centros de saúde

Campinas está sem imunizante Spikevax contra a Covid-19

A cidade de Campinas está desde hoje (21) sem vacina contra a Covid 19 nos 68 centros de saúde. A Secretaria de Saúde do município está esperando que o governo do Estado de São Paulo envie uma nova remessa de vacinas Spikevax (XBB).

O Ministério da Saúde é responsável por entregar as doses aos estados para distribuição aos municípios. A Secretaria de Saúde afirmou que está cobrando os governos do Estado e Federal para abastecer as unidades de saúde com o imunizante.

Campinas está sem imunizante Spikevax contra a Covid-19 Read More »

No Dia do Idoso iniciativas proporcionam saúde e bem-estar

Hoje (01) é comemorado o dia o Dia do Idoso. A data busca, além de homenagear, conscientizar a população sobre as necessidades de pessoas com +60. Em Campinas, há 209.308 idosos, o que representa 18,4% da população, valor acima da média brasileira que é de 10,9% da população. A expectativa de vida do município também é maior que a média nacional, o campineiro vive em média até 76,9 anos de idade, enquanto a média nacional é de 75,5 anos.

A Prefeitura de Campinas desenvolve uma série de políticas públicas para a promoção do bem-estar da população de idosos. Há 68 Centros de Saúde que dispõem de práticas integrativas; centros de convivência que oferecem aulas de artesanato, pintura, música e dança, com destaque ao Centro de Vivência do Idoso (CVI) e 500 academias ao ar livre, não exclusivas para pessoas com 60+, mas sendo os idosos os que mais as usam. Também há locais com foco no tratamento como o Centro Dia da Pessoa Idosa (CDI), Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIS), atendimento em domicílio para pessoas com deficiência e idosas e o Centro de Referência do Idoso (CRI).

De acordo com a coordenadora da Saúde do Adulto e Idoso da Secretaria Municipal de Saúde, Camila Monteiro Gonçalves Dias Silva, políticas públicas para as pessoas idosas são essenciais para a garantia de direitos desse grupo. “Essas poltícas asseguram que as pessoas idosas vivam com dignidade e autonomia. Elas ajudam a enfrentar desafios específicos da senescência, que causa alterações fisiológicas no organismo em decorrência da idade e da senilidade, acarretando declínio cognitivo, perda de memória e diminuição da função física”, explica a coordenadora.

Centro de Vivência do Idoso

Um dos locais que contempla a proposta de fornecer aulas diversas como ginástica,  alongamento, pilates, entre outros, é o Centro de Vivência dos Idosos (CVI). Espaço amplo, não sendo incomum avistar um grupo se exercitando, enquanto outros jogam ou aproveitam do acervo de livros disponíveis no ambiente.

A cabeleireira Helena Serafim Ferreira, 81, que faz aulas de ginástica às segundas, relata sentir apreço pelo espaço do CVI. Ela conta que o Parque Taquaral, onde está situado o centro, lhe traz lembranças memoráveis e é um de seus lugares favoritos da cidade. “Eu me mudei para o Taquaral com nove anos, era tudo terra, com luz só na rua, nem nas casas havia luz. Me lembro que a minha turma foi a primeira da Escola Adalberto Nascimento que fica aqui no bairro. Não tinha nada ao redor da lagoa, foi muito legal ver tanta coisa mudar”, relata Helena.

O CVI fica na avenida Dr. Heitor Penteado, s/n, no Parque Taquaral. A entrada é pelo portão 4. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. A gestão do local é da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Clique no link www.campinas.sp.gov.br/secretaria/esporte-e-lazer/pagina/aulas-gratuitas-smel para conhecer todas as atividades gratuitas disponíveis no CVI e em outras praças esportivas da cidade. Para se inscrever nas atividades, basta comparecer no local e horário da aula e falar direto com o professor.

Centro Dia da Pessoa Idosa

Outro lugar que concede cuidado e bem-estar é o Centro Dia da Pessoa Idosa (CDI). Inaugurado em setembro de 2023, fica no Jardim do Lago II e atende hoje cerca de 50 idosos. Os usuários aproveitam o espaço para praticar atividades interativas, exercícios de alongamento, artesanato e possuem também uma horta.

Natural de Lidianópolis (PR), Neusa Aparecida Teófilo, 67, veio para Campinas aos 19 anos à procura de seu ex-marido que estava em Campinas junto com seu filho mais velho. Sua trajetória foi marcada por desafios e sofrimentos, e frequentar o CDI era um alento, “uma coisa boa”, para as horas difíceis. Ela conta que o que mais a cativa no CDI é o acolhimento dos funcionários. “Quando eu chego, todos me abraçam. O momento mais feliz que eu tenho é quando estou aqui. Eu digo isso na minha casa, que aqui todos me tratam com respeito”, conta Neusa.

