pertinente.

Cumpre destacar que a região rural de Campinas sempre apresentou casos de febre maculosa, conforme amplamente explicado pela Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) – Andréia Von Zuben, durante entrevista concedida hoje à imprensa. Segundo Andréia ressaltou “Não é culpa da Fazenda. A gente tá numa área endêmica pra Febre Maculosa. Campinas e Piracicaba são as cidades com mais casos no Brasil”.

A orientação é pela comunicação de risco, inclusive a Diretora, ainda durante sua entrevista a mídia na data de hoje, mencionou que os locais que possuem placas de alerta já instaladas, são locais dos quais a Vigilância já procedeu com estudos epidemiológicos e comprovadamente já houve transmissão.

A Fazenda Santa Margarida sempre agiu e age de acordo com todas as normas e exigências legais relacionadas à vigilância sanitária, bem como mantém um rigoroso processo de manutenção e cuidados em relação ao espaço e sua conservação.

Na data de ontem, dia 12 de junho de 2023 a Prefeitura de Campinas, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, esteve em nossas dependências para realizar a validação das medidas adotadas e a análise do local.

Ressaltamos que toda a documentação da Fazenda está em conformidade e regularidade com os órgãos competentes e as exigências legais, incluindo a Prefeitura Municipal de Campinas.

É importante destacar que, nos últimos anos, nunca houve qualquer caso semelhante a este. Por fim, a Fazenda Santa Margarida se coloca à disposição das autoridades competentes para qualquer auxílio necessário na investigação desse triste acontecimento.”

 

Saúde confirma segundo caso de febre maculosa em Joaquim Egídio Read More »

Rolar para cima