DER

Projeto campineiro “Amigos no trecho” será adotado no Estado de São Paulo

Criado em julho de 2021 em Campinas, o Projeto ‘Amigos no trecho’, de acolhimento a andarilhos nas rodovias da região, será adotado como modelo pelo Comando de Policiamento Rodoviário em todo o Estado de São Paulo. A iniciativa é fruto de parceria entre a Prefeitura de Campinas, a Polícia Militar Rodoviária e as concessionárias CCR Autoban, Rota das Bandeiras, Renovias, Colinas, Tietê e DER.

“Adotar o ‘Amigos no Trecho’ em todo o Estado é um reconhecimento do sucesso dessa parceria inovadora. A integração entre poder público e iniciativa privada tem mostrado que é possível unir esforços para criar políticas públicas eficazes, garantindo segurança e acolhimento aos mais necessitados”, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.

O projeto consiste na abordagem de “trecheiros” nas rodovias que atravessam Campinas. Esses indivíduos são identificados e, com seu consentimento, encaminhados ao Samim para pernoite. A iniciativa tem como objetivo garantir a segurança no trânsito nas rodovias e oferecer acolhimento às pessoas em situação de vulnerabilidade. Desde a implantação do projeto, não houve registros de andarilhos vítimas de atropelamento nas rodovias da região.

As equipes das concessionárias e da Polícia Rodoviária são responsáveis pelas abordagens.

Projeto campineiro “Amigos no trecho” será adotado no Estado de São Paulo Read More »

Governo paulista vai instalar 649 novos radares nas rodovias

As rodovias do estado de São Paulo ganharão 649 novos radares de controle de velocidade em 2024. Desse total, 536 são equipamentos inteligentes, capazes de fazer a leitura automática das placas dos automóveis e transmitir informações em tempo real para o DER – Departamento de Estradas de Rodagem.

O edital para a contratação dos novos radares e de serviços de fiscalização e controle de velocidade será aberto em 26 de fevereiro e já pode ser consultado no site do DER-SP (número 145/2023). O investimento do governo estadual será de R$ 202 milhões. Serão escolhidas as propostas de menor valor.

As rodovias que cortam o município de Mogi das Cruzes serão contempladas com a maior quantidade de novos radares: receberão 18 novos equipamentos; seguidas de Bertioga (12 novos equipamentos); Cotia (11); Franco da Rocha (10); Pindamonhangaba (10); Suzano (10); Ubatuba (9); Santa Bárbara d’Oeste (9) e São Paulo (8).

A previsão é que os novos equipamentos sejam instalados ainda no primeiro semestre de 2024.

A lista completa com os locais de instalação dos novos radares pode ser consultada no site do DER-SP. (Agência Brasil)

Governo paulista vai instalar 649 novos radares nas rodovias Read More »

Parceria do DER e da Artesp promove nas estradas paulistas o Teste do Pezinho

Quem passar na 1ª quinzena de junho pelas rodovias que cortam o estado de São Paulo verá a mensagem “O Teste do Pezinho é o pontapé inicial da vida do seu bebê” estampada em 436 painéis das estradas estaduais.

O recado se refere à importância da triagem neonatal do terceiro ao quinto dia de vida da criança.

A iniciativa, parceria com o DER – Departamento de Estradas de Rodagem com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo, faz parte da sétima campanha Junho Lilás, organizada pelo IJC- Instituto Jô Clemente.

Além disso, o prédio da DER estará iluminado de lilás, em apoio à Campanha.

Parceria do DER e da Artesp promove nas estradas paulistas o Teste do Pezinho Read More »

Rolar para cima