diversidade

Campinas realiza 26ª Parada do Orgulho LGBT+ com programação cultural

A 26ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ Campinas será no próximo domingo (28) e integra a programação do Mês da Diversidade na cidade. A concentração está marcada para as 10h, na Praça Guilherme de Almeida, no Centro, com o desfile pelas ruas centrais da cidade das 14h às 17h30. As atividades seguem ao longo do dia e têm encerramento previsto para as 22h, no mesmo ponto de concentração. O evento conta com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas.

Atrações culturais

A Parada LGBTQIA+ contará com uma programação cultural diversa, reunindo nomes da cena drag, DJs, performers e artistas que representam diferentes expressões da comunidade. Entre as atrações confirmadas estão GAEL, Lolla, Punkie Pie, Bruno Azevedo, Bloco Donatella, Viviane Vipper, Suzanna Werneck, Cena Ballroom, Palloma White, Trinny, Joyce Meirelles, Layanna Fashion, Pretty Lupon, Roxxy Lacroix e Gabrielle Leonne, compondo um line-up voltado à celebração da arte, da identidade e da diversidade.

A trilha sonora do evento ficará por conta dos DJs Guilherme Lima, Lara Pertile, Marcely, Juliana Antunes, Will Fernandez, Dee Montteiro, Otávio Anny e Serjola, responsáveis por manter a energia ao longo da programação. A apresentação será conduzida por Helloa Meirelles, Cris Negrine, Luma Montenegro, Iara Silva e Thalita Petrovanni, enquanto o Hino Nacional será interpretado por John Arraes. O evento também contará com os padrinhos Ikaro Kadoshi e Pri Drag, reforçando a presença de nomes já consolidados na cena LGBTQIA+ e no universo da performance artística.

Campinas realiza 26ª Parada do Orgulho LGBT+ com programação cultural Read More »

Iguatemi e Galleria Shopping reforçam a importância da inclusão

Renovar o compromisso com a diversidade e promover espaços cada vez mais plurais. Com esse propósito, a Iguatemi S.A., o Iguatemi Campinas e o Galleria Shopping abraçam mais uma vez o movimento global Blue Day. Ao longo de abril, os shoppings da rede se unem à campanha mundial da ONU para ampliar a visibilidade sobre o TEA -Transtorno do Espectro Autista, focando na importância do diagnóstico ainda na infância e na quebra de estigmas.

A ação ganha visibilidade na paisagem urbana: as fachadas dos empreendimentos receberão uma iluminação especial azul, cor símbolo da causa, servindo como um convite à reflexão. Além da intervenção estética, a campanha se desdobra nos canais digitais da marca, por meio do Iguatemi Daily, com conteúdos informativos que reforçam a necessidade de inclusão social e respeito às neurodivergências.

“É uma honra renovar nosso compromisso com esta causa tão importante, transformando cada encontro nos nossos shoppings em uma oportunidade de relembrar a importância do diagnóstico precoce. Com esta campanha, reforçamos o papel dos nossos shoppings como espaços de convivência e de encontro para criar ambientes cada vez mais acessíveis e acolhedores”, afirma Renata Zitune, diretora executiva de marketing e patrocínios da Iguatemi S.A.

Os shoppings terão sessões de cinema inclusivas, desenhadas especificamente para garantir o conforto de pessoas com TEA e suas famílias. Diferente das exibições tradicionais, essas sessões oferecem um ambiente sensorialmente amigável: o volume do som é reduzido, as luzes permanecem parcialmente acesas e a plateia tem total liberdade para se movimentar, permitindo que a experiência de lazer seja leve e segura para todos.

O público também é convidado a fazer parte dessa corrente de conscientização. Quem passar pelos shoppings poderá registrar o apoio à causa publicando fotos da iluminação especial com a hashtag oficial #bluedayiguatemi.