A unidade é vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social e ligada ao Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), que é responsável pelo encaminhamento de pessoas idosas ao serviço. Para mais informações sobre os serviços do Creas, entre em contato com o telefone 156.

Dia do Idoso

No Brasil, em 1º de outubro de 2003, foi aprovado o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741), destinado a regular questões familiares, de saúde, discriminação e violência contra o idoso com idade igual ou superior a 60 anos.

Para envelhecer com dignidade existem garantias aos direitos dos idosos que fomentam a sua valorização. Torna-se uma prioridade social, conforme o art. 3.º da Lei 10.741/2003, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

No Dia do Idoso iniciativas proporcionam saúde e bem-estar Read More »

Secretaria de Saúde amplia ações para incentivar o aleitamento materno

Por conta do da campanha do Agosto Dourado, a Secretaria de Saúde de Campinas ampliou a agenda de atividades dos centros de saúde para incentivar o aleitamento materno. O objetivo é realizar até o fim deste mês uma série de iniciativas que tratem da importância da “hora de ouro” para reforçar vínculos entre mãe e bebê, e gerar mais benefícios à saúde.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu a cor dourada como referência ao considerar que o leite materno é um “alimento de ouro”, sendo que o termo “hora de ouro” refere-se à primeira hora da mãe com o recém-nascido, imediatamente após o parto.

A campanha do Agosto Dourado no Brasil foi instituída por uma lei federal de 2017.

Programação
CS Santa Rosa
22/8, às 10h30 – Palestra com a equipe do CS e ministrada por residentes
24/8, das 8h às 11h – Encontro de gestantes e puérperas, café e música ao vivo
24/8, às 14h – Encerramento com roda de gestantes/puérperas, café e música ao vivo
CS São Quirino
22/8, às 10h – Shantala e manejo não medicamentoso de cólicas
29/8, às 10h – Odontologia e amamentação
CS Pedro Aquino
23 e 30/8, às 10h – Roda de conversa sobre aleitamento materno
CS Taquaral
26/8, das 10h às 11h30 – Roda de conversa, café e brindes
CS Sirius/Cosmos
27/8, às 13h30 – Música ao vivo
27/8, às 14h – Palestras sobre aleitamento materno e direitos da mulher que amamenta
Durante o evento há ainda oficina de make, pintura da barriga das gestantes e fotos
CS San Martin
29/8, às 8h – Apoio ao aleitamento, atividade corporal, sorteio de brindes e lanche
A programação ocorre no prédio da Associação de Moradores, ao lado da unidade básica.
CS Barão Geraldo
21/8, às 9h – Encontro sobre “uso de bicos artificiais e saúde bucal”.
28/8, às 9h – Abordagem sobre “a mulher trabalhadora que amamenta”.
CS Ipaussurama
24/8, às 9h – Bate-papo sobre gravidez e puerpério
As vagas são limitadas e é preciso demonstrar interesse na secretaria da unidade básica. As atividades são desenvolvidas por estudantes da PUC-Campinas.
CS Lisa
30/8, às 15h – Roda de conversa sobre aleitamento materno
CS Florence
27/8, às 8h30 – Escalda pés e palestra sobre benefícios da amamentação
27/8, às 10h – Café
27/8, às 10h30 – Bingo da amamentação
27/8, às 14h  – Escalda pés, palestra sobre benefícios da amamentação e bingo
27/8, às 16h – Café
CS Bassoli
23/8, às 7h30 – Inauguração da sala de amamentação, palestra para incentivo da amamentação, café da manhã e brindes. 
CS Satélite Íris I
27/8, às 14h30 – Abordagem sobre o tema “quero amamentar meu filho, mas não sei por onde começar”.
CS Parque Valença
26 a 30/8, das 14h30 às 17h30, e 31/8, das 8h30 às 11h30 – Abordagem sobre cuidados com o coto umbilical, manobras de desengasgo (primeiros-socorros), orientações sobre amamentação, como evitar mastite, além de mitos e verdades sobre amamentação.

Serviço
Mais informações e orientações sobre aleitamento materno podem ser obtidas pela população nos centros de saúde de referência. Os endereços e horários de funcionamento de cada unidade estão disponíveis na página: https://www.campinas.sp.gov.br/secretaria/saude/pagina/centros-de-saude.

Secretaria de Saúde amplia ações para incentivar o aleitamento materno Read More »

Centros de saúde promovem ações para incentivar aleitamento materno

Os centros de saúde de Campinas promovem a partir desta semana uma série de ações para incentivar o aleitamento materno durante a campanha Agosto Dourado. O objetivo é realizar diversas iniciativas até o fim do mês sobre a importância da “hora de ouro” para reforçar vínculos entre mãe e bebê, e gerar mais benefícios à saúde.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu a cor dourada como referência ao considerar que o leite materno é um “alimento de ouro”, sendo que o termo “hora de ouro” refere-se à primeira hora da mãe com o recém-nascido, imediatamente após o parto.

A campanha do Agosto Dourado no Brasil foi instituída por uma lei federal de 2017.

Programação

As unidades básicas podem realizar ações até o fim do mês para incentivar o aleitamento materno. Neste momento, já foram definidas as seguintes atividades:
CS Santa Rosa
22/8, às 10h30 – Palestra com a equipe do CS e ministrada por residentes
24/8, das 8h às 11h – Encontro de gestantes e puérperas, café e música ao vivo
24/8, às 14h – Encerramento com roda de gestantes/puérperas, café e música ao vivo

CS São Quirino
15/8 – Vínculo psicológico mãe e bebê na alimentação
22/8 – Shantala e manejo não medicamentoso de cólicas
29/8 – Odontologia e amamentação
As atividades ocorrem às quintas-feiras, são abertas ao público e começam às 10h.

CS Pedro Aquino
9, 16, 23 e 30/8, às 10h – Roda de conversa sobre aleitamento materno

CS Taquaral
19 e 26/8, das 10h às 11h30 – Roda de conversa, café e brindes

CS Sirius-Cosmos
27/8, às 13h30 – Música ao vivo
27, às 14h – Palestras sobre aleitamento materno e direitos da mulher que amamenta
Durante o evento há ainda oficina de make, pintura da barriga das gestantes e fotos

Serviço
Mais informações e orientações sobre aleitamento materno podem ser obtidas pela população nos centros de saúde de referência. Os endereços e horários de funcionamento de cada unidade estão disponíveis na página: https://www.campinas.sp.gov.br/secretaria/saude/pagina/centros-de-saude.

Centros de saúde promovem ações para incentivar aleitamento materno Read More »

Centros de Saúde vão abrir sábado para atender casos de dengue e vacinar

Doze centros de saúde de Campinas funcionam das 7h às 13h deste sábado, 1 de junho, para, principalmente, atender pacientes com sintomas de dengue e aplicar as vacinas que garantem proteção contra a doença, a gripe e a poliomielite.
O imunizante contra a dengue é aplicado em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A dose contra a gripe é para todas as pessoas a partir de 6 meses de idade.

Já a campanha contra pólio é direcionada para todas as crianças de até 4 anos. O objetivo é reforçar a assistência à população diante do contexto de epidemia. Os centros de saúde que funcionam neste sábado são:

  • Florence
  • Valença
  • São Quirino
  • Aurélia
  • Aeroporto
  • Capivari
  • DIC I
  • Santa Lúcia
  • Santo Antônio
  • Vista Alegre
  • União de Bairros
  • Ipê

Confira os endereços dos centros de saúde no link: https://campinas.sp.gov.br/secretaria/saude/pagina/centros-de-saude.
As informações sobre vacinas estão na página: https://campinas.sp.gov.br/sites/vacina/inicio.

Centros de Saúde vão abrir sábado para atender casos de dengue e vacinar Read More »

Crianças com mais de 6 meses podem se vacinar contra a gripe

A Secretaria de Saúde ampliou o público da vacina contra a gripe. A partir de hoje (2), as pessoas com idade a partir de 6 meses podem receber a dose. Os imunizantes estão disponíveis nos 68 centros de saúde. Basta apresentar documento com foto e a carteira de vacinação (se tiver). Neste ano, a vacina protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B/Victoria.

As salas de vacinação funcionam conforme horário de funcionamento de cada CS. Detalhes sobre cada unidade básica, incluindo endereços, estão na página vacina.campinas.sp.gov.br. Não é preciso realizar agendamento para receber a vacina.

Nas cinco primeiras semanas da campanha foram aplicadas 141.603 doses de vacina contra a gripe.

Crianças com mais de 6 meses podem se vacinar contra a gripe Read More »

Centros de saúde vão abrir em horário especial no sábado

Por conta da epidemia de dengue, nove centros de saúde terão o horário ampliado neste sábado (6). Segundo a Secretaria de Saúde de Campinas, o objetivo é reforçar a assistência e reduzir a demanda por atendimentos na Rede Mário Gatti.

Este é o terceiro final de semana com esquema especial. As unidades que funcionam das 7h às 17h são: Aeroporto, Santa Lúcia, DIC I, Campo Belo, Aurélia, Florence, Valença, São Quirino e Vila Ipê.

Das 7h às 13h, as unidades receberão todos os casos, e das 13h às 17h o atendimento foi direcionado para pacientes com sintomas de dengue: febre, dor de cabeça, dor no corpo e dor nos olhos, vômito, dor nas articulações e manchas vermelhas no corpo.