Fazem parte da campanha os empreendimentos Iguatemi São Paulo, JK Iguatemi, Shopping Pátio Higienópolis, Pátio Paulista, Iguatemi Alphaville, Iguatemi Campinas, Galleria Shopping, Iguatemi Esplanada, Iguatemi Ribeirão Preto, Iguatemi São José do Rio Preto, Iguatemi Brasília, Market Place, Praia de Belas, Riosul, I Fashion Outlet Santa Catarina e I Fashion Outlet Novo Hamburgo.

 

Iguatemi e Galleria Shopping reforçam a importância da inclusão Read More »

Documetário relata a saga de um casal dono de uma banca por 56 anos

Com estreia marcada para o dia 9 de maio, às 19h30, no Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS), o documentário “O Jornaleiro – As memórias de Miro e Wolmar”, faz a reflexão de uma era em que a banca se tornou um local de encontro para a diversidade literária e como, ao longo do tempo, as mudanças tecnológicas trouxeram transformações culturais e sociais.

Além da estreia, haverá mais duas exibições direcionadas às escolas, uma, no Ceu Mestre Alceu (Jd. Florence), e outra no Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo. Todas as exibições contarão com a presença do casal de jornaleiros para uma roda de conversa após a exibição.

O documentário foi realizado durante a pandemia de Covid-19 em 2021, pela fotodocumentarista Fabiana Ribeiro, que é filha de casal de jornaleiros de Campinas. Ela, percebendo os conflitos e sentimentos contraditórios que os pais, aos 83 anos, enfrentavam em relação às restrições da vida pandêmica, a decisão de fechar a banca, e as memórias que eles construíram durante anos de um trabalho árduo e extenuante, decidiu pelo documentário.


“Como aquele casal fez coisas arrojadas, construiu relações, como a Banca do Miro, como outras tantas outras, foram além de ser um comércio, eram pontos de cultura, de encontro entre as pessoas das mais diversas comunidades”, destaca Fabiana Ribeiro.

O documentário foi contemplado pelo edital 12/2022, Cultura em Casa, do Estado de São Paulo.

Documentário

Em um relato comovente que atravessa décadas, o documentário “O Jornaleiro – As memórias de Miro e Wolmar” mergulha profundamente na história de um casal de jornaleiros, cuja jornada de 56 anos deixou uma marca memorável na comunidade de Campinas.

Com seu início em 2020, ano marcado pela chegada da pandemia de coronavírus, o filme apresenta entrevistas e depoimentos exclusivos de Miro e Wolmar, proprietários de uma das bancas de jornais mais icônicas do coração da cidade; a Banca do Miro. O longo e emblemático legado do casal, que gerenciou a banca de jornais e revistas no centro da cidade, é agora imortalizado na tela, oferecendo um olhar íntimo sobre suas vidas e os desafios que enfrentaram.

A narrativa do documentário mergulha nos eventos que levaram ao fechamento temporário da banca durante a pandemia, não apenas como um acontecimento econômico, mas como o fim de uma era. Miro e Wolmar testemunharam as mudanças ao redor, servindo como faróis na comunidade e deixando uma marca permanente nas vidas dos habitantes locais ao longo das décadas.

Ao longo dos anos, Miro e Wolmar não apenas forneceram jornais e revistas à comunidade, mas também foram testemunhas das transformações que moldaram a região central da cidade. O documentário não apenas explora a história da banca, mas também o impacto que esse pequeno negócio teve na vida das pessoas ao longo do tempo. E como a região central sofreu mudanças.

“Através de entrevistas sinceras, imagens históricas e memórias pessoais do casal, o documentário busca capturar a essência de suas vidas e o papel vital que desempenharam na comunidade”, acrescenta Fabiana.

Serviço
Documentário ” O Jornaleiro – As memórias de Miro e Wolmar”
Data: estreia: 9 de maio (quinta-feira)
Horário: 19h30
Local: Mis Campinas
Endereço: Rua Regente Feijó, 859 – Centro – Campinas
Entrada Gratuita

Documetário relata a saga de um casal dono de uma banca por 56 anos Read More »

Rolar para cima