No sábado, o Laboratório Municipal também funciona para receber amostras de exames e, com isso, facilitar o direcionamento das ações de saúde. Já o CS Vista Alegre permanece fechado neste dia por conta de uma interrupção de energia.

Nos dois sábados anteriores, os Centros de Saúde receberam quase 1.800 pacientes. De 1º de janeiro até quinta-feira (4/4), foram registrados 39.412 casos e oito mortes.

Centros de saúde vão abrir em horário especial no sábado Read More »

Mutirão contra a dengue recolhe quase 2 toneladas de lixo

Agentes de saúde visitaram 2,9 mil imóveis durante o 8º mutirão realizado pela Prefeitura de Campinas em 2024 contra a dengue. A ação ocorreu em 11 regiões da cidade no sábado (23), e recolheu 1,8 mil toneladas de resíduos durante os trabalhos para limpeza e eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença.

Os bairros percorridos foram: Parque Oziel, Gleba B, Jardim Monte Cristo, Jardim do Lago 2, Jardim Stella, Jardim Icaraí, Jardim Irajá, Jardim Santa Cruz, Jardim Bandeiras 1 e 2 e Jardim São José. Nesta última ação foram visitados 2.952 imóveis, dos quais 48% foram trabalhados com remoção de criadouros do mosquito transmissor e orientação dos moradores. Os demais estavam inacessíveis por estarem fechados, desocupados ou impedimento dos moradores.

Considerando-se todos os mutirões de 2024, pelo menos 35,4 mil imóveis já foram visitados. O número sobe para 197,3 mil quando são contabilizadas as ações diárias neste ano, e a Prefeitura também já registrou nebulização em 7,5 mil imóveis desde janeiro.

De 1º de janeiro até esta segunda-feira, 25 de março, Campinas teve 27.930 casos confirmados de dengue e quatro mortes. O município está em epidemia, declarou emergência em 7 de março, e a transmissão do vírus ocorre em todas as regiões.

Atendimentos

Os 11 Centros de Saúde de Campinas abertos no fim de semana para ampliar a assistência aos pacientes com sintomas de dengue, e reduzir a demanda por atendimentos na Rede Mário Gatti, receberam 1.195 pacientes no sábado e domingo, 23 e 24 de março. As 11 unidades básicas funcionaram em esquema especial, das 7h às 17h.

“Só por esse número a gente tem a condição de dizer que de fato acertou em abrir e estender os horários das unidades, pois senão esses pacientes estariam indo para as portas hospitalares’, avaliou a diretora de Saúde, Monica Nunes.

“Essa iniciativa da Secretaria de Saúde é muito bem-vinda para que ela desafogue a porta dos prontos-socorros e das UPAs, garantindo que os pacientes com maior gravidade sejam atendidos com maior rapidez nessas unidades. Nós, da Rede Mário Gatti, poderemos garantir um atendimento mais ágil àqueles que realmente precisam de um atendimento de urgência e emergência’, falou o diretor técnico do Hospital Mário Gatti, Carlos Arca.

Campinas está em epidemia e decretou situação de emergência em 7 de março. De 1º de janeiro até esta segunda, 25 de março, foram registrados 27.930 casos e quatro mortes.

Mutirão contra a dengue recolhe quase 2 toneladas de lixo Read More »

Centros de Saúde de Campinas passam a abrir de sábado e domingo

Dez centros de saúde de Campinas passarão a funcionar aos sábados e domingos. A medida, que já vale a partir deste fim de semana, visa atender os pacientes com o aumento de casos de dengue e covid-19.

Nove dos 12 centros de saúde que já funcionam aos sábados terão horário de atendimento estendido até 17h.
• Florence
• Valença
• Ipê
• Aeroporto
• Capivari
• Santo Antônio
• União de Bairros
• Aurélia
• São Quirino
Das 7h às 13h, essas unidades atenderão todos os casos, e a partir das 13h, centralizarão os atendimentos para pessoas com sintomas de dengue: febre, dor de cabeça, dor no corpo, dor nos olhos, vômito, dor nas articulações e manchas vermelhas no corpo (exantema).

Os outros três centros de saúde – DIC 1, Santa Lúcia e Vista Alegre – continuarão abertos no período convencional aos sábados, das 7h às 13h e, para reforçar o atendimento, o centro de saúde Campo Belo passará a funcionar também sábado das 7h às 17h, para receber pacientes com suspeita de dengue.

Ainda durante o sábado, o Laboratório Municipal também vai funcionar para receber amostras de exames e, com isso, facilitar as avaliações.

O CS São Bernardo passará a abrir aos domingos, das 7h às 17h para o atendimento de pacientes com sintomas de dengue.

Centros de Saúde de Campinas passam a abrir de sábado e domingo Read More »

Rolar para cima